Pesquisar
Close this search box.
/
/
Milhares de sites olham os seus dados antes de você clicar em “enviar”

Milhares de sites olham os seus dados antes de você clicar em “enviar”

Um levantamento mostra que milhares de sites olham as informações dos usuários durante o preenchimento de um formulário na web e antes de apertar "enviar". O estudo ainda aponta problemas com a Meta e Tiktok

Muita gente já preencheu um formulário em um website. Seja para assinar uma newsletter ou preencher um cadastro para a compra de um produto, você digita dados como nome, endereço eletrônico, telefone, entre outr0s, e aperta o botão “enviar”. Ou seja, oficialmente, o compartilhamento de dados somente aconteceria após um último clique, certo? Aparentemente, não é isso o que acontece em algumas plataformas ao redor do mundo.

Um estudo feito por pesquisadores da KU Leuven, Radboud University e University of Lausanne rastreou e analisou 100 mil dos principais sites do mundo, muitos deles na Europa e Estados Unidos. E o que eles descobriram é realmente preocupante.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  

O estudo identificou que e-mails de usuários foram filtrados para rastreamento, marketing e análise antes do envio do formulário e até mesmo em um momento anterior ao consentimento do usuário. Ao todo, essa conduta foi identificada em 1.844 em sites visitados a partir da  União Europeia e outros 2.950 dos EUA.

Não bastasse isso, o mesmo estudo encontrou 52 sites nos quais terceiros, incluindo a gigante russa de tecnologia Yandex, estariam coletando dados de senha antes mesmo do envio da mensagem. Aparentemente, o grupo informou sobre a descoberta a esses sites e eles já teriam interrompido a captura das senhas.

“Se existe um botão ‘enviar’ em um formulário, a expectativa razoável é que ele faça alguma coisa apenas quando você clicar”, disse Güneş Acar, professor e pesquisador do grupo de segurança digital da Radboud University e um dos líderes do estudo em entrevista a Wired. “Ficamos super surpresos com esses resultados. Pensamos que talvez encontraríamos algumas centenas de sites onde seu e-mail é coletado antes de você enviar, mas isso superou nossas expectativas de longe.”

Na avaliação dos especialistas, as soluções encontradas nesses sites lembram as keyloggers, um programa que normalmente são usados por cibercriminosos para registrar o que uma pessoa digita na web.

O resultado da pesquisa, inclusive vídeos de como essas ações ocorriam, podem ser vistos AQUI.

TikTok e Meta também capturavam dados dos usuários?

O mesmo grupo também monitorou redes sociais e fez outras descobertas importantes.

As ferramentas Meta Pixel e o TikTok Pixel, rastreadores de marketing invisíveis incorporadas a sites para ações de marketing digital e que são oferecidos pelas empresas de nome homônimo, também estariam coletando informações sem consentimento do usuário.

Oficialmente, as duas empresas informaram ao site Wired que um cliente poderia ativar a “correspondência avançada automática”, o que acionaria a coleta de dados quando um usuário enviasse um formulário.

Leia mais: Como o TikTok está revolucionando as vendas online

Na prática, porém, os pesquisadores descobriram que as soluções estariam capturando endereços de e-mail a partir de uma hash (algoritmo matemático para a criptografia, na qual ocorre uma transformação do dado), uma versão obscura de endereços de e-mail usados para identificar usuários da Web em todas as plataformas, antes do envio.

Para usuários dos EUA, 8.438 sites podem ter vazado dados para a Meta, empresa controladora do Facebook, por meio de pixels, e 7.379 sites podem ser afetados para usuários da UE. Para o TikTok Pixel, o grupo encontrou 154 sites para usuários dos EUA e 147 para usuários da UE.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Por que o novo decreto do SAC poderia ser chamado de lei da omnicanalidade? 

Como está a cibersegurança dos aparelhos de celular? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]