Mês do Orgulho LGBTQIA+: 5 empresas que apoiam a causa
Junho é conhecido mundialmente como o Mês Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Marcas como Ambev, Natura e Toyota se destacam ao desenvolverem ações para estimular o debate de inclusão e bem-estar sobre o tema
Junho é conhecido mundialmente como o Mês Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que se originou em homenagem a um dos episódios mais marcantes dessas minorias: a rebelião de Stonewall Inn, que ocorreu em 28 de junho de 1969.
Desde então, a data ganhou força e atualmente busca reforçar a luta diária de gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais, entre outras minorias, pela conquista de mais direitos, respeito e dignidade. Estes esforços motivaram grandes empresas, que, nos últimos anos, se tornaram grandes aliadas no apoio para a causa.
Grandes marcas com Ambev, Natura e Toyota, entre outras, são alguns dos vários exemplos de companhias que desenvolvem campanhas e ações marcantes para estimular o debate sobre uma nova forma de pensar o tema LGBTQIA+.
Nessa quebra de tabus importantes na sociedade, conteúdos com inclusão e bem-estar de pessoas LGBTQIA+, campanhas publicitárias contra a homofobia, bate-papo descontraído sobre menstruação para pessoas que menstruam, mulheres e homens trans, e ações buscam promover mais dignidade para estes públicos tão estigmatizados e vítimas de preconceito.
Confira cinco empresas comprometidas na luta dos LGBT+
AMBEV
Em meio a pandemia, a gigante do setor de bebidas criou a campanha #orgulhonaopara em alusão ao período de lockdown que o Brasil e o mundo “pararam” com o objetivo de conter o avanço de contaminações e mortes da covid.
Por meio das redes sociais, a AMBEV pedia para os internautas contarem histórias do orgulho LGBTQIA+ durante a quarentena e, cada história contada, seria doado R$ 1 para ONGs atuantes pela defesa dos direitos destas minorias. A Campanha #OrgulhoResiste de 2021 foi uma das ações marcantes da empresa.
Para este ano, a Ambev trouxe a cantora, atriz e compositora Lina Pereira (ou Linn da Quebrada, como é mais conhecida) para ser a nova Consultora de Diversidade e Inclusão (D&I) da Ambev. Ela chega para apoiar a companhia na ampliação de práticas de inclusão e visibilidade de pessoas LGBTQIA+, especialmente da comunidade de pessoas trans e travestis, segundo a Ambev.
Toyota
Em 2021, a Toyota Brasil também criou cinco grupo de afinidades para avançar com ações de diversidade e inclusão, incluindo um específico para a temática LGBT+. Foram cerca de 100 participantes que se reuniram regularmente para desenvolver práticas e refletir pontos de melhoria a serem apresentados e endereçados junto à liderança da empresa.
Libresse
Já a Libresse, do Grupo Essity, se destaca por ser uma marca que procura proporcionar uma experiência para as consumidoras, quebrando tabus sobre a menstruação, de cuidados da Zona V e de assuntos de liberdade, de expressão e de empoderamento.
Em seu portfólio, a empresa apresenta campanhas e conteúdos educativos em diversos meios de comunicação, sobretudo nas redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok e Youtube. Entre as campanhas que foram promovidas pela Libresse, a Histórias do Útero tem o propósito de criar uma cultura em que pessoas que menstruam, mulheres e homens trans, possam se sentir encorajadas a expressar o que passam, sem temer preconceitos ou críticas.
Natura
A Natura oferece há mais de 10 anos benefícios de saúde a casais LGBTQIA+, como, licenças parentais estendidas – maternidade de seis meses e paternidade de 40 dias – além do berçário, sem custo, para pais e mães, independentemente do gênero ou orientação sexual.
Além disso, a empresa mantém parceria com a Casa 1, no qual oferece cursos profissionalizantes de maquiagem para transexuais, inciativa patrocinada pela marca Natura Faces. Em seu site oficial a Natura reserva uma área dedicado ao conhecimento do mundo LGBTQIA+. A Campanha “Mais do que você vê” também marcou as ações da empresa sobre o tema em 2021.
Grupo Pão de Açúcar
O Grupo Pão de Açúcar é parceiro do Fórum de Empresas e DireitosLGBTQIA+ e Transempregos e estima ter contratado cerca de 40 profissionais trans em 2019 para as lojas do Grupo.
Além disso, a marca participa do #AgoraVai, festival que tem como objetivo capacitar pessoas trans para o mercado de trabalho, com oficinas e treinamentos sobre elaboração de currículos, dicas para entrevista e escolha do vestuário.
A Padrão Editorial EIRELI (Grupo Padrão), fundada em 1998, é uma empresa com foco no público corporativo, com um portfólio completo de eventos líderes de mercado e de serviços de informação qualificada: mídias, conteúdos, estudos, pesquisas e insights.
A empresa leva a sua privacidade e a proteção dos seus dados a sério. Este documento reitera o comprometimento legítimo do Grupo Padrão, com seus clientes e visitantes e explica o tratamento de seus dados pessoais, quais são os seus direitos e como você pode exercê-los.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
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Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
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3 – Endereço
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5 – Telefone Fixo e Celular
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QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
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Seus Direitos
Explicação
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Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
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