Startup cria primeira galeria de arte brasileira no Metaverso

Plataforma busca impulsionar o trabalho de crypto artistas, profissionais web3 e marcas no metaverso por meio da venda de itens exclusivos cunhados a NFTs

Imagem: canva.com

O metaverso segue despertando o interesse de profissionais e artistas mundo afora. Agora foi a vez de uma startup brasileira, a Yaak Studio, fazer o lançamento oficial da Phygit, uma plataforma que busca impulsionar o trabalho de crypto artistas, profissionais web3 e marcas por meio da venda de itens exclusivos cunhados a NFTs.

Com este sistema phygital, os colecionadores também se beneficiam com a certificação de unicidade e o registro dos itens em blockchain. Segundo a empresa, a intenção é criar um elo entre o físico e o digital, com a segurança de Blockchain Ethereum e transformar a experiência entre criadores e colecionadores.

Materiais de baixo impacto e foco no phygital

O início da plataforma se deu pelo lançamento phygital de itens do Cryptorastas, a maior coleção de NFT brasileira com repercussão internacional, com um tênis de edição especial da Undo for tomorrow, feito com materiais de baixo impacto ambiental e o shape de skate assinado por Adelmo Jr, cujo o medalhista Bob Burnquist possui um exemplar.

metaverso

Respeito ao histórico de propriedade

De acordo com a equipe da Yaak Studio, startup de arte responsável pelo desenvolvimento da plataforma, o projeto pode contar com profissionais web3 e cripto artistas, contemplando diversas áreas de criação.

“Artigos de moda, toy art e colecionáveis em geral são alguns exemplos do que pode ser lançado pela plataforma. Nosso foco é materializar projetos que tenham impacto tanto no mundo físico quanto no digital”, diz Thiago Gouvêa, artista conhecido como Yaak, CEO e Diretor Criativo da Yaak Studio.

A Phygit informa que seu papel é oferecer tecnologia para cunhar um NFT e o sistema para resgatar o objeto IRL. A plataforma atua no cenário híbrido, garantindo que cada item físico receba o devido suporte de um token não fungível.

“A experiência de compra com a Phygit é a mesma de adquirir uma NFT por meio da Blockchain Ethereum, que garante que um item tenha apenas um proprietário e que ninguém possa modificar o histórico de propriedade de seu token”, diz o CEO.

metaverso

Imagem: divulgação

A importância da segurança e da cadeia produtiva no Metaverso

Yaak conta que as coleções passam por uma curadoria para a definição e seleção de novos projetos que serão impulsionados pelos itens físicos. Segundo o CEO, há uma vantagem da segurança, da certificação e da unicidade garantida pelo número de série dos produtos adquiridos, enquanto no âmbito digital é possível que o criador acrescente dados sobre a origem dos materiais, crédito carbono, pessoas envolvidas na cadeia produtiva e vários parâmetros que não caberiam numa etiqueta.

Um novo mercado para diversos segmentos

As NFTs estão se consolidando como uma oportunidade de negócio para diversos segmentos de mercado. Na moda, por exemplo,  o mercado de luxo e marcas famosas já abraçaram a tendência. As NFTs é parte de uma estratégia de produtos a longo prazo, dizem especialistas. O mais importante a exemplo da Yaak é o pensamento em unir o mercado digital e físico, proporcionando uma nova experiência de consumo.

Estes tokens não fungíveis têm o efeito de despertar o interesse de consumidores no mundo todo. Uma pesquisa da DappRadar revelou que no primeiro ano de atuação, os tokens movimentaram cerca de US$ 24,9 bilhões no mercado mundial. Veja uma lista de compradores desse tipo de negócio. E, certamente com a popularidade do metaverso, as possibilidades de utilização das NFTs se tornam ainda maiores para diversos negócios.

Metaverso e um mundo infinito de novas experiências

Vale ressaltar que durante a 29ª edição do South By Southwest (SXSW) deste ano, o metaverso foi analisado por diversos especialistas em tecnologia com a promessa de revolucionar a relação dos consumidores com as marcas criando um mundo infinito de novas experiências. Aqui você confere uma lista com as principais mudanças neste cenário, a partir do relatório Tech Trends Report 2022 apresentando durante o evento.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias da Consumidor Moderno


+Notícias

Segurança como elemento estratégico para a experiência do cliente

O que o setor de moda e beleza está preparando para o metaverso?

 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS