Big techs, gigantes do varejo e o público geek: conheça a fórmula do sucesso

O dia 25 de maio já representa o Dia do Orgulho Nerd para consumidores — assim como para as marcas

Foto: Free Pik

Cativar o público geek se tornou um dos objetivos da maior parte das varejistas mundo afora. Por muito tempo “esquecidos”, esse tipo de consumidor vem se provando, na verdade, muito disposto a estabelecer um relacionamento com as marcas, e dedica, quando bem atendido em suas necessidades, esforços para manter uma fidelidade.

Esse perfil em específico de pessoas bastante ligadas à cultura pop tem sido alvo de desejo por parte de big techs e gigantes varejistas, como a Amazon, Apple, Magazine Luiza, Mercado Livre, Submarino, entre outras. Isso porque esse público, além de muito bem informado, também é caracterizado como consumista — e não mede esforços na hora de adquirir um produto com o qual se identificam de alguma forma.

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Enxergando essa tendência, as marcas têm alinhado datas sazonais para atrair ainda mais esse perfil de consumidores. No dia 25 de maio, por exemplo, comemora-se o Dia do Orgulho Nerd (ou “Dia da Toalha”), data criada em comemoração à première do primeiro filme da saga Star Wars, lançado em 1977, e também para homenagear Douglas Adam, criador da “trilogia de cinco” do Guia do Mochileiro das Galáxias. A comemoração é expressada, ainda, para se ter “orgulho de ser nerd”, e comemora grandes obras da cultura pop.

E o resultado desse “alinhamento” entre os nerds/geeks e as marcas vêm gerando bons resultados não apenas de vendas, mas também de negócio. Veja como a atuação das grandes varejistas tem impactado o mercado geek nos últimos anos:

Um clique na Amazon e poucos dias para a felicidade do nerd

Não é de hoje que a Amazon alinha seu calendário de ofertas para atender as demandas o público gamer e geek — que compõe uma parte considerável de sua base de clientes mundo afora, sobretudo na assinatura da Amazon Prime.

Esse ano, além de disponibilizar novos lançamentos na plataforma Amazon Prime Video, a varejista também anunciou a “Geek Week”, com inúmeros descontos em itens “pop”, incluindo produtos eletrônicos, livros, quadrinhos, figuras de ação, jogos físicos e digitais, CDs e até vinis.

A Amazon está entre as gigantes varejistas que desempenham um papel importante para essa comunidade, que tende a ser, além de mais jovem e imediatista, também mais antenada às tendências do momento — um core de negócios que a Amazon procura, a todo custo, oferecer.

Leia mais: Dia do Orgulho Nerd: entenda a importância da data para o varejo

Magazine Luiza e o domínio da mídia geek

Após comprar o tão famoso portal de notícias geeks Jovem Nerd, em abril de 2021, a Magazine Luiza tem investido forte nas ações com o objetivo de engajar o público pop. A companhia já anunciou que pretende criar estratégias mais sórdidas para conquistar a comunidade gamer e, este ano, começou a colocar essa intenção na prática.

Além das ações próprias do Jovem Nerd, a gigante do varejo eletrônico, desde o início da semana, ofereceu uma série de descontos em itens de informática, computadores, cadeiras, mousepads, mouses, teclados e headsets gamers, smartphones e outros produtos eletrônicos.

Vale destacar que a Magalu também comprou, no segundo semestre do ano passado, o site de venda de produtos eletrônicos Kabum!, com o objetivo de aproximar ainda mais o público geek e gamer da marca.

Leia mais: Magazine Luiza anuncia compra da plataforma geek Jovem Nerd

Mercado Livre e o envolvimento com a CCXP2022

Ainda falando nos especialistas em comércio eletrônico, o Mercado Livre é um dos grandes varejistas brasileiros que tem dado sinais em direção aos nerds ano após ano. A corporação já será o e-commerce oficial da Comic Con Experience 2022 (CCXP), maior evento de cultura pop do país, mas não tem parado por aí.

Recentemente, o Mercado Livre também anunciou que os usuários de nível seis ou superior em sua plataforma terão acessos específicos para esse público, como desconto em streamings — entre eles a Disney+, Paramont+ e HBO Max.

Para esta semana, em específico para o dia 25 de maio, a varejista ainda anunciou inúmeros descontos em produtos eletrônicos, fantasias, itens para cosplay, camisetas, videogames, boardgames, figuras de ação, consoles de videogame, quadrinhos e outros itens.

Leia mais: O multiverso da loucura e o metaverso da experiência

É difícil afirmar que o público geek é majoritário, mas uma boa parte dos consumidores brasileiros se aproxima, dia após dia, da cultura pop de alguma forma. Desenvolver ações que tenham esse perfil como alvo, por conseguinte, é uma maneira aproximar ainda mais um consumidor bem consumista e imediatista das marcas. E o saldo — a ver pelos lucros das grandes varejistas e o sucesso de plataformas geeks, como o próprio Jovem Nerd, Omelete e outros —, tem sido muito positivo.


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