Pesquisar
Close this search box.
/
/
Fazer o básico do CX é um desafio para as empresas

Fazer o básico do CX é um desafio para as empresas

Investe-se muito em disrupção da experiência, mas o simples é deixado de lado

O customer experience (CX) faz parte de todas as empresas, sem exceção. Até um pequeno restaurante, quando dá brindes no aniversário do cliente, por exemplo, pensa na experiência. Mas, fazer o básico do CX bem feito ainda é um desafio para a maioria dos negócios, principalmente num momento em que a régua da experiência subiu e o consumidor está mais exigente.

Acompanhe a cobertura completa do CONAREC 2022

Do que se trata, então, o básico do CX? Um painel do CONAREC 2022 trouxe Evelyn Rozenbaum, CEO da Usina de Pesquisa e XCX, para mediar uma conversa sobre o assunto entre Celso Tonet, Diretor de CX da Claro; Patricia Carneiro, Head CRM & Analytics do Hortifruti Natural da Terra; Thiago Gonçalves, VP of Sales & Marketing da Stilingue; e William Sousa, Presidente da Kainos&CO.

Atualmente, para entregar experiência para o cliente, basta começar pelo básico e fazê-lo bem feito. “Muitas empresas querem pensar a frente do nosso tempo, trazem diversas tecnologias, vários canais, mas não fazem o mais simples. Qualquer cliente tem que entender o processo, a jornada. Qualquer reclamação tem que ter uma resposta, caso contrário a empresa não está fazendo o básico que é atender o cliente. No entanto, um pedido de desculpas surpreende por ser inusitado, o que não deveria acontecer, já que isso é o básico”, explica Patricia Carneiro.

Com o avanço de tecnologias e inovação, a régua da experiência está em outro patamar. Independente disso, o cliente continua sendo o ponto principal para as empresas. Celso Tonet, da Claro, explica que os anos de pandemia aumentaram a exigência e mudaram o que é considerado básico, tendo duas variáveis como as mais importantes: velocidade e facilidade.

“No Brasil o desafio é muito maior: arcabouço regulatório, instabilidade econômica e política, tudo isso traz para as organizações uma questão cada vez mais crítica de como lidar com o cliente. A concorrência vem de todos os lados e o desafio de CX sempre vai existir, mas a estratégia tem que ser o cliente. Ele sempre esteve ali e a gente nunca se deu conta, mais do que nunca temos que nos virar para ele”, indica Tonet.

Esse foco no cliente deve fazer parte de toda a empresa, ou seja, envolver as áreas em um só conjunto, de forma a criar uma cultura voltada para a experiência. Na prática, não é exatamente isso que ocorre. É o que explica Thiago Gonçalves: “O CX tem que influenciar a construção e a execução dos processos de marketing, de vendas, entre outros. No início há um silo, uma vertical de CX, mas é necessário levar essa discussão para a organização como um todo. Falamos em journey insights, ou seja, integrar todos os indicadores de cada etapa da jornada para uma matriz da experiência”.

Conheça o Mundo do CX

Desafios do CX

Os anos de pandemia foram, no primeiro momento, de adaptação ao digital, tanto das empresas quanto do consumidor. Como resultado, aconteceu a maior abertura nos canais de relacionamento, o que cria um longo caminho de aprendizado para as marcas. William Sousa, da Kainos&CO, afirma que administrar a ansiedade do cliente para gerar ótimas experiências ainda é um desafio que se soma a outros pontos importantes da jornada.

“Conseguimos enxergar uma ótima experiência até a venda, mas depois isso se perde. O pós-venda raramente é 100%. Não é questão de trabalhar bem um canal de reclamação, mas de se antecipar ao problema. Por exemplo, avisar com antecedência o imprevisto que fez a entrega do produto atrasar. O cliente cria expectativas e estar preparado para evitar a quebra dessa expectativa é a questão”, diz Sousa.

Outro ponto importante destacado é a importância de ouvir o cliente onde ele estiver falando sobre a empresa, seja nas redes sociais, no SAC, na loja etc. Essa escuta permite reconhecer as dores e trabalhar em cima delas para melhoria contínua da experiência. Porém, como afirma Celso Tonet, muitas empresas ainda não estão preparadas para a estratégia de trabalhar a escuta por estarem muito focadas em resultados, sem compreender o propósito.

“Uma prática pouco vista é a matemática, é fazer conta. CX não pode ser poesia, precisa ser resultado. A experiência traz maiores margem e receita, mas não conseguimos mostrar isso para as empresas. O grande desafio é comprovar que vale a pena investir em CX”, reflete Tonet.

Na visão de Sousa, na medida em que o CX for potencializado, possuir métricas e adicionar o DNA brasileiro, a experiência do cliente não terá limites.


+ Notícias 

O segredo de empresas que geram valor perceptível ao cliente

Cliente: o coração do empreendedor rumo ao sucesso

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]