Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como está a maturidade da tecnologia bancária no Brasil?

Como está a maturidade da tecnologia bancária no Brasil?

Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária chega à sua 30ª edição e explora os desafios e as tendências em tecnologia para o setor bancário em 2022

A maturidade da tecnologia bancária no Brasil é tema da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2022. O estudo chega à sua 30ª edição e explora o estágio atual, os desafios e as tendências em tecnologia para o setor bancário brasileiro neste ano.

Uma pesquisa que contou com 90% dos ativos da indústria bancária no País, com diversos executivos entrevistados, além de informações de dados públicos e de pesquisas da Deloitte.

Entre a demanda do consumidor por serviços e produtos cada vez mais digitalizados, a prevenção e prontidão para atender ao Open Finance, a rápida implantação de Cloud e o crescimento explosivo de APIs, somado a multiplicação de parceiros no ecossistema de negócios, aumentaram a complexidade operacional dos bancos hoje, segundo o estudo.

Conheça o Mundo do CX

Não basta apenas investimentos grandiosos em tecnologia e em qualificação de colaboradores, um banco deve ter uma proposta de valor que proporcione uma melhor experiência de serviços e produtos para seus clientes 

Um setor em evolução contínua

Por outro lado, é fato que o setor bancário sempre esteve em uma evolução tecnológica contínua, e neste cenário, o estudo corrobora, sobretudo, o comportamento dos consumidores, que intensificaram a realização de transações em tempo real, especialmente por aplicativos ou ferramentas de mensagens instantâneas, como Pix.

Essa dinâmica, segundo a FEBRABAN, aumentou a expectativa em torno da velocidade, disponibilidade, segurança e eficiência em relação aos serviços bancários. Hoje, para atender essa demanda, não basta apenas investimentos grandiosos em tecnologia e em qualificação de colaboradores, além disso, um banco deve ter uma proposta de valor que proporcione uma melhor experiência de serviços e produtos para seus clientes.

91% dos bancos entrevistados decidiram alavancar canais digitais como principal meio de relacionamento e forma de entregar melhor experiência ao cliente

87% afirmam que a alta expectativa do cliente em relação aos canais digitais e sua usabilidade impulsionaram a digitalização do banco

tecnologia
Imagem: (FEBRABAN)

O que é prioridade em tecnologia para os bancos em 2022?

De acordo com as análises do estudo da FEBRABAN, tornou-se então padrão proporcionar uma melhor experiência para os clientes nos canais digitais. Além da eficiência através da digitalização das operações. Isso tudo tem levado o setor a explorar uma série de temas que complementam as estratégias de investimentos em tecnologia para este ano.

Boa parte dessas prioridades buscam alavancar ainda mais os canais digitais e suas capacidades de relacionamento e geração de negócios. O estudo evidencia que essa agenda tecnológica é de cada banco e depende de seu legado, do estágio de evolução atual, do segmento de atuação e da estratégia de cada instituição financeira. Porém, alguns temas são coincidentes entre as instituições, abaixo você confere os principais:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – Serviços financeiros é uma das indústrias com o maior volume de clientes e dados. O setor bancário então é pressionado a fornecer uma hiperpersonalização de serviços, produtos e preços para todos os segmentos, com experiências imediatas, fluídas e personalizadas. Nesse ponto, a Inteligência Artificial tem a capacidade de melhorar a eficiência, aumentar a diferenciação e influenciar a experiência do cliente, sendo uma das principais apostas dos bancos para 2022, segundo o estudo.

AUTOMAÇÃO – Eficiência operacional sempre estará na agenda dos bancos, por isso, a automação é relevante. De acordo com o estudo da FEBRABAN, simplificação e a redefinição de processos tradicionais via automação ou robotização podem levar a ganhos de eficiência, de controle e segurança. Atrelado a isso, há uma redução de tempo e volume de documentos e de erros em atividades operacionais das instituições.

CLOUD – A adoção e a implementação da nuvem no ecossistema bancário é um tema recorrente. O Cloud permite transcender restrições, alcançando maior agilidade que pode ser usada para reimaginar e transformar a forma como os negócios operam. Segundo o estudo, os diversos players da indústria bancária estão em estágios diferentes. Há bancos com aplicações nativas em Cloud. Outros remanufaturando o legado para migrá-lo. E há aqueles que por estratégia trabalham em instâncias híbridas dependendo da demanda de processamento.

SEGURANÇA E PRIVACIDADE OS DADOS – Segundo o estudo, praticamente todos os executivos entrevistados mencionaram que segurança cibernética está na agenda de tecnologia para 2022. Prevenir ataques cibernéticos e aumentar a prontidão e a velocidade de resposta e de recuperação são prioridades. Especialmente em um contexto de compartilhamento de dados no Open Finance.

OPEN FINANCE – A competitividade do setor exige que as instituições tomem decisões cada vez mais rápidas e eficientes. Diante do alto volume de dados da indústria, o estudo revela que a adoção de estratégias e práticas que tornem a captura e utilização desses dados mais efetivas é visível no setor. Para os entrevistados, o Open Finance é a realidade que possibilita o aumento da interoperabilidade do ecossistema financeiro à medida em que cria um ambiente seguro de compartilhamento de dados e possibilita novas oportunidades de negócios e maior geração de valor.

TRANSFORMAÇÃO DA TI – O estudo aponta, que os bancos têm percebido que para transformação digital ocorrer de maneira efetiva são necessárias mudanças de dentro para fora. Conhecimento, valores, cultura, modo de operar e servir são os pontos principais. Para isso, é necessário um time com conhecimentos técnicos e de negócios, inserido em uma cultura focada na agilidade, centralidade do cliente e produtividade.

Continue acompanhando outras análises, conteúdos e outros pontos sobre a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária pela hashtag #FEBRABAN2022.

Assine nossa newsletter e receba as principais notícias da experiência do cliente 


+ Notícias

Bastidores e caminhos de uma jornada omnichannel eficiente 

WhatsApp no meio empresarial: o poder da mensagem para engajar o cliente 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]