Pesquisar
Close this search box.
/
/
Banco Inter dá dicas de como alcançar excelência no atendimento ao cliente

Banco Inter dá dicas de como alcançar excelência no atendimento ao cliente

Sistema de metas e autonomia de colaboradores se refletem em melhora em índices de satisfação do atendimento

Com uma plataforma digital configurada horizontalmente, o banco Inter dividiu o mapeamento da experiência do usuário em diferentes processos para identificar os pontos positivos e negativos. A aplicação do conceito Human Centered Design no desenvolvimento dos produtos busca abranger as mais diferentes situações e garantir excelência no atendimento ao cliente.

Para manter os times afiados, o banco Inter trabalha com treinamentos periódicos para conhecerem o padrão de acolhimento e o nível de engajamento desejado para solucionar as demandas dos clientes, além de passarem pelas capacitações de produtos.

Guestologia: arte e ciência com a mão na massa

A arte e a ciência de conhecer e entender os clientes ganhou um termo cunhado pela Disney – guestologia – que foi apropriado pelo Inter. O banco passou a realizar mensalmente um evento em que todos os colaboradores fazem o atendimento ao cliente ao vivo e tratam dos assuntos relacionados às suas respectivas áreas de negócio. Os clientes podem ser atendidos no chat até mesmo pelos executivos.

A experiência tem ajudado a equipe a se colocar na pele dos clientes, e perceber melhor suas dores e expectativas dos mais diferentes perfis e classes sociais.

Canal de atendimento em libras: acessibilidade na prática aumenta engajamento

Como medir qualidade de atendimento ao cliente

Mas a principal ferramenta em que a busca pela excelência no atendimento se baseia é a análise de dados. O NPS é o driver único de qualidade. No Inter, esse indicador é medido por jornada com uma abordagem dissociada da visão vertical de segmentação. Para Newton Marques Júnior, Superintendente de Customer Journey do Inter, “ isso traz insights valiosos à medida que os clientes atingem pontos de contato relevantes na régua de relacionamento”.

A estratégia para simplificar a vidas das pessoas foi a digitalização de autosserviços em alta escala, com o desafio de manter o toque humanizado nas interações em todos os canais de atendimento com acesso fácil e rápido aos especialistas via chat ou telefone. E à medida que os clientes intensificam esse engajamento, seus serviços passam a ser gerenciados por supervisores.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Esses profissionais acompanham a resolução agregam valor ao desenvolver um relacionamento mais próximo no atendimento ao cliente que pode inclusive extrapolar os canais oficiais e acontecer em, por exemplo, vídeo conferência, WhatsApp e e-mail. Para que essa personalização aconteça efetivamente as equipes são treinadas para identificar o perfil de cada cliente para acertar no alvo.

“Durante todo o ciclo de vida, outerloops são utilizados pelos owners de negócios para melhoria contínua dos produtos e serviços”, explicou Marques Junior.

Para entender melhor:

Outer Looper é o processo externo do fechamento do ciclo de atendimento. Essa personalização envolve tanto analisar os dados de feedback do cliente quanto os dados e informações de outros pontos de contato com o consumidor.

Leia Mais: Como colocar o cliente no centro e ir além

Cultura de Human Centered Design

Colocar o cliente no centro é entender que não será possível agradá-lo sempre. Para que a experiência do cliente continue a ser satisfatória é preciso ter agilidade para contornar atritos e manter a relação. No Inter, todas as interações são monitoradas em tempo real por modelos de interaction analytics. Ainda com o treinamento dos colaboradores e do analytics a detectar eventuais sinais de fricção no atendimento ao cliente.

Segundo Superintendente de Customer Journey do Inter, “quando isso acontece as chamadas são automaticamente para a nossa mesa de especialistas de Customer Success. Nos casos em que a solicitação não é plenamente atendida, o que prevalece é a nossa transparência, demonstrando que percorremos todas as instâncias possíveis de solução”, ilustrou Marques Júnior.

Conheça o Mundo do CX

Desde 2021 o banco tem um programa institucional anual com metas para todos os colaboradores atreladas às políticas de incentivo. O objetivo é resolver ciclicamente os principais problemas com a digitalização das soluções e oferecer um atendimento ao cliente o mais autônomo possível.

Para que o programa funcionasse, o primeiro desafio foi a construção de KPIs para garantir o comprometimento de toda a organização, que ao mesmo tempo fossem métricas de fácil entendimento para todos os colaboradores.

A tecnologia à serviço do atendimento

Para chegar mais perto desse objetivo o Inter investe em inteligência artificial, com componentes de machine learning aplicados ao roteamento inteligente de demanda, de acordo com o perfil dos clientes, qualificação da demanda e nível emocional de cada interação.

Já as ferramentas de colaboração são usadas para garantir instantaneidade nas comunicações na entrega do serviço, com a coleta imediata de feedbacks sobre os conteúdos do atendimento ao cliente e todas as suas demandas em um worflow único.


+ Notícias

Troca e reembolso definem decisão de compra para 95% dos brasileiros

WhatsApp no meio empresarial: o poder da mensagem para engajar o cliente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]