CX no ensino: Ydqus usa tecnologia para melhorar a experiência do aluno

Rossano Marques, da Yduqs, fala sobre gestão e a importância da tecnologia em Customer Experience no segmento educacional

Tempo de leitura: 3 minutos

28 de junho de 2022

Foto: Pexels

Educação sempre foi um desafio constante para o Brasil. Para pais, alunos e instituições de ensino, buscar o melhor nessa área requer esforço e investimentos para seguir em frente e, no melhor dos casos, deixar um legado para as gerações seguintes.

Na Yduqs, holding de tecnologia e serviços em educação, essa jornada tem sido exitosa há muitos anos. O entendimento de que o aluno não é somente a fonte da geração de receita, mas também o fullfillment da companhia construiu as bases de todo o sucesso da marca.

“Lá atrás, percebemos que tínhamos um grande espaço para melhorar um serviço muito bom que prestávamos. Foi aí que decidimos embarcar na transformação digital e os resultados foram aparecendo”, conta Rossano Marques, vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Yduqs.

Na Yduqs tecnologia entrega proximidade

Sobre o impacto da tecnologia no ensino e nos serviços prestados aos seus clientes e alunos, sobretudo no período agudo da pandemia, Marques conta que a tecnologia foi além do ensino e trouxe ainda proximidade para marca.

“A tecnologia permite o mesmo nível de relacionamento, com a mesma qualidade de entrega e a mesma proximidade. Os canais digitais passaram a suprir demandas com o mesmo nível de acolhimento, de compreensão e de empatia do canal presencial”, ressalta o executivo.

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Boas experiências em ensino é ir além do conteúdo

Sobre uma boa estratégia em Customer Experience (CX) para o segmento de ensino, Marques acredita que em educação o melhor caminho é “entender que você não está entregando só conteúdo para o aluno”. “É preciso entender o aluno como um todo. Todas as jornadas são muito importantes para a construção da experiência do aluno e qualquer empresa de educação tem que ter isso como foco”, destaca. Para ele, o maior erro que uma empresa do setor pode cometer é achar que já conhece o aluno. “O nosso consumidor é cada vez diverso e diferente. E a Yduqs abraça profundamente essa diversidade”, frisa.

ensino

Rossano Marques, vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Yduqs. Foto: divulgação Ydqus

Ainda sobre como é atender, transacionar e criar produtos e serviços para diferentes gerações de clientes, Marques destaca o fato de que o ensino à distância conseguiu chegar em locais e em populações que antes não eram absorvidas pelo ensino presencial. “Ainda existe aquele preconceito de que a tecnologia é só para o jovem. Mas não, essa ferramenta é também para um aluno da terceira idade. Por meio da tecnologia a Yduqs sempre tenta fazer um ensino mais inclusivo possível”, diz Marques.

Sobre inovação e futuro, Marques ressalta que a Yduqs seguirá investindo cada vez mais em novos canais e na personalização de seus serviços. “Queremos ser cada vez mais automatizados, mas, ao mesmo tempo, cada vez mais personalizados e individualizados. Com o uso de nossos modelos de Inteligência Artificial estamos evoluindo cada vez mais, até parecer que eu não estamos sequer usando tecnologia”, avalia Marques.

É por meio desse entendimento e toda essa tecnologia que a Yduqs foi um dos destaques no XXIII Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. Com esse know-how e visão de melhorias constantes, Marques vê o ensino como o principal motor de transformação da sociedade. “Nossa proposta é a de transformar o mundo pela educação. E isso não só através do conteúdo. Queremos que o nosso aluno esteja cada vez mais satisfeito com todo o serviço que as instituições de ensino da Yduqs conseguem entregar para ele”, conclui o executivo.

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