Pesquisar
Close this search box.
/
/
O valor do Beyond Banking na experiência do cliente com bancos

O valor do Beyond Banking na experiência do cliente com bancos

FEBRABAN TECH analisa o momento do beyond banking no país e como esse conceito agrega inteligência e impulsiona a experiência dos clientes com serviços financeiros

Entre os temas abordados na FEBRABAN TECH 2022, um deles chamou a atenção: “beyond banking“. Também chamando de “superapp“, esse conceito vem sendo visto como uma estratégia de sucesso adotada pelos bancos e fintechs, que  propõem um novo modelo de serviços financeiros pensado nas necessidades de seus clientes.

Por meio de investimentos tecnológicos e parcerias, o setor passa a expandir seu portfólio para além do universo financeiro tradicional dos bancos. O beyond banking então agrega soluções que vão desde marketplaces até ofertas que visam aprimorar o estilo de vida do usuário.

Para debater o tema, o FEBRABAN TECH apresentou o painel: “Muito mais do que banco: A evolução do Beyond Banking no Brasil”. O debate contou com Nathalia Britto (Santander), Pedro Bramont (Banco do Brasil), Ray Chalub (Banco Inter) e Tiberio Caio Boff Zortea (Caixa).

Conheça o Mundo do CX

A transformação dos bancos pelo Beyond Banking

Para os convidados do painel foi unânime a constatação de que estamos no começo desse movimento no Brasil, porém, ele está transformando rapidamente a forma como enxergamos os players financeiros no país e, sobretudo, a experiência do cliente com bancos.

Segundo Ray Chalub “é natural e coerente que a indústria financeira seja desbravadora em beyond banking”. “Hoje fornecer uma vida financeira completa para os clientes é uma missão do Inter”, pontua Chalub.

Para Natália Brittto, se trata de uma “oportunidade para novos negócios, onde o beyond banking deve ser uma estratégia centrada no cliente”, diz a executiva do Santander. Nesse sentido, Natália destaca o Grupo Santander, onde mais de 35 empresas trazem uma oferta de valor que vai além do banco tradicional.

“Beyond banking, é criar uma oferta que vai além do financeiro 

“No setor imobiliário, por exemplo, atuamos desde o início da jornada do cliente com o sonho do imóvel. Desde a identificação do imóvel com nossos parceiros até o crédito em si. E, posteriormente, em tudo aquilo que complementará esse objetivo do cliente. Isso é beyond banking, é criar uma oferta que vai além do financeiro”, frisa Natália.

beyond banking
Imagem: FEBRABAN TECH 2022

Beyond banking é conexão de propósitos

Para Tiberio, o conceito de beyond banking deve “conectar o propósito do cliente com a instituição financeira, e deve estar dentro do dia a dia do cliente”. Com 113 milhões de contas, certamente a Caixa tem uma audiência enorme para essa conexão e desenvolvimento de novos serviços e produtos.

Segundo Tiberio esse conceito deve trazer também segurança e confiabilidade na instituição. “Segurança é um ponto e o desafio é saber aproveitar essa audiência e atender o cliente da forma que ele precisa”, explica Tiberio. “Para isso precisamos sair do modelo tradicional e entender as preferências de cada cliente”, destaca.

Integração: ponto-chave em beyond banking

Integração de serviços e canais de relacionamento é um ponto sensível em beyound banking. Nesse contexto, Pedro Bramont, do BB, entende que a melhor integração é que permite a criação da melhor oferta e do melhor auxílio para os clientes.

Nesse sentido Pedro destaca: “Todo produto tem vocação para ser uma plataforma”, diz o executivo sobre essa característica em beoynd banking, de ser uma plataforma de novos serviços. Complementando o raciocínio, Pedro conclui: “e não existe beoynd banking sem parceria”.

Essa unificação para o atendimento também foi destacada pelos convidados como pilar importante em beyound banking. Para Ray Chalub, do Inter, o segredo é antecipação. “Integração de canais de atendimento realmente é um desafio no beyound, mas, o ponto aqui é ser preditivo”, diz.

Se fossemos resumir o que é beyond banking ele seria uma camada de inteligência no setor financeiro

Beyond banking é sobre inteligência financeira

Ao final do painel, fica nítido que o conceito de beyond banking está revolucionando o mercado para bancos no Brasil. Mais do que ofertar crédito, essas instituições agora aliam solidez com o desenvolvendo de novos serviços atrelados à vida financeira de seus clientes. Parcerias determinam as possibilidades e o olhar e ouvidos atentos à preferência de seus clientes se sobrepõem na criação de novas estratégias. Se fossemos resumir o que é beyond banking ele seria uma camada de inteligência no setor financeiro.

Já sobre o futuro e os limites desse conceito, os executivos entendem que tudo é uma questão de avaliação. Como bem conclui Tiberio: “o foco não e fazer tudo, mas entender qual será o próximo passo”.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 


+ Notícias

Porto Seguro lança cartão que tem a alma e o coração dos carros de Fórmula 1 

Ouvir, analisar e reagir: hiperpersonalização leva a sucesso dos negócios 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]