Pesquisar
Close this search box.
/
/
Você já ouviu falar em cápsulas de jeans circular de pré-consumo?

Você já ouviu falar em cápsulas de jeans circular de pré-consumo?

Iniciativas sustentáveis da Youcom, marca de moda jovem da Lojas Renner S.A., atendem a um consumidor consciente de seu papel social

A Youcom lançou sua primeira coleção com cápsulas de jeans circular de pré-consumo. A nova linha feminina é composta por uma jaqueta, um shorts e uma calça, que vai estar disponível para os clientes tanto em unidades físicas, quanto no e-commerce.

A iniciativa faz parte do Youcom Change, selo de moda responsável da Youcom, que identifica todas as ações de sustentabilidade da marca, em consonância aos movimentos de moda responsável e valores da Lojas Renner S.A.
Diferente das peças de pós-consumo, que são resultado da transformação de produtos já usados, os itens de pré-consumo têm em sua composição matéria-prima que é reciclada a partir de resíduos de corte da confecção de outras peças.

Os produtos contam, ainda, com baixo consumo de água nas etapas de confecção e acabamento, resultando em menor impacto ambiental.

“As nossas práticas de sustentabilidade, em especial de circularidade no jeans, são parte fundamental da Youcom e acompanha a marca desde 2014, quando lançamos o projeto Jeans for Change. Em 2021, inclusive, implementamos a coleta permanente de peças jeans em todas as nossas lojas físicas, que tem como objetivo fomentar que nossos clientes possam dar um destino novo para os jeans que não querem mais utilizar”, explica o diretor da Youcom, Claudio Barone.

Um dos resultados mais significativos do Jeans for Change foi a primeira calça circular de pós-consumo do Brasil, lançada pela Youcom em 2020, e produzida a partir de 900kg de jeans arrecadados em anos anteriores.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O que são as cápsulas de jeans circular, afinal?

A produção do jeans reciclado de pré-consumo funciona como se fosse um ciclo. Em primeiro lugar, o resíduo têxtil é gerado no processo de corte na confecção de peças jeans. Em seguida, é feita a desfibragem dessas sobras de corte, como se o tecido fosse desfiado.

A partir daí nasce um novo fio de jeans reciclado pré-consumo, que posteriormente é usado para formar um novo tecido. Por fim, esse material é transformado em peças jeans com matéria-prima reciclada na composição.

Outro aspecto interessante do movimento é a acessibilidade, já que os clientes podem participar ativamente da campanha por meio da coleta permanente de peças jeans em todas as lojas da marca, mediante o descarte voluntário.
Esse processo resulta num impacto ambiental positivo, com potencial de redução de 43,75% em consumo de água e 36,72% nas emissões de CO2 na produção de peças novas, deixando de gerar resíduos ao meio ambiente. No final, o jeans usado ocupa o lugar de matéria-prima numa cadeia de ações do universo fashion que combina circularidade e mudança social.

Para Claudio Barone, todo esse trabalho vale a pena, porque foi notada uma demanda do mercado. “Como parte do ecossistema de moda e lifestyle da Lojas Renner S.A., a Youcom está alinhada com o pilar estratégico de ESG da companhia”, afirma.

O executivo recorda que em 2020 houve o avanço na estratégia e o lançamento do YC Change, selo de moda responsável, que identifica todas as ações de sustentabilidade da marca, em consonância aos movimentos e valores da Lojas Renner S.A.

“No ano de 2021, ampliamos o projeto Jeans for Change e implementamos a coleta permanente de peças jeans em todas as lojas físicas, que tem como objetivo fomentar que nossos clientes possam dar um destino novo para os jeans que não querem mais utilizar”, coloca.

“Embora levemos em conta a existência dessa demanda de consumo, a sustentabilidade faz parte do dia a dia da Youcom. Os nossos projetos, em especial de circularidade no jeans, são parte fundamental e acompanham a marca desde o princípio. Nossa comunicação é muito próxima e ativa com nossos clientes, principalmente nas redes sociais, onde eles mais interagem conosco, então temos percebido o interesse dos jovens por esse tipo de produto”, pontua Claudio Barone.

Desta forma, a empresa acredita que alia seu propósito de construir uma moda cada vez mais responsável com uma demanda de consumo sustentável e que cresce a cada ano.

O consumidor consciente e os próximos passos da Youcom

As cápsulas de jeans circular são apenas uma iniciativa de um universo de ações sustentáveis praticadas pelas Lojas Renner S.A. O diretor da Youcom ressalta que há uma atuação ampla e sólida na área, que envolve desde o planejamento das lojas, passando pelo fornecimento corporativo de energia, o desenvolvimento de coleções, a relação com a rede de fornecimento, até chegar ao pós-consumo.

A marca, alinhada a esse pilar estratégico da companhia, busca promover práticas mais sustentáveis em todo o ciclo de vida do produto, considerando o uso de matérias-primas responsáveis e fomentando a destinação corretas das peças jeans que não são mais utilizadas.

“Em 2020, 43% dos consumidores disseram comprar de marcas mais sustentáveis, versus 18% em 2019, significando um aumento de 2,4 vezes em um ano, de acordo com o GlobalData April 2020 and January 2019 Consumer Surveys. Além disso, conforme o relatório anual de revenda da ThredUP 2021, 45% dos millennials e da geração Z se recusam a comprar de marcas e varejistas não sustentáveis. Diante deste cenário, percebemos que estamos no caminho certo e que precisamos continuar avançando cada vez mais neste tema”, destaca Claudio Barone.

Prova disso é que em abril de 2022 a Youcom passou a integrar o time de parceiros do aplicativo Plataforma Circular Cotton Move. A marca disponibilizou pontos de coleta em 30 de suas lojas físicas, situadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Goiás, Amazonas e Pernambuco.

A iniciativa tem o objetivo de incentivar a redução do desperdício têxtil e aumentar a escala da reciclagem de roupas de algodão no país, gerando novos produtos com fibras recicladas.

Por fim, o executivo revela que, ao longo de 2022, a Youcom irá lançar novas peças e coleções com materiais e processos menos impactantes.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Consumo consciente é suficiente? Qual a responsabilidade das empresas

Conheça o primeiro jeans 100% rastreado por blockchain

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]