Em um mercado em mudanças, como traçar o perfil de um mau funcionário antes de contratá-lo?
Por um lado, demissões em massa; por outro, falta de oportunidades. Entrar no mercado de trabalho tem sido cada vez mais desafiador e as empresas, por sua vez, precisam evitar contratações erradas.
Devido a pandemia, nos últimos dois anos as dinâmicas de trabalho foram alteradas. Nesse processo, demissões em massa e busca por prioridades pessoais têm ganhado espaço no posicionamento de funcionários ao redor do mundo. Mas em meio a essas mudanças, também é necessário considerar o lado da empresa e como o perfil de um mau funcionário pode afetá-la, inclusive causando a insatisfação do próprio profissional.
Para entender melhor a ligação entre as novas atitudes dos funcionários e como isso afeta o quadro das empresas, vale a pena retomar o movimento Great Resignation, ou Grande Renúncia.
Ganhando força nos últimos dois anos, e sustentado pela pandemia, ele consiste em demissões surpreendentes em massa, principalmente nos Estados Unidos. Porém, para que ele ocorresse com tamanha força, não apenas os profissionais passaram a reavaliar suas escolhas de vida durante o período, e os riscos que seus empregos ofereciam de seu ponto de vista, mas também salários e insatisfações passadas.
Dessa forma, outro fator importante foi o efeito dominó, altamente sustentado pelas redes sociais. Nesse caso, as pessoas apresentaram o chamado comportamento de rebanho.
Ou seja, viram que profissionais em situações parecidas, ainda que desconhecidos, ou líderes exemplares de suas próprias empresas, decidiram sair delas. Assim, identificando-se, também tomaram a mesma decisão; o que pode explicar o grande número de demissões voluntárias.
Nesse sentido, os jovens são um dos principais grupos, inclusive por essa influência ocorrida nas redes sociais. Afinal, não é à toa que a hashtag “#quitmyjob”, no TikTok, conta com mais de 200 milhões de visualizações e é relacionada a conteúdos de pessoas filmando suas demissões, manifestando sua insatisfação com suas empresas, chefes e colegas diretamente ou dando conselhos de como e por que outros devem sair do trabalho.
É fato que não só jovens aderiram ao movimento, mas também pessoas que até já tinham uma carreira estabelecida, mas viram na demissão uma solução para buscar outros objetivos de carreira e de vida.
Dessa forma, apesar de a taxa de desemprego no país ainda se manter em alta, com 11,1% no primeiro trimestre de 2022, encontramos um cenário em que a estabilidade de manter profissionais se torna menor, especialmente em colocações nas quais não se identificam.
O outro lado da moeda: mau funcionário também existe
Dentre muitos motivos apontados para a demissão voluntária, salários baixos, falta de valorização profissional e até condições ruins de trabalho são apontadas. Nesse sentido, é válido tomar atitudes, mas será que as empresas são completamente culpadas?
Por exemplo, em um processo de demissão exposto em redes sociais, o fato de funcionários exporem pessoas e empresas, apenas apontam para seu ponto de vista, sem apresentarem o outro.
Com isso, esses mesmos talentos podem sem prejudicados, já que ao exporem chefes e empresas de forma negativa e parcial, sujeitam-se a processos e até a prejuízos em uma contratação futura. Afinal, embora a employee experience deva ser considerada em uma gestão, quem contrata também deve saber identificar um perfil de mau funcionário.
Nesse caso, o profissional que não sabe levar seus assuntos de forma privada e responsável apresenta características pouco confiáveis e é aí que entram alguns perfis que devem ser conhecidos, antes mesmo de a contratação ocorrer.
● Profissionais que agem como vítimas e fazem reclamações constantes sobre aspectos do trabalho, sem buscar resoluções concretas com seus líderes e podendo influenciar de forma negativa outros colegas. ● Pessoas que não focam em seus afazeres, não são pontuais e levam o trabalho de qualquer jeito. ● Talentos que não aceitam receber ordens ou avaliações, querendo sempre estar com a razão. ● Funcionários que reclamam e cobram um maior salário, mas não entregam o desempenho equivalente para merecê-lo. ● Pessoas que humilham colegas, promovem fofocas e buscam levar crédito pelas atividades dos outros. ● Talentos que não compreendem o contexto de equipe, as dinâmicas reais entre líderes e colegas e sempre acreditam ser perseguidos ou desvalorizados.
Perfil de um mau funcionário: o que é preciso saber antes de contratar
Diante desses perfis, interessa para a empresa saber qual tipo de pessoa está fazendo a seleção e se ela não apresentará um perfil ruim no futuro. Para isso, segundo Gustavo Medeiros, administrador Master em Programação Neurolinguística e consultor para empresas do mercado estético, existem 5 dicas para identificar um mau funcionário.
1. Reclamações
Se a pessoa apenas reclama na entrevista, esse pode ser um sinal de que seu foco não está no trabalho e, portanto, dificilmente ela se tornará bem-sucedida na empresa.
2. Fuga de problemas e da realidade
O mau funcionário não admite seus erros e não é capaz de pedir auxílio a outras pessoas, buscando soluções em prol de si mesmo e da empresa. Nesse caso, se esse comportamento é detectado durante a fase de treinamento, é um sinal de alerta.
3. Preguiça
Pessoas que não demonstram iniciativa para o trabalho podem comprometer o rendimento de equipes e atrasar os resultados esperados. Por isso, é importante identificar esse comportamento logo, por exemplo, em dinâmicas de grupo durante a seleção.
4. Falta de preocupação com sua imagem
A imagem do profissional está intimamente ligada à da empresa. Nesse sentido, é importante que cada talento se adeque ao estabelecido pela organização, inclusive por meio da forma de se vestir, para que quem veja de fora observe a unidade.
Quem se recusa a seguir os padrões esperados não só se posiciona fora da cultura, mas também desorienta a identidade que a empresa quer passar para seus clientes.
5. Falta de ambição
A vontade de fazer o trabalho dar certo e as metas serem alcançadas é importante. Isso porque a falta de interesse pela empresa e de vontade em melhorar pode, inclusive, influenciar outros colegas da equipe.
Em uma época de descontentamento dos profissionais, retorno às atividades e grande liberdade de se expressar nas redes, o perfil de um talento deve ser visto com cuidado. Afinal, se de um lado algumas exigências de trabalho podem fazer sentido, de outro, muitas empresas precisam lidar com o perfil de um mau funcionário, que por meio de seus comportamentos, pode prejudicar a organização e a si mesmo.
Sendo assim, é importante que a gestão identifique as pessoas que, de fato, se adequem à equipe, para que assim possa oferecer uma boa employee experience.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
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Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
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QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
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Oposição
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Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
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