Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que esperar do comércio eletrônico no segundo semestre do ano?

O que esperar do comércio eletrônico no segundo semestre do ano?

Tecnologias ditam novas tendências e os e-commerces necessitam investir em soluções flexíveis e robustas para navegar a grande onda digital

Com a aproximação de importantes datas para o comércio brasileiro, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, paralelamente aproximam-se também as análises do que se esperar para o segundo semestre do ano, principalmente, no que se refere ao e-commerce.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Apesar do setor varejista ter voltado a focar esforços nos espaços físicos, uma pesquisa do Google em parceria com a Euromonitor, analisou que até 2025, o e-commerce crescerá cerca de 42% em território nacional, com o varejo sendo responsável por 39% desse crescimento total de vendas.

Além disso, segundo o estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 70% dos consumidores pretendem continuar comprando pela internet.

Por isso, estratégias omnichannel deixaram de ser um grande diferencial e passaram a ser o básico entre as empresas que procuram se destacar na acirrada competição digital. Saíram na frente nessa disputa as empresas que conseguiram possibilitar a criação de uma jornada de compra única ao integrar todos os pontos de uma operação de multicanalidade efetiva.

Para este semestre, com grandes datas sazonais à frente, os comércios eletrônicos precisam estipular processos sustentáveis e duradouros que se alinhem às novas tendências e novidades do mercado.

Por exemplo, tendências globais, como live e-commerce, têm ganhado força em território nacional e podem ser uma estratégia inovadora para marcas que queiram se destacar em importantes datas. Segundo a consultoria eMarketer, o formato deve movimentar mais de US$ 500 bilhões globalmente em 2022.

Leia mais: Live e-commerce une os “ingredientes” favoritos do consumidor para alavancar vendas

Neste sentido, as marcas podem utilizar plataformas de transmissão ao vivo, como o Kwai, que ampliam e diversificam o público-alvo, para realizar lives e vender seus produtos nessas datas importantes para o varejo brasileiro.

Com o crescimento exponencial do Marketing de Influência, esse modelo é uma poderosa receita que une influenciadores digitais ou artistas e grandes players do mercado. De acordo com o estudo do Business Insider, a previsão é de que, até o final de 2022, esse setor movimente cerca de R$ 79 bilhões.

O voice commerce é outra tendência que merece uma atenção especial dos varejistas: plataformas de pesquisa ajustaram seus algoritmos para compreender melhor as buscas por voz — o que abre um leque de possibilidades para SEO e, futuramente, processos que permitam toda a jornada de compra por voz.

Estar atento às necessidades do seu consumidor é somente uma parte dessa importante equação. Hoje, com as tecnologias ditando novas tendências e regras, os e-commerces necessitam investir em soluções flexíveis e robustas para navegar a grande onda digital que não quebra na areia.

*Ari Martire é Head de Sales do Kwai Brasil.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Artigos

Plataformas de vídeos curtos como estratégia alternativa de marketing para o setor musical

Mininovelas originais, a nova tendência em plataformas de vídeos curtos 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]