Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a tecnologia revolucionou operação dos bancos

Como a tecnologia revolucionou operação dos bancos

Em painel na FEBRABAN TECH, CEOs dos principais bancos do país refletiram sobre revolução do Pix e do Open Finance e mostraram otimismo com futuro

Os presidentes dos maiores bancos em atividade no Brasil debateram na FEBRABAN TECH a nova realidade global e a transformação acelerada. A conversa contou com a presença dos CEOs de alguns dos principais bancos privados do país.

No debate, Fabio Alberto Amorosino (Banco Alfa), Mario Leão (Santander Brasil), Milton Maluhy Filho (Itaú Unibanco) e Roberto Sallouti (BTG Pactual) discutiram a desglobalização, formas de trabalhar ESG nos bancos e na sociedade e as perspectivas do mercado financeiro para 2023.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Oportunidades para o Brasil no cenário global

O primeiro tema da agenda foi a desglobalização, movimento que se intensificou após o começo do conflito entre Ucrânia e Rússia, no início deste ano. Todos se mostraram otimistas com o horizonte para o ano que vem, e com as possibilidades que o aumento do preço das commodities pode trazer para o país, mesmo que a situação tenha criado uma pressão inflacionária.

Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú-Unibanco lembrou que o tema já estava em pauta desde o último encontro de Davos. A avaliação é que essa desglobalização, com a diminuição das transações internacionais, teve um benefício para o Brasil com a valorização das commodities, mas um malefício para o processo inflacionário, tanto aqui quanto no resto do mundo.

“É uma oportunidade enorme para que o Brasil se torne mais um hub para multinacionais, para ser polo mais relevante. Para isso o país tem que avançar com as reformas: administrativa e tributária”, enfatizou Maluhy Filho.

Leia Mais: O valor do Beyond Banking na experiência do cliente com bancos

Roberto Sallouti acredita que a neutralidade do Brasil diante dos conflitos internacionais só tem a beneficiar o país e sua capacidade de estar na cadeia de suprimentos de Ásia, América do Norte e Europa. O presidente do BTG Pactual pontuou, assim como Maluhy Filho, que para isso o país precisa desregulamentar.

A opinião foi compartilhada por Mario Leão, CEO do Santander Brasil, que avaliou também que o país já passou por vários ciclos semelhantes ao desse momento do cenário mundial. Leão, que assumiu a presidência do Santander no Brasil no início deste ano, avaliou que o país sentiu mais cedo a crise internacional, mas também vai se recuperar antes.

“A gente conseguiu entrar mais cedo e sair mais cedo, como no ciclo de juros. Agora podemos voltar a fomentar a economia mais cedo que outros mercados”.

Papel dos bancos no ESG

Mediada por João Borges da Febraban, o painel com os CEOs dos principais bancos brasileiros, se voltou para a agenda ESG. A sigla em inglês, Environmental, social and corporate governance, que significa governança ambiental, social e corporativa, ligam três aspectos que se tornaram estratégicos na gestão das empresas.

Para Fabio Amorosino, CEO do Banco Alfa, o Brasil ainda vive um descompasso social muito grande em todo esse processo. Segundo ele, é necessário pensar em quanto vale alocar energia e projeto no E, no S, e no G por trás da sigla.

“Cabe a todos nós, não somente do setor financeiro, mas da indústria, a conscientização da importância da inclusão social, para uma sociedade mais justa, com geração de oportunidade”.

No aspecto ambiental, Leão refletiu que a indústria financeira é uma espécie de conduíte, e explicou que o Santander tem investido na descarbonização de agências, mas que o ponto mais estratégico para uma mudança efetiva é olhar as cadeias financiadas através dos bancos.

“Nós temos que pensar, enquanto mercado financeiro, como podemos agir de forma coordenada, e a Febraban é o melhor fórum para isso, e para pensar em como trazer o governo e outros atores para poder fazer isso num cronograma aceitável, porque não adianta a gente delegar isso para as próximas gerações”.

Leia Mais: Do Pix ao e-money: presidente do BC indica futuro do dinheiro no Brasil

Questão ambiental é consenso

Tanto Leão como Maluhy destacaram a importância de o mercado financiarem da forma antiga. O presidente do Itaú explicou que um dos compromissos já assumidos pelo banco é não operar com setores que contribuem atividade com a destruição ambiental ou que não respeitam as regulamentações ambientais.

“Os bancos não devem ter postura policialesca. Nosso papel é de ajudar os clientes a fazer essa transição”, refletiu Maluhy.

O tema ESG entrou no topo da lista das informações relevantes dos bancos, praticamente na mesma medida que os demonstrativos financeiros. Para Sallouti, dentre as abordagens possíveis ao tema, é necessário ser pragmático para que uma transformação muito acelerada não seja feita sem consistência, e também não seja um approach burocrático que não promova mudanças estruturais.

“Queremos fazer a transição energética, mas tem que ter um processo de transição coordenada, para que não cause impacte custo social”, opinou o CEO do BTG.

Transformação tecnológica

A transformação digital dos bancos, principalmente no varejo, tem se acelerado. E dois processos, apresentados pelo Banco Central nos últimos anos, foram essenciais para a mudança da relação dos clientes com os bancos: Pix e Open Finance.

A digitalização obrigou os bancos a se reinventarem. Além dos grandes bancos com agências em todo o país, o avanço tecnológico que começou com o uso de smartphones trouxe novos players para o mercado. Bancos de atacado, fintechs e agências passaram a oferecer opções para os clientes de varejo – as pessoas físicas. A concorrência aumentou, o que beneficiou diretamente clientes com mais opções, melhores taxas e novos serviços.

“Na agenda de competitividade, o Brasil é um dos melhores do mundo: o maior beneficiado foram os clientes”, destacou Sallouti, do BTG, o maior banco de investimentos da América Latina que recentemente passou a oferecer a modalidade de contas digitais para seus clientes.

Desafios e oportunidades

Dentre os desafios e oportunidades que as novas tecnologias trouxeram, Fabio Amorosino, do Banco Alpha, também valorizou a criação de novos produtos, mais ágeis, mais personalizados e mais baratos. Mas pontuou o desafio de garantir a segurança de dados com sistema abertos e compartilhados como o Open Finance.

“O Banco Central fez o impulso transformacional no open bank para facilitar outras cadeias produtivas do que nós entendemos que será o futuro: open economy”, lembrou Amorosino.

Tanto Leão, do Santander, quanto Maluhy, do Itaú-Unibanco, os dois maiores bancos privados do Brasil, acreditam que essas mudanças, como o Pix – que trouxe interoperabilidade – e o Open Finance – em que os clientes podem decidir compartilhar seus dados de outras instituições, mexeram com o core bancário, desde os processos à chegada de novos players.

O Santander aposta que esta construção está convergindo, e o caminho agora é a tokenização de alguns elementos, para trazer mais eficiência para os processos, e os bancos precisarão encontrar outras formas de resultado.

“Cada um do seu jeito abraçou essas novidades. O Open Finance ainda está em construção, e está convergindo para onde tem que convergir”, destacou Leão.

Para o Itaú, o momento é de descobrir quais as melhores formas de estarem em dia com os avanços tecnológicos, e trazer benefícios para os clientes, que se tornam cada vez mais donos da decisão do que fazer com seus dados e informações.

“É natural que tenham impactos operacionais, estamos todos tentando se organizar, mas as instituições financeiras vão sair fortalecida, e a gente vê isso como oportunidade”, refletiu Maluhy.

Conheça o Mundo do CX

2023: consolidação das transformações pós-pandemia

Apesar de este ano ser um ano de volatilidade, ano de eleição e com pouca clareza sobre o cenário internacional, todos os CEOs que participaram do painel da FEBRABAN TECH sobre a nova realidade global são otimistas em relação a 2023. Com um cenário consolidado de pós-pandemia e a retomada do crescimento econômico, os olhares do mercado financeiro estão no horizonte de reformas, especialmente administrativa e tributária, que consideram necessárias para estabelecer as bases de um crescimento consistente.

Amorosino, do Alpha, acredita que há muitas oportunidades que vão ser desenhadas. E no caso do mercado financeiro, o foco estará em disponibilizar produtos e serviços na medida dos desejos dos clientes. “Teremos um banco mais simples, mais ágil, mais engajado, que seja parceiro nessa experiência do cliente”.

Para Sallouti, do BTG, “qualquer que seja o resultado da eleição a âncora fiscal vai ser reestabelecida, que regula expectativa de inflação e juros”.

Leão, do Santander, se definiu como um otimista de plantão. Apesar das turbulências comuns ano eleitoral, “2023 será um no de focar na agenda, fazer planos”.

Maluhy, do Itaú, acredita o cenário macroeconômico mundial indica que ano que vem será a oportunidade do Brasil decolar e possivelmente sair mais cedo do ciclo de aperto. Mas o CEO destacou que a meta devem ser as reformas. E no dia a dia, “estar presente de forma mais humana para cada cliente”.


+ Notícias

Ouvir, analisar e reagir: hiperpersonalização leva a sucesso dos negócios

Metaverso: uma realidade mais perto do que imaginamos

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]