Após os dois anos de pandemia, ficou cada vez mais explícito o resultado da crise econômica no Brasil. Cada vez mais a inflação sobe e, com ela, o índice de desemprego e os preços de produtos não duráveis, como alimentos e itens de higiene pessoal. Isso tem feito com que as marcas repensem suas estratégias e se encaixem na situação nacional — inclusive cedendo produtos de graça.
É nesse contexto de crise, já diziam os bons pensadores, que surgem as oportunidades para criar alternativas condizentes. Em um período de altainflação, por exemplo, é interessante receber produtos degraça — ainda que estejam mais próximos da validade, ou que demandem outro tipo de retorno que não seja financeiro. E essa troca com o consumidor, por vezes, pode ser tão valiosa quanto a compra do produto em si.
Esse retorno para ambas as partes da operação foi algo que a Mimoo, se propôs a fazer. “Hoje investe-se muito em comunicação, mídia, marketing. Mas no nosso entendimento, o consumidor não ganha muita coisa com isso. Na verdade, não gera muito valor a não ser interrompê-lo ao longo do seu cotidiano. Pensamos em criar uma maneira na qual as marcas pudessem trocar com o consumidor para todo mundo sair ganhando nessa história”, explica Enersto Villela, CEO da marca, em entrevista exclusiva à Consumidor Moderno.
À primeira vista, parece mentira, mas a Mimoo realmente é uma loja B2C na qual todos os produtos saem de graça. De maneira híbrida, ela funciona por meio de um aplicativo próprio no qual os usuários podem adquirir produtos gratuitos mediante a outra troca que não seja financeira, ou seja, por meio do preenchimento de uma pesquisa, cessão de dados, avaliação de loja ou produto.
Uma vez finalizado o processo, o usuário se dirige com o comprovante — gerado pelo próprio aplicativo — para o shopping com uma unidade da Mimoo mais próximo e retira seu produto de forma totalmente gratuita.
“Se a gente conseguisse distribuir mesmo milhares de produtos de graça mesmo, conseguiríamos criar um modelo inovador que, primeiro, atrairia essa audiência para a loja, para interagir conosco, e conseguir, a partir disso, ajudar varejistas a gerar fluxo. E foi exatamente isso que aconteceu desde a criação da Mimoo”, complementa Villela.
Atributo de marca, engajamento e perfil do consumidor por um clique
Enersto Villela, CEO da marca
O caminho mais interessante, vale destacar, é que essa troca favorece ambos os lados da operação. E acaba sendo, de uma forma simples, uma alternativa mais barata para as varejistas de conseguir não apenas engajamento, mas também conhecimento do perfil dos consumidores com uma pesquisa mais aprofundada.
“Para o consumidor pegar um produto sem colocar a mão no bolso, ele precisa colaborar com a marca que está proporcionando essa marca, esse incentivo para ele. Existem várias formas de se conquistar isso, é um modelo altamente colaborativo”, pontua o CEO da Mimoo.
A parte interessante e inovadora, explica ele, não é apenas ceder ao consumidor um produto de “teste”, como uma amostra. É oferecer o produto original, completo e receber por isso um retorno por vezes mais valioso que o próprio valor monetário — tudo isso com uma ajuda social importante em um momento explícito de crise.
“Não é sobre oferecer amostras. Estamos falando de produtos reais. Desde que começamos, lá no final de 2020, já entregamos mais de 2 milhões de produtos, e isso faz diferença para o consumidor em geral, em especial o de baixa renda”, acrescenta Villela.
Um forte viés sustentável que beneficia marcas e consumidores
Parte dos produtos que são entregues aos consumidores estão classificados como “próximos à validade”. Mas, diferente do que se pensa, essa troca não é um “descarte” e sim um retorno mais sustentável a produtos que ainda estão propícios para uso.
“A indústria de cosméticos tem regras internas muito específicas de que, por exemplo, um creme hidratante que está a 12 meses da data de vencimento, a empresa já não pode mais vendê-los. Então, eles jogam fora milhares de embalagens com produtos que ainda estão bons para uso”, explica Villela. “A Mimoo também aparece como uma solução de ESG para transformar esse potencial desperdício em valor para consumidores de baixa renda”, finaliza.
Vale destacar que esses produtos mais próximos da validade possuem algumas regras. Uma delas é que o prazo mínimo para a validade é de 90 dias, embora a maior parte dos produtos conte com pelo menos seis meses ou mais. Até então, o aplicativo da Mimoo já possui 93 mil usuários ativos, com mais de 200 mil downloads.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
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Operador
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Encarregado
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Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
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Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
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QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
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Anonimização, bloqueio ou eliminação
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Portabilidade
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Informação sobre a possibilidade de não consentir
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Revogação do consentimento
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Oposição
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IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
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Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Empresa se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
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POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
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Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta Política. Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos recursos tecnológicos avançados para garantir a segurança de todos os dados tratado. Entre as medidas de segurança implementadas estão a implementação de controle de acesso dos usuários e ambientes de tratamento de dados e a instalação de barreiras contra o acesso indevido às bases de dados (incluindo firewalls, Antivírus), entre outros controles de segurança da informação.
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MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
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LEI APLICÁVEL
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