Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a criatividade é potencializada por soluções digitais nas empresas?

Como a criatividade é potencializada por soluções digitais nas empresas?

Pandemia trouxe exemplos das melhores ferramentas e estratégias para inovar em tempos desafiadores; agora, soluções digitais também potencializam a criatividade nas empresas

Entre muitas outras coisas, a pandemia de covid-19 mostrou que tempos desafiadores exigem estratégias criativas. Por meio de soluções digitais esse potencial só aumenta. E mais: o período trouxe à tona que quem consegue utilizar a criatividade em momentos de inconstância, mudanças ou restrições, se dá melhor no mundo corporativo.

A afirmação poderia ser apenas uma constatação de quem passou e superou este período de crise mundial, mas ela é confirmada por alguns estudos. Segundo uma pesquisa da consultoria empresarial americana McKinsey & Company, por exemplo, as empresas que exploram criatividade e dados em conjunto crescem duas vezes mais do que as que não o fazem.

Já um levantamento realizado pela Adobe, chamado StateOfCreate, revelou que pessoas que se identificam como criativas possuem uma renda 13% maior do que as não-criativas. Aliás, são estes profissionais criativos os mais cobiçados no pós-covid. Pelo menos de acordo com um estudo feito pelo Future For Work Institute na Espanha, que confirmou ser a criatividade a característica mais demandada pelas empresas.

Para Adam Figueroa, diretor de marketing da Brandfolder, empresa de gestão de ativos digitais, nos últimos anos a criatividade se posicionou no centro do debate. Agora o desafio é saber utilizar as ferramentas corretas para colocá-la a favor do sucesso. Então, como fazer isso?

Conheça o Mundo do CX

Criatividade exige soluções digitais e as ferramentas certas

“Sob a perspectiva dos negócios, a mudança nas empresas veio com novos processos e tecnologias que tiraram os profissionais criativos de demandas operacionais, deixando-os livres para ocupar mais do seu tempo com o que fazem melhor: criar e inovar”, fala o diretor de marketing Adam Figueroa.

Por isso, para ele é tão importante a utilização das ferramentas corretas, uma vez que é preciso aproveitar todo o potencial inovativo destes profissionais, que podem realmente fazer a diferença nas organizações.

Um exemplo de como empresas se beneficiam das ferramentas digitais certas vem justamente da pandemia. Em um momento de desafios sem precedentes, nunca ficou tão evidente a necessidade de uma organização interna para o melhor funcionamento de equipes que, muitas vezes, não mais se encontravam presencialmente.

A diretora de marketing na empresa Quicksilver Scientific de suplementos médicos e de saúde, Celeste Hawthorn, conta que no seu caso a desorganização não só estava custando um tempo precioso à sua equipe criativa, mas afetando os ritmos dos times de CX e suporte.

A desorganização passava por não-padronização nos nomes dos arquivos, dificuldade em encontrá-los, falta de comunicação entre colaboradores e, no geral, tinha como problema elementar estruturas internas que foram construídas ao longo do tempo sem uma visão mais ampla do futuro da empresa e seus departamentos.

Adam Figueroa explica, então, que frequentemente esta modalidade de “tédio previsível” impede o processo criativo de acontecer. “Quando um profissional gasta tempo precioso procurando um arquivo ou em um retrabalho, a frustação pode bloquear qualquer nova ideia”, diz.

A funcionalidade central destes sistemas é tirar tarefas monótonas e administrativas da mão dos criativos, para que estes possam priorizar projetos estratégicos

Agilidade criativa como vantagem competitiva

Uma vez que o tempo para criar e inovar é tão valioso, quaisquer instrumentos que ajudem a otimizar as demandas burocráticas nas equipes de trabalho é bem-vinda. Assim, soluções digitais acabam sendo aliadas para as empresas que desejam apostar na criatividade.

Sistemas de gestão de ativos digitais ajudam a reduzir a desordem digital, a estruturar arquivos, tornando-os mais acessíveis para todo colaborador que poderá se beneficiar deles em um processo de criação, e a possibilitar rápidas transições de modelos de trabalho.

Na pandemia, essa agilidade foi fundamental, uma vez que equipes inteiras precisaram ser deslocadas para o home-office de maneira muito rápida. Com sistemas que organizam o acesso aos ativos, é possível ser mais produtivo em qualquer ambiente, sem pausas para uma readequação.

“Além disso, investir na gestão de ativos digitais dá uma vantagem competitiva, pois possibilita que qualquer parceiro trabalhe com fácil acesso a tudo que precisa, empoderando os envolvidos e trazendo mais resultados no longo prazo”, fala o diretor de produto na Brandfolder, Jim Hanifer.

Ele ressalta que a funcionalidade central destes sistemas é tirar tarefas monótonas e administrativas da mão dos criativos, para que estes possam priorizar projetos estratégicos. Neste sentido, lista algumas características que devem estar presentes nesta nova organização, como interface intuitiva, capacidade de automação, prioridade à experiência do cliente e parceiros da marca e presença de segurança digital.

Leia mais: Omnicanalidade: como ir além do conceito e aplicá-la nos negócios?

Soluções digitais são bem-sucedidas em tempos de crise

Para a empresa Quicksilver Scientific de suplementos médicos e de saúde, a adoção de soluções digitais na sua área criativa foi um ponto de virada. Não só as equipes melhoraram em eficiência, economizando até cinco horas semanais antes gastas em tarefas dispensáveis, como começaram a se sentir mais confiantes em seu conhecimento do produto e no atendimento aos clientes.

Com a organização interna, eles ficaram mais preparados para encontrar a mensagem certa para falar com o seu consumidor-alvo. “Foi possível trazer à tona o melhor do nosso trabalho ao encontrar todas as informações associadas ao produto que precisávamos para elaborar campanhas em um repositório central”, fala a diretora de marketing, Celeste Hawthorn.

Outras empresas internacionais também apostaram em soluções digitais em tempos de crise. A companhia aérea JetBlue foi um caso, usando gestão de ativos digitais para criar histórias que se conectassem com os consumidores. O resultado foi a campanha “We’ve got a plane for that” (Nós temos um avião para isso), que buscava despertar o desejo de visitar pessoas e lugares novamente após a pandemia.

Já a Everlast, marca de equipamentos e roupas esportivas, por meio de soluções digitais conseguiu segmentar as demandas de diversos varejistas, distribuindo coleções de produtos diferentes a cada um de acordo com o perfil. As informações para a construção da estratégia foram coletadas usando gestão de ativos digitais.

“Hoje, todos precisam inovar cada vez mais rápido. Sem uma fonte confiável de informações e organização digital, fica difícil se manter competitivo”, conclui o diretor de marketing, Adam Figueroa, diante dos cases de sucesso.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 


+ Notícias

Natura usa inteligência artificial para análise personalizada da pele 

Por que profissionais de marketing estão retornando à publicidade tradicional?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]