Qual será o impacto da tecnologia 5G para o varejo?

Nova rede deve aumentar aplicação de inteligência artificial e internet das coisas, alavancando o resultado das lojas que proporcionarem experiências de compra ainda mais personalizadas para seus consumidores

Foto: canva.com

Prevista para acontecer até o segundo semestre de 2022, segundo a Anatel, a chegada da tecnologia 5G no país tem gerado grande expectativa, prometendo revolucionar o varejo e as relações sociais. O uso da nova rede deve gerar experiências de compra ainda mais completas e diferenciadas.

“Para o consumidor, a vantagem será óbvia, ligada a uma experiência de consumo mais eficiente. E para os varejistas, o 5G será crucial no crescimento da aplicação de inteligência artificial (IA) e da internet das coisas (IoT) no negócio, que podem dar origem a novas oportunidades”, pontua Gustavo Pisani, diretor de varejo no Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas.

Países da Ásia já usufruem da tecnologia e seguem sendo referência em varejo no mundo. A China, por exemplo, constatou em outubro de 2021 um aumento nas vendas de 4,9%, superando as expectativas que eram de 3,5% — o país lidera a corrida de implantação do 5G e já possui cerca de 350 cidades com a nova rede em operação, segundo dados do próprio governo.

Leia mai: Tecnologia: as 10 propostas mais inovadoras de 2022, segundo o MIT Technology Review

O cenário brasileiro

No Brasil, estima-se um aumento de 3,8% nas vendas do varejo em 2022, de acordo com relatório da EMIS, plataforma digital do Grupo ISI Emerging Markets. E os resultados individuais de cada negócio podem ser alavancados com as oportunidades trazidas pelo 5G.

“O varejista poderá usufruir em mais profundidade e com mais qualidade de recursos, como a realidade virtual ou aumentada, lives commerce, lives marketing e o metaverso. Esse é o momento de se manter antenado nas tendências e possibilidades, e identificar caminhos estratégicos para cada negócio, conforme o público-alvo, para potencializar resultados com as novas facilidades trazidas pelo 5G”, pontua o especialista.

A melhora na conectividade e na capacidade de transferência de dados afetará de forma positiva também etapas burocráticas da jornada de compra, como o pagamento, por exemplo – páginas que demoram a carregar, especialmente no checkout, podem aumentar em 75% o abandono de carrinhos de compras, segundo a ReadyCloud.

“As vantagens do 5G não se referem apenas aos recursos tecnológicos avançados que podem revolucionar a experiência de consumo, como a realidade virtual e o metaverso. Detalhes simples como a velocidade na hora de efetuar um pagamento também impactam a experiência do cliente e sua fidelização, e podem se tornar ainda melhores no cenário pós 5G, com soluções de biometria e reconhecimento facial”, avalia o diretor de varejo do Grupo FCamara.

O especialista acrescenta que a omnicanalidade deve ser otimizada com a chegada da nova rede, aprimorando a integração entre canais físicos e digitais de atendimento e venda, ou seja, fortalecendo o conceito de phygital, de modo a se ancorar nas tecnologias para construir estratégias, produzir insights e compreender as necessidades dos usuários quase que em tempo real. Se desatualizar não é mais uma opção.

Leia mais: Como o 5G poderá auxiliar na automação da indústria e de setores de base

“O consumidor de hoje é exigente e imediatista, e prioriza uma experiência positiva e completa de consumo. Os varejistas que demonstrarem maior entrega ao novo cenário e às possibilidades que serão abertas tendem a ser aqueles que mais terão resultados, tanto em vendas, quanto na satisfação e fidelização dos seus consumidores”, comenta.

“Nos projetos feitos pela FCamara com os seus parceiros, nos deparamos diariamente com intenções de integração do físico e digital, e o 5G será bom para gerar mais qualidade, velocidade e conexões através de dinâmicas que tornem a experiência mais real e semelhante à física, facilitando o nosso trabalho e tornando ele cada vez mais potente, sem riscos de instabilidade, gerando portanto, compras mais satisfatórias”, completa Gustavo Pisani.

O que esperar da tecnologia 5G e a evolução do mercado

Em relação à tecnologia 5G, de acordo com o diretor de varejo do Grupo FCamara, os clientes podem criar expectativas quanto a novas formas e experiências de compra, que vão desde ser auxiliado por uma IA na aquisição do presente de aniversário de uma pessoa às melhorias implementadas nos processos logísticos e operacionais que entregarão produtos de maneiras ágeis e com cada vez mais qualidade.

Já para as marcas, a implementação de soluções de IoT e IA podem fornecer informações valiosas: torna-se primordial tirar as ideias do papel e colocar algoritmos e sistemas em prática. “Tais soluções podem facilitar as experiências simplificadas dos clientes e, ao mesmo tempo, ampliar os lucros. Com soluções típicas de IoT e IA, os varejistas estão digitalizando suas lojas tendem a ter um retorno sobre o investimento (ROI) imenso, de melhor eficiência na cadeia de suprimentos, aumento de conversões de marketing e muito mais”, exemplifica Gustavo Pisani.

“Consequentemente, fica claro que as tecnologias habilitadas têm o poder de aprimorar a experiência do cliente e aumentar a fidelidade à marca”, salienta.

Para o especialista, a inovação é uma faca de dois gumes e os resultados são misturas de várias coisas. Embora muitas aplicações de IA e IoT tenham gerado aumento no ROI – outras foram tentadas e falharam em atender às expectativas, esclarecendo barreiras que ainda precisam ser superadas antes que essas inovações se tornem impulsionadoras da indústria.

Portanto, é imprescindível possuir um parceiro de negócios que tenha a expertise e os conhecimentos necessários para mostrar a direção certa a ser seguida e, junto a ele, colher os frutos positivos de uma inovação bem sucedida, com foco em personalização – um dos principais elementos visados pelos consumidores nos últimos tempos.

É hora de inovar para atender com qualidade e rapidez. E o 5G está aí para impulsionar esse fenômeno.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 


+Notícias

Como os bancos estão se preparando para o metaverso? 

Fazer supermercado online supera compras físicas 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS