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Sempre de olho no consumidor (e nas redes sociais)

Sempre de olho no consumidor (e nas redes sociais)

A performance das redes sociais pode ser um indicativo interessante do que é tendência no atendimento ao consumidor moderno

Estar atento ao que é tendência nos hábitos de consumo é essencial para poder melhor atender às necessidades do consumidor. E isso pode significar, por exemplo, entender qual é a rede social do momento – ou não. Pensando no que é cringe, o Facebook, por sua vez, pode vestir a coroa. Dados de uma pesquisa da Insider Intelligence mostram que a base mensal de usuários está caindo nos EUA.

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Entre os principais motivos está a mudança geracional, que traz consigo novos comportamentos. E, ao mesmo tempo, há o surgimento de novas redes sociais que passam a ocupar a preferência que o Facebook uma vez teve. E por que isso importa? Comunicação e marketing.

Se a TV tem um forte lastro para a comunicação de marcas com o seu público, com a digitalização, uma marca que não está nas redes sociais, acaba perdendo uma importante parcela de possíveis clientes. Por outro lado, uma marca que está só em uma rede social em declínio, também não está aplicando a melhor estratégia.

Significa dizer que todos têm de migrar para o TikTok, Instagram, Kwai e redes derivadas de compartilhamento de vídeos curtos? Não. Primeiro porque a rede e a comunicação da sua marca precisam ter fluência. A comunicação precisa ser natural. E por outro lado, investir unicamente em ambientes digitais não pode ser inteligente se o seu público não consome nessas redes. Por isso a publicidade tradicional ainda tem a sua importância.

Ao mesmo tempo, é uma estratégia inteligente ficar de olho nas redes que estão surgindo. A BeReal, por exemplo, se vende como um anti-Instagram. E tem feito sucesso entre os membros da geração Z da Europa e EUA.

Com a premissa de que as postagens sejam feitas apresentando uma realidade mais factual, a BeReal oferece ferramentas que limitam o tempo de “edição” de fotos. Por que isso importa? Bom, não é novidade que o uso de redes sociais e a falsa ideia de perfeição têm sido uma questão a se debater pelo seu impacto na saúde mental das pessoas. Mas além disso, a BeReal reforça um traço que é marcante entre os zoomers: a autenticidade.

Os consumidores da nova geração buscam cada vez mais a genuinidade e a clareza na comunicação. E o ambiente virtual tem se tornado um espaço que as pessoas buscam para criar conexões e desabafar. É o que mostra o livro Tendências e Contornos da Sociedade de Consumo, da autora Cinthia Coelho. De acordo com a especialista, para as empresas, entender essa relação que o consumidor possui com a internet é um caminho para atendê-lo no centro, de fato.

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