Experiência de consumo: Dia dos Pais além do presentear

Boticário investe em experiência de consumo para estender jornada dos clientes e aumentar as vendas no Dia dos Pais

Tempo de leitura: 3 minutos

1 de agosto de 2022

Foto: Pexels

Além de surpreender os papais, o Boticário quer propiciar experiência de consumo que dure na memória mais do que o presente. Junto com a campanha de Dia dos Pais, a marca lançou uma plataforma para resgate de benefícios. A ideia foi oferecer soluções inovadoras, reunindo uma curadoria de experiências.

Algumas categorias dessas experiências de consumo que estarão disponíveis são: cuidados pessoais com desconto em produtos selecionados no e-commerce, cursos online na área de gastronomia & bebidas; exercícios e experiências fitness com opções de treino e meditação, recordações especiais com produtos personalizados, e streamings como experiência de entretenimento.

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Plataforma de experiência do consumidor

A aposta na plataforma traz um diferencial para o consumidor que acaba presenteando em dobro e estende a jornada do cliente para além do momento. Isso é especialmente valioso para uma marca como o Boticário.

Segundo uma análise de penetração elaborada pela Kantar em 2021, 56% dos consumidores que tiveram contato com a marca foram presenteados com produtos. Por isso, a aposta na plataforma é também no intuito de gerar mais um diferencial para o consumidor que está escolhendo uma opção para surpreender com o presente do Dia dos Pais.

Leia Mais: O que faz uma experiência de compra ser atraente?

Segundo Fernanda Gabrielli, diretora da Categoria Gifts Grouper, a proposta de levar experiências de consumo junto com a jornada de compra na categoria de presentes é inédita no mercado brasileiro.

“Além de oferecer as melhores opções de presenteáveis para datas comemorativas, queremos que o presenteado tenha uma jornada de consumo que não acaba quando ganha o presente – ao contrário, começa”.

Dia dos Pais deve movimentar R$ 24 bilhões

Perfumes e cosméticos correspondem à 37% das intenções de compra para o Dia dos Pais este ano, de acordo com uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Só ficam atrás de opções de vestuário, que têm 54% das intenções, mas na frente de calçados (35%) e acessórios (25%).

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Pelo menos 63% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano, o que deve movimentar R$ 24 bilhões. O número de consumidores que não pretendem comprar um presente este ano cresceu 6% em relação ao ano passado, de 21% para 27%.

A boa notícia para as empresas que pretendem lucrar com a data é que, mesmo com essa redução, a intenção de 34% dos consumidores é gastar o mesmo valor que no ano passado e 29% mais do que em 2021. O ticket médio dos presentes este ano, ainda segundo a pesquisa da CNDL/SPC Brasil, é de cerca de R$ 235.

A cifra está na média das opções de presentes oferecidas pelo Boticário, que este ano lançou 14 kits de edição limitada, com valores entre R$ 99 e R$ 389.

Inovação aliada da experiência para conquistar o consumidor

O benefício de experiência em que a marca aposta este ano pode ser resgatado em um aplicativo específico, Mais Presente Boticário, somente com a identificação do QR Code do kit e o cadastro. A proposta garante mobilidade na experiência do cliente, que pode aproveitar essa extensão de jornada em qualquer lugar do país.

A iniciativa do Boticário está alinhada com o diferencial que os consumidores buscam em sua jornada de compra. O Núcleo de Pesquisas do Sindilojas (Sindicato de Lojistas de Porto Alegre) perguntou aos consumidores gaúchos como os lojistas poderiam ajudar na decisão de compra. Mais de 46% responderam brindes e logo atrás, com 44,3% das menções, benefícios para pagar.

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Também de acordo com o levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, 39% dos consumidores são influenciados na decisão de compra neste Dia dos Pais pelas promoções e descontos. Fator que só ficou atrás do quesito preço (50%) e qualidade do produto (42%).

Segundo o estudo da CNDL/SPC Brasil, oito em cada dez entrevistados (79%) pretendem realizar a maioria de suas compras nos canais off-line. Porém, as compras pela internet continuam a ter destaque na preferência dos consumidores. São 43% dos consumidores que pretendem comprar a maior parte dos presentes na internet, especialmente em sites (70%) e aplicativos (64%).


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