Pesquisar
Close this search box.
/
/
Tecnologia: as 10 propostas mais inovadoras de 2022, segundo o MIT Technology Review

Tecnologia: as 10 propostas mais inovadoras de 2022, segundo o MIT Technology Review

Além das baterias de longa duração, a revista norte-americana também decretou o fim das senhas para os próximos anos.

Se você é apaixonado por tecnologia e acredita no poder dela para fomentar seu negócio e melhorar a vida das pessoas, então está lendo o artigo certo! Conferimos as principais tendências tecnológicas no mundo dos negócios apontadas pela MIT Technology Review, uma das mais conceituadas revistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, localizado em Cambridge, no Massachusetts.

Anualmente, a publicação norte-americana prepara uma lista com diversos instrumentos ou ferramentas inovadoras que podem impactar — positivamente — o dia a dia da população e, claro, tornar a rotina empresarial mais promissora e rentável.

Dessa vez, o foco central dos estudiosos foi com relação a saúde, já que a pandemia causada pela Covid-19 ligou o alerta da comunidade científica sobre a necessidade do investimento em tecnologias que auxiliem no tratamento e na prevenção de doenças. Os cuidados com o meio ambiente também ganharam destaque na lista, assim como os avanços da IA e das criptomoedas, que prometem facilitar ainda mais a vida dos investidores.

Abaixo, conheça as 10 tecnologias inovadoras de 2022:

Adeus, senhas!

Pode parecer loucura, mas as senhas tradicionais estão com os dias contados segundo os especialistas do setor tecnológico. A tendência é que aqueles caracteres infinitos utilizados para se proteger contra invasões digitais sejam substituídos por outros métodos mais práticos e seguros!

Além do envio de links de confirmação para o e-mail das pessoas, uma das grandes apostas para 2022 é a popularização das validações biométricas, muito conhecidas pelas agências bancárias e pelas fabricantes de dispositivos móveis.

Leia mais: Como está a cibersegurança dos aparelhos de celular?

A luta contra a Covid-19 ainda não acabou

Para evitar novos surtos da Covid-19 e o agravamento da pandemia, os cientistas têm desenvolvido tecnologias que permitem o sequenciamento dos genomas e o rápido rastreamento de novas variantes, o que facilita o processo de prevenção e o tratamento dos pacientes contaminados.

Energia renovável é o futuro — e o presente também!

Aquela história de baterias com vida curta é coisa do passado. Visando reduzir a contaminação do meio ambiente e o gasto de recursos naturais não renováveis, muitos investidores estão apoiando a pesquisa científica voltada para o desenvolvimento de novas formas de armazenamento de energia renovável. A bateria a base de ferro, por exemplo, pode ser uma ótima saída para os próximos anos, já que além de ser mais acessível, é feita com materiais abundantes na natureza.

Leia mais: Transformação do setor de energia: conheça a nova re(energisa)

A tecnologia em favor da sua saúde

Você já ouviu falar da AlphaFold2? Essa sigla faz referência a um programa de inteligência virtual que realiza — de forma mais acelerada — o mapeamento das estruturas proteicas do corpo humano. Desenvolvida pela DeepMind, do Google, essa ferramenta facilita o processo de elaboração de medicamentos personalizados para as enfermidades, o que evidencia o enorme salto no setor da saúde graças à inovação tecnológica.

A neutralização da malária

Responsável pela morte de mais de 600 mil pessoas por ano, segundo a MIT Technology Review, a malária pode ser erradicada graças ao surgimento da primeira vacina contra a enfermidade desenvolvida no mundo. A saúde, mais uma vez, ganhou espaço no setor tecnológico neste ano!

Redução de energia nas transações com criptomoedas

Não é novidade que as transações com criptomoedas gastam muita energia, não é mesmo? Para mudar esse cenário, a prova de participação vem ganhando cada vez mais destaque e, ao que tudo indica, ao adotar esse sistema, a Ethereum pode economizar 99,95% da quantidade total dos gastos obtidos com essa demanda.

Leia mais: Como os países têm agido para regularizar as criptomoedas?

Pílula contra a Covid-19

Além da vacina, o remédio contra a Covid-19 e as suas novas variantes, tem apresentado resultados satisfatórios segundo a Pfizer, responsável pelo projeto. Além da farmacêutica, outras instituições sanitárias vêm demandando um esforço evidente para encontrar soluções complementares à vacina que coloquem fim à pandemia.

Reator de fusão mais sustentável

De acordo com a lista elaborada pela MIT Technology Review, uma empresa não identificada na reportagem está realizando alguns estudos para elaborar um reator de fusão menor e mais acessível financeiramente. A ideia é construir um aparelho que produza energia limpa e minimize os impactos climáticos.

A facilitação da tecnologia de IA através dos dados sintéticos

Trabalhar com inteligência artificial não é uma tarefa fácil, já que demanda muita atenção por conta do excesso de dados disponíveis. Para facilitar esse trabalho e otimizar o tempo, muitas empresas têm trabalhado com a sintetização e a comercialização destas informações, o que, apesar de não resolver totalmente o problema do treinamento de IA, pode ser uma boa saída!

Leia mais: Inteligência artificial: a dualidade da evolução tecnológica e do poder sobre o consumidor

Tecnologia remoção de carbono

Por fim, mas não menos importante, está a usina de remoção de carbono, fundada recentemente na Islândia. A empresa em questão carrega a importante tarefa de remover o dióxido de carbono do ar, a fim de reduzir os impactos ambientais e retardar o processo de aquecimento global.


+ Notícias

Inteligência Artificial: mais processamento, menos ética?

Inteligência artificial: o que 2022 reserva para a tecnologia do momento? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]