Pesquisar
Close this search box.
/
/
Metaverso: um desafio chamado óculos de realidade virtual

Metaverso: um desafio chamado óculos de realidade virtual

Um estudo feito por uma universidade na Alemanha mostra que, apesar dos altos investimentos, óculos de realidade virtual ainda causam desconfortos para os seres humanos. Entenda

Apesar dos bilionários investimentos no aprimoramento de óculos de realidade virtual feitos por empresas como Meta e Microsoft, os dispositivos ainda causam alguns desconfortos para o ser humano, segundo revelou um recente estudo feito na Coburg University, na Alemanha, e em parceria com outras instituições de ensino. Os dispositivos de VR representam a porta de entrada de diversos metaversos.

Para o experimento, descrito em um artigo intitulado “Quantifying The Effects of Working VR for One Week”, os pesquisadores queriam entender os efeitos de trabalhar em VR por longos períodos. Depois, eles comparam com as atividades exercidas no ambiente físico.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  

Eles pediram a 18 voluntários, todos funcionários da universidade ou pesquisadores, que passassem uma semana inteira de trabalho de cinco dias em um escritório de realidade virtual recriado. Eram 8 horas por dia, com 45 minutos de intervalo para o almoço. Depois, eles passaram o mesmo tempo em um ambiente de trabalho do mundo real.

Dois dos participantes desistiram em poucas horas, reclamando de náusea, ansiedade e enxaquecas, causadas em parte pelo peso do fone de ouvido Oculus Quest 2. A náusea é um efeito colateral comum da realidade virtual.

O restante durou a semana, mas muitos se queixaram do trabalho no metaverso. Comparado ao ambiente de trabalho físico, os participantes relataram, em média, um aumento de 42% em seus níveis de frustração e 48% de aumento no cansaço visual.

Eles também relataram sentir-se mais ansiosos, em quase um quinto, e no geral sofreram uma queda de 20% no bem-estar entre a semana passada virtualmente em comparação com o ambiente físico.

Os participantes também notaram sentir-se menos produtivos, por exemplo, destacando que era difícil fazer anotações físicas durante a RV, por exemplo. Eles observaram que isso poderia contemplar o trabalho em realidade virtual de alguma forma no futuro.

Os pesquisadores observam que muitos dos problemas podem desaparecer com melhorias na tecnologia e à medida que as pessoas se acostumam a usar a tecnologia – a gravidade das tensões oculares também parece diminuir à medida que a semana avança.

Eles também observam que os resultados do estudo relativamente pequeno dependem da experiência subjetiva de cada participante individual.

“No geral, este estudo ajuda a lançar as bases para pesquisas subsequentes, destacando as deficiências atuais e identificando oportunidades para melhorar a experiência de trabalhar em VR”, concluiu os pesquisadores da Universidade de Coburg na Alemanha, Universidade de Cambridge, Reino Unido, Universidade de Primorska, Eslovênia e Microsoft.

“Esperamos que este trabalho estimule mais pesquisas investigando o trabalho produtivo de longo prazo em espaços em VR”.

Da New Scientist


+ Notícias

Metaverso corporativo e o futuro do trabalho remoto

Como o metaverso vai ajudar no desenvolvimento dos colaboradores nos próximos anos? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]