Sua marca conversa com o público geek, o mais consumista do Brasil?

Acredite se quiser, mas as pesquisas mostram que os nerds gastam até 40% a mais que a média brasileira mensalmente

Tempo de leitura: 2 minutos

27 de junho de 2022

Foto: Shutterstock

Muitas pesquisas de tendências já elencaram o nerdpúblico geek — como uma verdadeira máquina de consumo. E elas refletem a realidade: essa comunidade tende a gastar mais do que um consumidor comum, sobretudo quando a marca, mesmo que não tenha itens da cultura pop, esteja, de alguma forma, conectada a ela.

E pode parecer balela, mas uma simples ação voltada para esse público pode ser bem mais eficiente para as vendas em geral. É o que diz a análise da Rakuten Digital Commerce: por aqui, o nerd gasta cerca de 40% a mais do que a média nacional.

Em números, o resultado é ainda mais relevante. Um levantamento da Pesquisa Game Brasil mostra que o mercado nerd movimentou mais de 123 bilhões de dólares no mundo em 2020, valor que tende a aumentar conforme mudam as tecnologias do momento. E o Brasil é apontado como um dos países mais animados para a compra de produtos de cultura pop — a ver pelo sucesso da Comic Con Experience (que já é a maior do mundo).

Assine a nossa newsletter e receba os melhores insights sobre experiência do cliente 

Mas qual é o verdadeiro perfil do público geek brasileiro?

gráfico 1

Fonte: Omelete Company

Anualmente, a Omelete Company realiza uma pesquisa para traçar os hábitos de consumo do público geek. E o resultado da pesquisa de 2021 já foi divulgado e diz muito sobre como as marcas podem engajar essa comunidade e gerar mais oportunidades de negócio.

Para se ter ideia, a maior parte desse público tem até 34 anos — alô, Millennials! — e 58% deles pertencem às classes socioeconômicas B e C, o que indica um público com um poder aquisitivo mediano, mas muito disposto a investir em produtos geeks.

Mais de 80% deles vive em centros urbanos e pelo menos 86% deles afirmam saber inglês. Vale dizer que a rede social favorita desse público é o Instagram (74%) e 53% deles não possuem carro.

Conheça o Mundo do CX

Um público (muito) consumista

gráfico 2

Fonte: Omelete Company

Agora, quando o assunto é consumo… O público geek encabeça o grupo de consumistas. Isso porque 46% deles usam serviços de delivery pelo menos uma vez na semana (e isso é só o começo).

Quando o consumo é voltado para entretenimento e cultura pop, os números vão aumentando. 51% dos nerds assinam no mínimo três streamings ao mesmo tempo e tem o Spotify como aplicativo preferido — aliás, falando em música, esse público é bem chegado em um rock. Também surpreende que 84% deles consomem conteúdo geek todos os dias. E engana-se quem pensa que esse “conteúdo” é só de filmes e séries, viu?

Como todo bom nerd, a pesquisa mostra que a maioria esmagadora (95%) dos nerds leem pelo menos dois livros ou quadrinhos por mês! 47% deles também acompanham algum anime — animações japonesas —, sendo Naruto e One Piece os preferidos. Vale destacar que ao menos 65% desse público jogam videogames com frequência.

Leia mais: Quais são os esforços das empresas de games para a construção do metaverso?

No que tange experiência, esse é um público vidrado em uma boa jornada de compras, especialmente em eventos. 85% pretendem voltar aos encontros presenciais neste ano — uma oportunidade gigante para que as marcas façam presença e conquistem os nerds mesmo em setores não tão ligados à cultura pop.


+ Notícias

Big techs, gigantes do varejo e o público geek: conheça a fórmula do sucesso

Magazine Luiza anuncia compra da plataforma geek Jovem Nerd 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS