Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a Inoar Cosméticos tem transformado reclamação em fidelização

Como a Inoar Cosméticos tem transformado reclamação em fidelização

Compreender as dores dos consumidores é o primeiro passo para identificar oportunidades de negócio

Uma das boas práticas da experiência do cliente (CX) é atingir um nível de satisfação do cliente e fidelizá-lo, mas nem sempre o atendimento gera percepções positivas. Então, como uma reclamação pode se tornar um bom turnover? Entrevista exclusiva com os cofundadores da Inoar Cosméticos esclarece alguns pontos importantes que respondem a essa pergunta.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

As estratégias da Inoar Cosméticos

Segundo Inocência Manoel, cofundadora da Inoar Cosméticos, o pontapé inicial e que motiva a empresa é entender as dores do consumidor e acolher. “Isso é transformador, pois é humano. Nossa equipe de atendimento está treinada para se colocar ao lado do cliente, e deixar claro que estamos aqui para ajudar, qualquer que seja o problema”, explica.

Por atuar no segmento de higiene e beleza – e como reflexo do cuidado característico da marca – a companhia realiza uma análise técnica dos diferentes perfis de cabelo, pois considera que cada tipo é único e deve ser tratado como tal.

Prova disso que foi ressaltada durante a pandemia de covid-19 é a conexão gerada entre a Inoar Cosméticos e seu público-alvo por meio das ferramentas digitais. Para Alexandre Nascimento Manoel Aroza, cofundador da organização, de forma geral, a atividade de venda no ambiente digital aumentou expressivamente e isso se reflete nos comentários e reviews.

“Com a mudança de hábitos e novos aplicativos com foco em criação de vídeo, esse tipo de conteúdo também aumentou muito e, com isso, mudamos as nossas estratégias para acompanhar e incentivar os novos criadores de conteúdo”, afirma.

Aprenda a criar vídeos curtos e verticais

“Hoje não é possível existir só no mundo off-line. Temos o nosso e-commerce e criamos conexões com criadores de conteúdo o tempo todo. Tanto que temos um cuidado muito grande, tenham eles muitos ou poucos seguidores. Temos exemplos de pessoas com menos de mil seguidores que falam da Inoar com tanta propriedade, por paixão e por saber que estamos ali para atender no pós-venda sempre que necessário. Isso é a fidelização mais genuína”, completa Inocência Manoel.

Leia mais: Live e-commerce une os “ingredientes” favoritos do consumidor para alavancar vendas

Por isso, os executivos acreditam que a empresa tem, de fato, uma troca com os consumidores em um todo, tanto com os que compram em perfumarias, farmácias, supermercados, quanto com os que optam pelo canal online, próprio da marca ou de parceiros.

Participação em eventos presenciais

Para conquistar tais feitos, as investidas da Inoar Cosméticos são feitas em diferentes canais. Atualmente, com a retomada das atividades presenciais, a empresa voltou a participar de eventos institucionais, como a APAS Show Expo & Congresso, considerada uma das principais feiras de alimentos, bebidas, mercearia, FLV, higiene e limpeza do mundo, lançando a Linha Inoar Nature e apresentando os primeiros produtos da linha Banho a Banho – talco, desodorantes, óleo corporal e hidratante – que permitirá abrir novos espaços nas gôndolas.

“Isso implica não só no contato com clientes e fornecedores, mas também com criadores de conteúdo. Em um evento como este, conseguimos uma grande vitrine, o que gera curiosidade e expectativa, sendo esse o primeiro passo da fidelização”, pontua Alexandre Manoel.

“Com um bom atendimento presencial e a experiência com o produto, é possível criar uma boa relação e iniciar esse processo de fidelização. E, caso tenha o contato via serviço de atendimento ao cliente (SAC), é aí que precisamos mostrar que somos mais que uma marca de higiene e beleza: entendemos nosso cliente e queremos atendê-lo bem e sempre”, destaca.

Como todos os produtos da Inoar, a nova linha Banho a Banho é 100% vegana, sem ingredientes de origem animal e sem testes em animais (cruelty free), e conta com toda a tecnologia de ponta desenvolvida pela indústria.

“Acreditamos no potencial da marca por remeter ao bem-estar, autocuidado e que desencadeia memórias positivas, de aconchego, da casa da sua infância. Tudo isso, claro, aliado às novas fórmulas, que trazem o que há de mais atual e seguro em termos de cuidado de higiene pessoal”, salienta Inocência Manoel.

Uma das novidades da linha é que a embalagem do sabonete líquido terá 85% menos plástico do que as embalagens tradicionais, ou seja, será mais sustentável. “Estamos buscando reformular nossas embalagens e começaremos pelo sabonete líquido da nova linha. Queremos encontrar o melhor equilíbrio entre praticidade e sustentabilidade para oferecer, não só os melhores produtos para nossos clientes, mas também algo que impacte cada vez menos no meio ambiente”, reforça Inocência Manoel.

Acessibilidade em pauta

Além disso, outra temática levada muito a sério na empresa é a acessibilidade, pois cerca de 80% das pessoas com deficiência auditiva no mundo são analfabetas ou semianalfabetas nas línguas escritas, fazendo com que dependam das Línguas de Sinais para poderem se comunicar em seu dia a dia.

Para proporcionar uma maior inclusão em seus canais, a Inoar Cosméticos passa a ter uma nova funcionalidade: a tradução dos textos e imagens contidas em seu site para Libras por meio da Maya, um avatar desenvolvido pelo Hand Talk. A novidade chega para somar ao ícone de acessibilidade que oferece opções de alto contraste, aumento de fontes, inversão de cores e textos em negrito.

Leia mais: A revolução no atendimento por voz para acessibilidade e educação

“O novo recurso é de suma importância, já que infelizmente somente 1% das plataformas digitais no Brasil são acessíveis aos surdos. Ao permitir que nosso conteúdo seja acessível às pessoas com deficiência auditiva, também estamos dando a opção a nossos clientes que poderão escolher os produtos com base nas informações recebidas por libras. Esse é mais um passo da nossa marca rumo à inclusão total, já que somos signatários do Pacto Global da ONU, que tem a acessibilidade como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, coloca Inocência Manoel.

Dessa forma, fica evidente que, às vezes, um bom atendimento ao cliente não envolve apenas o momento do ato em si, mas o clima que a marca proporciona ao consumidor em todos os seus pontos de contato, e o pós, ao dar a devida atenção às suas manifestações.

Afinal, dados as empresas possuem aos montes. Difícil mesmo é encantar. “O nosso grande diferencial é que somos uma marca que provoca paixões e desejo, porque sua história é real”, finaliza Inocência Manoel.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

É hora de investir no CX das lojas físicas: saiba como

Atendimento em prol da experiência: qual é a dor do cliente?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]