Pesquisar
Close this search box.
/
/
O Boticário é tech: como a tecnologia auxilia no crescimento da marca

O Boticário é tech: como a tecnologia auxilia no crescimento da marca

Saiba como o Grupo Boticário usa a tecnologia para entender o consumidor e redesenhar suas estratégias em Customer Experience (CX)

Redes sociais, tecnologia e comportamento. São esses os fios orientadores da estratégia de crescimento do Grupo Boticário? Segundo a companhia, o ecossistema de beleza é o segredo da evolução, pois é uma complexa cadeia que vai da indústria ao varejo multicanal, multinacional e multimarcas, que perpassa o negócio e envolve também parceiros, fornecedores e toda a sociedade.

São mais de 40 anos de história, mais de sete marcas de consumo, 4 mil lojas físicas no país, presentes no Brasil e em mais 15 países. Todo o aprendizado adquirido ao longo dos anos contribui para que os elementos sejam pensados de forma consciente e robusta para o alcance do sucesso responsável.

Pensando nisso, Liliane Bernardes Santana, diretora de customer excellence do Grupo Boticário, explica, em entrevista exclusiva ao Consumidor Moderno, os principais pontos para o avanço da marca.

Boticário e a tecnologia para entender o consumidor

Segundo a especialista, internamente costuma-se dizer que a inovação e tecnologia estão no DNA do Grupo Boticário, pois fazem parte de todo o modelo de negócio e são transversais ao ecossistema.

“Como o consumidor está no centro do negócio, temos investido em soluções para aprimorar constantemente os serviços e produtos oferecidos a eles, em busca de proporcionar a melhor experiência de beleza. Mesmo acreditando que a experiência é responsabilidade de todos, resolvemos, por exemplo, criar um time centralizado de user experience”, exemplifica Liliane Bernardes Santana.

Essa equipe está dividida em: Product Designer, UX Researcher, UX Analytics e Design OPS. Cada um exerce um papel fundamental na construção dos produtos digitais e na melhoria contínua da experiência para todos os elos da cadeia do Grupo Boticário: consumidores, franqueados, representantes e colaboradores.

“O time de product design está dedicado a cada um dos produtos digitais. Já o squad de research olha para a jornada como um todo, realizando pesquisas aprofundadas, discovery e manutenção da jornada do usuário. O time de UX Analytics garante a mensuração adequada dos dados de consumo dos produtos digitais”, pontua.

“Já a equipe de OPS tem a missão de garantir que o design system (que é a nossa biblioteca de componentes) esteja pronto para atender à construção ou evolução de qualquer produto digital, fazendo melhores práticas de design e desenvolvimento, sem deixar de lado o foco em acessibilidade, que é um compromisso do Grupo”, afirma a executiva.

A companhia possui as mais avançadas inovações e tecnologias disponíveis no mercado para desenvolvimento e testagem de produtos, garantindo que os desejos e necessidades do consumidor estejam sempre em primeiro lugar.

Mesmo durante a pandemia, nos últimos três anos foram investidos mais de R$1,2 milhão em tecnologia para perfumaria (em projetos, como Nariz Digital, o Olfatômetro e de durabilidade de fragrâncias (lasting)), estrutura de neurociência, laboratório de métodos alternativos, entre outras ações. O resultado desses movimentos, por exemplo, é que cerca de 30% do faturamento de 2021 foi proveniente de novos lançamentos (produtos lançados há menos de um ano).

A pandemia de Covid-19 acelerou as mudanças de comportamento do consumidor, que está cada vez mais conectado ao universo digital, continua buscando excelentes produtos, serviços e, principalmente, de marcas socioambientalmente.

Em consonância, o Grupo Boticário desde sua fundação, há 45 anos, sempre teve uma relação próxima com os consumidores. “Estar próximo e conectar pessoas a soluções personalizadas permite entender os desejos dos clientes, o que contribui para que as áreas da empresa possam buscar melhorias com foco em produtos, comunicação, atendimento ao cliente e outras frentes em que atuamos”, salienta a diretora de customer excellence.

Novas demandas e os principais desafios

Pelo fato de o Grupo Boticário ser um conglomerado multimarcas e multicanal, acredita que o futuro é omnichannel. Por isso, consegue atender o consumidor onde e quando ele quiser. No último ano, por exemplo, foram realizadas diversas aquisições e implementações a fim de continuar a jornada de construir o melhor e maior ecossistema de beleza do mundo.

“Dentro da nossa estratégia esteve a aquisição da Equilibrium, startup de orquestração e inteligência logística digital, com o objetivo de fortalecer nossa estratégia de omnicanalidade para realizar entregas mais rápidas. Implementamos modelos de previsão e segmentação de chamados em nossa central de atendimento ao cliente, garantido melhoria significativa no contact rate e na satisfação de nossos consumidores”, coloca o Grupo Boticário.

Além disso, a omnicanalidade é uma estratégia consolidada para a organização, que percebe que os consumidores são mais engajados, frequentes e possuem maior poder com os avanços e investimentos que têm sido realizados em busca de aprimorar ainda mais a experiência, que é um dos grandes desafios: continuar aprimorando serviços e produtos, e antecipando tendências em busca de atender às necessidades dos clientes.

Prova disso é que o grupo registrou faturamento recorde de R$ 18,1 bilhões em 2021, crescimento de 14,7% em comparação ao ano anterior. Em 2020, o faturamento da empresa foi de R$ 15,7 bilhões, alta de 2,6% em relação a 2019.

O acelerado e histórico resultado se deve principalmente à integração e complementaridade entre os canais, com destaque para vendas digitais (e-commerce) que cresceram 33% em 2021 frente ao ano anterior. Os avanços em digitalização e inovação também contribuíram positivamente para a estratégia omnicanal da empresa.

Esse desempenho acompanha o aumento significativo dos consumidores das sete marcas do grupo em seus mais diferentes canais. Em 2021, a base ativa de clientes (compradores distintos no ano) cresceu 9,2% frente a 2020, o que corresponde a 1,6 milhão de novos brasileiros consumindo produtos da empresa no último ano.

Em relação às categorias, os novos hábitos de consumo que surgiram na pandemia intensificaram os resultados de cabelos e cuidados pessoais, que cresceram 32,5% e 22,5%, respectivamente. Já a categoria de maquiagem apresentou sinais de retomada no 4º trimestre de 2021 devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e à flexibilização do distanciamento social.

Em make, as marcas de consumo O Boticário e Quem Disse Berenice? expandiram sua penetração nas lojas físicas e em venda direta, e no primeiro trimestre de 2022, já apresentaram ganhos significativos, com crescimento nas vendas de até dois dígitos frente a igual período do ano anterior.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 


+Notícias

Henkel lança primeiro e-commerce da marca fora da Alemanha no Brasil 

WhatsApp como estratégia de marketing: como fazer corretamente? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]