Pesquisar
Close this search box.
/
/
TikTok cresce na preferência da Geração Z, mas Youtube é rede favorita

TikTok cresce na preferência da Geração Z, mas Youtube é rede favorita

O TikTok, rede social de vídeos curtos, só fica atrás do Youtube na preferência dos adolescentes norte-americanos, tendência semelhante à do Brasil

O TikTok decolou na preferência da geração Z dos Estados Unidos. A conclusão é do instituto americano Pew Research Center, que revelou que 67% dos adolescentes entre 13 e 17 anos disseram já usar o TikTok, e 16% deles entram no app todos os dias.

Em 2021, o TikTok bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. O que significa que cerca de 14% da população mundial usa o aplicativo.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Ascensão meteórica do TikTok

Apesar da ascensão meteórica do TikTok entre os adolescentes americanos, o pódio de rede social mais utilizada nesta faixa etária vai para o Youtube. Segundo a pesquisa, é usado por 95% dos adolescentes.

Enquanto isso, a proporção de adolescentes que dizem usar o Facebook caiu de 71%, de acordo com dados das pesquisas de 2014 e 15 para apenas 32% hoje. Até mesmo Instagram e Snapchat ficaram atrás da rede social de vídeos curtos, lançada na China há quatro anos, e são usadas por seis a cada 10 adolescentes norte-americanos.

Segundo dados do TikTok, 66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos. E a maioria têm entre 16 e 24 anos.

Leia Mais: Você conhece a rede Snack?

Recorte demográfico

A pesquisa da Pew também indicou variações demográficas relevantes na preferência das redes sociais nessa faixa etária. Por exemplo, meninos adolescentes tendem a usar que usam YouTube, Twitch e Reddit mais do que as meninas, enquanto elas tendem a eleger mais TikTok, Instagram e Snapchat. Além disso, percentuais mais altos de adolescentes negros e hispânicos apontaram o uso de TikTok, Instagram, Twitter e WhatsApp em comparação com adolescentes brancos.

O estudo também buscou identificar a frequência com que os adolescentes estão em cada uma das cinco principais plataformas online: YouTube, TikTok, Instagram, Snapchat e Facebook. Pelos menos 35% dos adolescentes disseram usar pelo menos um deles “quase constantemente”.

Os usuários adolescentes do TikTok e do Snapchat estão particularmente engajados com essas plataformas, seguidos por usuários adolescentes do YouTube. Um quarto dos adolescentes que usam Snapchat ou TikTok dizem utilizar os aplicativos quase constantemente, e 2 em cada 10 que usam mais o YouTube dizem o mesmo. Na análise geral, 19% dizem que usam o YouTube quase constantemente, 16% dizem isso sobre o TikTok e 15% sobre o Snapchat.

Conheça o Mundo do CX

Os adolescentes ficam tempo demais nos apps?

Ao refletir sobre a quantidade de tempo que passam nas redes sociais em geral, a maioria dos adolescentes norte-americanos disse gastar a quantidade certa de tempo nos aplicativos e sites, enquanto cerca de um terço dos adolescentes (36%) consideram gastar muito tempo nas redes sociais. Mas apenas 8% dos adolescentes acham que passam muito pouco tempo nessas plataformas.

Questionados sobre a ideia de abandonar as redes sociais, 54% dos adolescentes dizem que seria pelo menos um pouco difícil. Já para 46% seria pelo menos um pouco fácil. Meninas adolescentes (58%) são mais propensas do que meninos adolescentes (49%) a avaliar que seria difícil abandonar as redes.

Leia Mais: Sempre de olho no consumidor (e nas redes sociais)

Os adolescentes mais velhos também dizem que teriam dificuldade em desistir das mídias sociais. Cerca de seis em cada dez adolescentes de 15 a 17 anos (58%) disseram que sair das mídias sociais seria algo um pouco difícil de fazer.

Além de apenas plataformas online, a nova pesquisa constatou que a grande maioria dos adolescentes tem acesso a dispositivos digitais, como smartphones (95%), computadores desktop ou laptop (90%) e videogames (80%). A quantidade de adolescentes que têm acesso a um smartphone cresceu 22 pontos percentuais nos EUA em relação à pesquisa anterior do Pew Research Center.

Também houve um aumento nos usuários diários de internet entre adolescentes, de 92% em 2014-15 para 97% hoje. Além disso, a parcela de adolescentes que dizem estar online quase que constantemente quase dobrou desde 2014-15 (46% agora e 24% na época).

TikTok no Brasil

De acordo com uma pesquisa realizada pela Statisa também em 2022, o Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo, ficando atrás apenas da China. Mas aqui, assim como com os adolescentes nos Estados Unidos, o Youtube lidera as preferências, com 88% de adesão, sem considerar mensageiros instantâneos na enquete.

A pesquisa também revelou que mais de 4,75 milhões de brasileiros já usam o TikTok.


+ Notícias

Mundo cripto vai empoderar acesso do cliente ao mundo digital, diz CEO da Mercado Bitcoin

Banco Original quer ampliar ciclo de vida do cliente com omnicanalidade

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]