Pesquisar
Close this search box.
/
/
Você conhece a rede Snack?

Você conhece a rede Snack?

O aplicativo Snack é uma espécie de TikTok combinado com Tinder e reforça o poder da geração Z

Os millennials estão ficando para trás quando se trata de estar no foco do marketing. A geração Z é o público preferencial de muitas startups que prometem revolucionar a relação com a internet, inclusive as amorosas. A partir de como os jovens consomem conteúdo é que a Snack, app canadense de relacionamento, foi lançado em 2021.

Apesar de mais conhecido nos Estados Unidos e Canadá, o aplicativo une o TikTok com o Tinder. É uma nova forma de primeiros encontros ou “primeiros vídeos”, como a própria empresa descreve na plataforma.

Por meio de vídeos curtos, os usuários se conhecem, podem se dar likes e assim chamar para um encontro virtual. Além de permitir pessoas com até 35 anos, toda a tecnologia foi criada de maneira colaborativa com os zoomers e pautada em um modelo de negócio ao qual incentiva a educação financeira dessa galera, que pode subsidiar a startup comprando ações.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Como funciona o Snack?

O aplicativo de namoro móvel para IOS combina o algoritmo FYP do TikTok com a rolagem infinita do Tinder, permitindo que os usuários postem vídeos. A descrição do Snack explica o motivo da escolha: “Quer se divertir namorando novamente?

Bem-vindo ao Snack, o aplicativo de namoro gratuito dedicado ao compartilhamento de vídeo (ou video-first); conhecer pessoas reais, mostrando o verdadeiro você”.

As pessoas podem se cadastrar com a conta Apple, do TikTok ou pelo número do celular. Depois, elas precisam selecionar algumas informações e interesses e criar seus perfis publicando vídeos. Pode-se considerar o Snack como inclusivo, já que apresenta opções para identidades de gênero não binárias e seleções de gênero individuais que podem ser atualizadas a qualquer momento. Essa é uma importância para os centennials – como também são conhecidos os membros da geração Z – que formam o grupo menos homofóbico e transfóbico do século XXI.

Leia Mais: Geração Z: os grandes influenciadores do consumo moderno

O The Gen Z Fashion Report, da UNIdays, empresa global que disponibiliza descontos a universitários, aponta que 65% dos zoomers afirmam que a experiência de compra de roupas on-line seria aperfeiçoada se disponibilizasse a opção “gênero neutro”.

Outro ponto interessante e que difere da maioria dos outros apps de relacionamento é que a idade mínima é 18 e a máxima é 35 anos. É isso mesmo, Snack é para a Geração Z e os millenials mais jovens. Outra diferença é que não há biografia ou informações básicas, como nível de educação, emprego, tendências políticas e altura, expandindo a bolha para além de taxações ultrapassadas.

O engajamento se dá por meio do famoso like nos vídeos, que destrava as mensagens diretas, quando o curtir vem de ambos os lados. No entanto, a reclamação de vários usuários é que o encontro só ocorre se as pessoas convidam amigos para a plataforma. “Eu sinto que deveria ser possível ver quem combinou comigo e poder falar com essas pessoas sem convidar outras. Prefiro assistir um anúncio a ter que distribuir convites”, comenta o usuário Devin Hanlan, na classificação do app na Loja Apple.

Os vídeos possibilitam que os usuários mostrem seus interesses e estilo de vida, além de suas personalidades de uma maneira diferente das fotos estáticas. “Nos despedimos da maneira como seus pais namoraram (fotos enganosas e instruções escritas) e nossos olás para a maneira como a GenZ realmente se conecta e vibra”, explica a descrição do app.

Leia Mais: Estudo aponta quais redes sociais influenciam “millennials” e “zennials” na hora da compra

O algoritmo da plataforma é trabalhado em conjunto com as necessidades dos centennials. Assim, o aplicativo prioriza uma boa experiência digital, evitando o famoso ghosting – o “desaparecimento” proposital da pessoa. A tecnologia detecta e esconde perfis que têm potencial para o sumiço, evitando o desconforto emocional de quem fica e pode, por conta do abandono, desistir do app.

Como o Snack nasceu?

As redes sociais podem trazer bons insights para mentes brilhantes como da canadense Kim Kaplan, consultora de startups de tecnologia e fundadora da Snack. Isso porque a CEO, no final de 2019, acompanhando os feeds viu uma mulher tentando arranjar namorado pelo TikTok. Esse tipo de conteúdo fez com que nascesse uma semente de um potencial negócio.

A canadense já tinha experiência com empresas de apps de relacionamento e por isso começou a pensar em como viabilizar o projeto. O financiamento veio de grupos investidores de marcas destinadas a Geração Z e, a partir de então, criou uma equipe, buscou realizar pesquisas com os jovens e lançou o app em fevereiro de 2021.

Ao invés de contratar uma agência, o app foi construído em crowdsourcing com os zoomers. O nome Snack, inclusive, foi ideia de um casal da geração Z dada durante um dos grupos focais. O logotipo, que é um pretzel em formato de coração, foi criado em uma competição remunerada de design no TikTok.

De acordo com a comunicação do aplicativo no Twitter, em setembro de 2021, o Snack foi o décimo app de relacionamento mais baixado nos Estados Unidos e atingiu 2,5 milhões de minutos de vídeos assistidos no mês de julho do ano passado. Atualmente, a classificação dada pelos usuários na Loja IOS é de 4.1, sendo que 5 é o máximo.

Anjos zoomers

“A Geração Z é incrivelmente disruptiva e inovadora”, diz Kim Kaplan, em entrevista para Business Wire. “Eles não são apenas TikTokers influenciando nosso estilo e vocabulário, são criadores apaixonados que em breve dominarão o mundo das startups e, o mais importante, o Snack, o mundo do namoro. Se queremos construir uma marca de sucesso para a Geração Z, não há melhor maneira de fazer isso do que ter membros da equipe, consultores e investidores da Geração Z fortemente envolvidos desde o início. Essa foi uma das principais razões pelas quais decidi abrir o SAFE (Simple Agreement For Future Equity)”, completa a CEO.

Conheça o Mundo do CX

O SAFE é uma das formas de investimento de startup. Nos Estados Unidos, os investidores anjos zoomers estão crescendo, principalmente quando o quesito é dar reforço a empresas iniciantes. Isso porque as normas para ações de empresas privadas são mais rígidas, e mais acessíveis para as startups. A CEO da Snack reservou quinhentos mil dólares em uma rodada para um sindicato da Geração Z. E a aposta deu certo!

Insights para lidar com os jovens

A pandemia acelerou mudanças significativas nas tecnologias e na forma como nos relacionamos. O TikTok, por exemplo, chegou a um bilhão de usuários ativos no mundo. O uso de apps de namoro cresceu em todo o mundo. Se no Brasil, a rede Snack ainda não pegou, é possível tirar alguns insights importantes sobre como as empresas devem pensar os jovens que nasceram entre 1995 e 2010.

Entrar em contato com os zoomers

Eles são nativos digitais e o público majoritário da rede TikTok, que é a que mais cresce no mundo. Os memes agora são trends em vídeos. Conforme dados de 2022 da GWI, empresa de pesquisa em marketing do Reino Unido, o valor mais importante para este grupo jovem é o sucesso (62% dizem isso). Esse tema vem à tona por conta do momento de vida deles, iniciando no mercado de trabalho.

Marcas reais

A pesquisa The influence of Gen Z, da McKinsey com a Box1824, aponta quatro comportamentos essenciais dos centennials: valorizam a expressão individual e evitam rótulos; tomam decisões e se relacionam de uma forma analítica e pragmática; acreditam no diálogo como forma de resolver conflitos e se mobilizam por causas sociais.

Fique de olhos nas métricas

Conforme um estudo da GWI, política e meio ambiente são os assuntos preferidos da geração Z deixando pra trás moda e filmes. Por isso as métricas ambientais, sociais e de governança devem estar em foco.

Ideologia em foco

De acordo com um relatório do Pew Research Center de 2021 sobre como os norte-americanos veem as mudanças climáticas, as gerações Z e Y são mais preocupadas e interagirem com conteúdo de redes sociais sobre o assunto. Entre os usuários, quase sete em dez dos centennials (69%) dizem que se sentiram ansiosos com o futuro na última vez que viram conteúdo sobre como lidar com as mudanças climáticas.


+ Notícias

Diversidade faz bem para o negócio e para a sociedade

Consumo geracional consciente: como avançar no Brasil?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]