Pesquisar
Close this search box.
/
/
Wilton Ruas assume Procon-SP e fala em harmonizar relações de consumo

Wilton Ruas assume Procon-SP e fala em harmonizar relações de consumo

Posse de Wilton Ruas foi realizada na manhã desta quarta. Nomeado pelo governador, ele deve ficar à frente do Procon pelos próximos dois anos

Na manhã desta quarta-feira, Wilton Ruas tomou posse à frente da direção do Procon do Estado de São Paulo. Indicado pelo secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, aprovado pelo Conselho Curador da Fundação Procon-SP e nomeado pelo novo governador, Tarcísio de Freitas, Wilton deve ficar dois anos no comando do órgão de defesa do consumidor e encontrar pela frente uma série de desafios.

Wilton Ruas é engenheiro eletrônico formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e tem mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, soluções e serviços. Em seu discurso de posse, Wilton destacou a importância da Fundação Procon-SP e de equilibrar e harmonizar a relação entre consumidores e fornecedores. O novo diretor-executivo também ressaltou que o Código de Defesa do Consumidor é uma legislação robusta e atualizada, e chamou os funcionários do Procon para trabalharem junto com ele nessa nova jornada.

“Farei uma gestão técnica, valorizando sempre os bons e dedicados funcionários, buscando atender da melhor forma possível os objetivos da nossa Fundação. Eu conto com cada um e com todos vocês para que sigamos o nosso trajeto, que hoje se inicia, da melhor forma possível. Vamos em frente e vamos juntos”, disse Wilton Ruas.

Durante o evento, o secretário da Justiça, Fábio Prieto, afirmou que o nome de Wilton foi uma escolha técnica: “um executivo com larga experiência, um profissional qualificado e competente para trazer ideias novas, avançar e dar continuidade ao trabalho junto com os funcionários da instituição”. Fábio disse ainda que o Procon-SP presta um serviço extremamente relevante para a população não só de São Paulo, mas do Brasil, sendo um espelho para outras instituições.

Quem é Wilton Ruas?

Wilton-Ruas-Procon-SPExecutivo global da área de tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, soluções e serviços. Com larga experiência em processos de reestruturação em operações no Brasil, América Latina, Portugal e Espanha. Foi vice-presidente da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), de 2015 a 2018, atuando em assuntos relativos ao setor junto às autoridades governamentais.

Foi CEO/Presidente, Diretor Geral e membro do Conselho de Administração da filial no Brasil da empresa de tecnologia multinacional japonesa Oki Electric, de 2014 a 2018, e das filiais da empresa na Espanha, Portugal, México, Paraguai e Argentina. Foi CEO da empresa de tecnologia de biometria Biológica (70% de participação da Oki Brasil), de 2010 a 2016, responsável pela implantação de um sistema de identificação biométrica, inovador no mercado financeiro, para mais de 40 milhões de usuários.

Foi vice-presidente da unidade de Automações (Bancária e Comercial) e Serviços da Itautec, empresa brasileira de tecnologia bancária (2011-2013). De 2010 a 2011, exerceu a vice-presidência de Tecnologia (CTO) da Itautec, sendo responsável pelo desenvolvimento e lançamento de todos os produtos, incluindo desenvolvimento de SW, e soluções de serviços, conduzindo equipes multidisciplinares nas áreas de engenharia, sistemas, marketing, serviços e estratégia de negócios.

Engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1986, doutorando (desde 2020) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, com especialização em Engenharia Biomédica, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com MBA Executivo Internacional pela FIA/FEA-USP (2001-2002), participação no programa Leading Product Innovation da Harvard Business School (2010) e Executive Leadership da University of Pittsburgh (2010).


+ Notícias

Cesta Básica ficou mais cara em São Paulo e em todo o país em 2022

Wadih Damous: “Senacon nunca teve tanta importância quanto terá hoje”

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]