Com o Brasil fora da Copa, os consumidores agora estão oficialmente focados no Natal. A data, que é uma das mais importantes do varejo, movimenta vários setores. Há pouco menos de dez dias, a corrida para a compra de presentes, das roupas, da decoração e, é claro, dos itens para a ceia se itensifica. Mas, é bom que o consumidor fique atento. A ceia de Natal este ano está mais cara, de acordo com pesquisas. O aumento no custo dos produtos se deve, principalmente, à inflação, que já vinha sendo um desafio enfrentados pelos brasileiros nos últimos meses.
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou um balanço que indica um aumento de 9,8% no preço médio da cesta de Natal, em relação ao ano passado. Foram levados em consideração, preços de itens como aves natalinas, azeite, caixa de bombom, espumante, lombo, panetone, pernil, peru, sidra e tender. O maior aumento foi identificado na região Sudeste (17%). Apesar disso, grande parte dos supermercados do país esperam um aumento no número de vendas em relação a 2021.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo também fez um levantamento que mostrou um aumento de preços na ceia de Natal. Segundo a FecomercioSP, em comparação ao mesmo período do ano passado, o valor da ceia de Natal no estado cresceu 15,61%. Entre os itens que mais subiram estão a cebola (137,74%), a batata inglesa (22,75%) e o ovo de galinha (19,79%). O azeite também apresentou alta significativa, com 8,85% de aumento.
Peixes, aves e carnes também ficaram mais caros para o consumidor, de acordo com a Federação. Além deles, ítens que costumam funcionar como aperitivos na ceia de Natal, como queijos; e as frutas, que costumam marcar presença na mesa natalina, não escaparam desse aumento. A solução para o consumidor? Comparar preços e aproveitar as promoções.
Cuidado para não pagar mais caro
O Procon de São Paulo fez uma coleta de preços em sete grandes redes de supermercados entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro. O resultado foi a constatação de que há diferenças significativas nos preços dos produtos que compõe a ceia de Natal. Essa variação chegou a 76,50% na caixa de 250 gramas de lentilha da marca da Vapza. Em um estabelecimento o produto estava sendo vendido por R$ 9,69, enquanto em outro, foi encontrado por R$ 5,49.
O órgão de defesa do consumidor também constatou uma diferença de mais de 50% nos preços dos queridinhos do Natal: panetones e chocotones. O chocotone lata de 750g, da marca Bauducco custava R$ 61,59 em um estabelecimento e R$ 39,99 em outro. Diante do resultado da pesquisa, o Procon orienta os consumidores a planejarem bem o cardápio, listando alimentos, bebidas e ingredientes, evitando compras desnecessárias ou de emergência.
A dica é que o consumidor faça uma comparação entre os preços de estabelecimentos e considere a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido, inclusive o preço do frete e prazo de entrega, quando a compra for feita online.
Para compras pela internet, o Procon reforça a importância das pessoas lerem bem todas as características e informações dos produtos. Além disso, o órgão destaca que o consumidor deve conferir se o site em que está realizando a compra é confiável.
+ Notícias
Riachuelo faz campanha de fim de ano em ritmo de festa
Consumidor brasileiro pretende gastar em média R$ 700 neste Natal