A ascensão dos modelos de carro do futuro está cada vez mais próxima e palpável para o consumidor. E já dá para ter ideia de como é essa inovação: sem dúvidas elétrica, autônoma e conectada — por meio do uso da Internet das Coisas (IoT). A diferença de alguns anos atrás para agora é que, antes, a criação desses modelos era mero sonho e, hoje, é uma verdadeira realidade de mercado. Prova disso é a disputa entre a Ford e a Tesla, que lutam para conquista do posto de marca mais popular da América do Norte.
De acordo com um estudo da eMarketer, cada uma das marcas já controla um terço dos sistemas de carros conectados nos Estados Unidos e retiram cada vez mais conhecimentos das criações voltadas a esse setor. Logo atrás dela, representando 11% dos sistemas, vem a Atoto, um sistema Android.
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O resultado, para o consumidor, é a criação de carros cada vez mais modernos e eficientes com uma grande vantagem: ganha esse jogo quem investir melhor na experiência do cliente.
O carro do futuro não precisa ser o Tesla,
mas aquele que supera a expectativa do consumidor
Se olharmos no desenvolvimento dos carros elétricos e conectados, é de se notar que o que os tornou populares não foi só a sustentabilidade e economia de não usar combustível à base de petróleo, tão pouco a possibilidade de ter um GPS integrado ao sistema do carro.
O que fez Elon Musk o homem mais rico do mundo à frente da Tesla, na verdade, foi a sensação de surpresa: um carro que não só é elétrico, mas traz o design do futuro, é conectado com vários dispositivos inteligentes e, mais que tudo: é autônomo. Um carro que se dirige sozinho e tem apelo popular com as gerações mais novas, tal como os filmes do passado previam.
Na mesma linha, a Ford avança, mas com um sentimento diferente: o novo e o moderno com a nostalgia de uma marca muito tradicional no mercado. Ao mesmo tempo que ela inova com tecnologias semelhantes à Tesla, ganha terreno no campo da confiança com o consumidor — e segue investindo forte na experiência.
Segundo Uliana Torkunova, CEO da Let Me Park e talento do ano da Espanha, a corrida de hoje já não é mais sobre qualidade de mobilidade e sim de tecnologia dentro dos veículos. “Nós somos uma marca de tecnologia, na verdade, não tem mobilidade. E é isso que as grandes marcas no mercado hoje fazem, elas são marcas de tecnologia em prol do cliente. Isso muda muito o jogo”, destaca a executiva em entrevista à Consumidor Moderno durante o Web Summit Sevilla 2022.
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