Bolhas de conteúdo no TikTok e o caminho para engajamento nas redes

TikTok oficializa sua rede de discussão e dicas em literatura, o “TikTok Book Club”, e reforça como as bolhas de conteúdo são uma ferramenta importante de engajamento nas redes

Tempo de leitura: 3 minutos

1 de agosto de 2022

Foto: Pexels

“Bolhas de conteúdo” pode ser uma maneira de descrever como certos grupos e nichos de assuntos se conectam dentro de uma determinada plataforma. Recentemente o TikToK evidenciou a importância desse movimento dentro de sua rede e oficializou o “BookTok” como o lançamento do “TikTok Book Club”.

Nos moldes de um “clube do livro”, o TikTok Book Club é um espaço onde os produtores de conteúdo sobre literatura ou amantes de livros no geral se conectam dentro do TikTok. De acordo com publicação oficial da rede ele “servirá como um espaço virtual para a comunidade TikTok discutir novos títulos juntos”.

Ao que tudo indica, um novo livro será anunciado mensalmente na plataforma e o usuário poderá participar da leitura e compartilhar opiniões. Já a hashtag #BookClub no aplicativo irá facilitar o compartilhamento de conteúdo.

Leia mais: Copa do Mundo e Twitter: sua marca está preparada para esse jogo? 

Os “booltokers”, já engajam uma comunidade consideravelmente grande dentro da rede. O tema já é responsável por quase 65 bilhões de visualizações dentro do TikTok.

São produtores de conteúdo que estimulam seus seguidores a conhecer mais do universo da literatura. Os BookTokers podem ser novos autores detalhando sua jornada de escrita ou usuários postando diversas resenhas e dicas para quem busca uma nova leitura.

No mês de julho, o livro escolhido pelo TikTok Book Club é “Persuasão“, de Jane Austen, um romance clássico escrito por volta de 1816, que já teve sua adaptação para as telas produzida pela Netflix.

Ressignificando um formato tradicional

De acordo com a NPD Bookscan, o mercado de livros nos EUA observou um aumento de 9% nas vendas de livros no último ano. Segundo analistas da entidade, o fato de jovens estarem utilizando as redes sociais como o TikTok para fomentar a literatura foi decisivo para esse crescimento.

Para se ter uma ideia, o gênero de ficção para adultos liderou o crescimento das vendas por lá em 2021. O montante foi um aumento de 25% em relação ao ano anterior, segundo a NPD Bookscan. “É Assim que Acaba”, romance de Colleen Hoover, vendeu no mercado americano mais de 770 mil cópias só em 2021. O livro foi publicado em 2016, porém, analistas da NPD afirmam que esse novo interesse pela obra deve muito ao ressignificado que as “bolhas de conteúdo”, como o “BookTok” dentro do TikTok desencadearam para o sucesso de suas vendas.

Esse é um exemplo de como o poder de uma plataforma de vídeo – supostamente criada para entretenimento – pode recriar mercados,engajar um público consumidor muito amplo e ressignificar um formato tradicional de produto.

Esse movimento formalizado com o “TikTok Club Book” também possibilita, entre outras atividades, que alguns “BookTokers” adicionem links de parceiros às suas contas, onde seus seguidores podem comprar os livros que eles comentam. Além de iniciativas como códigos de desconto para livrarias e listas pessoais de livros desejados dentro da Amazon. São atividades dos “BookTokers” que completam esse ecossistema de incentivo à leitura e, claro, de conexão com o mercado tradicional de livros.

Conheça o Mundo do CX 

Insight no TikTok

É interessante perceber como essas “bolhas de conteúdo” têm a capacidade de criar rapidamente um número de seguidores e colaboradores muito grande. Elas surgem da iniciativa dos próprios usuários e direcionam – e redirecionam – não só comportamentos dentro das redes, mas a própria rede em si.

Como vimos as bolhas e suas tribos têm um potencial enorme para marcas, negócios e mercados. São um termômetro real para acompanharem tendências e testar seu poder de relacionamento e engajamento com esses públicos. E a sua marca, já pensou em criar ou fomentar uma bolha de conteúdo dentro de uma rede social?

Assine a nossa newsletter e receba os melhores insights sobre experiência do cliente  


+ Notícias

Como o TikTok pode impulsionar pequenos e médios negócios? 

Metaverso e a avatarização da influência 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS