Pesquisar
Close this search box.
/
/
Brasileiro não abre mão de pesquisar antes de comprar

Brasileiro não abre mão de pesquisar antes de comprar

No on e no off, latino-americanos estão mais preocupados com seu consumo, pesquisando mais e considerando mais a experiência de entrega

Os consumidores latino-americanos estão pesquisando mais antes de comprar. E vale para todas as classes sociais no Brasil, onde o índice de pesquisa de 64% é um pouco maior do que no resto da América Latina, onde 58% dos consumidores estão pesquisando mais antes de comprar.

A preocupação é generalizada, não apenas das pessoas com menor renda disponível. O Google divulgou recentemente uma pesquisa que mostra que os brasileiros já consolidaram o hábito de pesquisar online antes de tomar uma decisão de compra, seja no e-commerce ou em lojas físicas. Segundo Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo no Google Brasil, o consumidor pesquisa em, em média, seis sites antes de tomar uma decisão de compra. E essas pesquisas acontecem inclusive pelo celular, dentro das lojas físicas.

Já outra pesquisa sobre e-commerce, da Opinion Box, indica que para 74% dos consumidores as lojas virtuais têm, como principal atrativo, preços melhores. Ainda, 68% afirmam que a praticidade de comprar pela internet é uma das principais vantagens. E em terceiro lugar, 63% acreditam que o e-commerce tenha mais promoções.

Os dados da pesquisa “Consumidor do Amanhã“, realizada pela Mosaiclab em 14 países da América Latina, também revela que os consumidores latino-americanos e brasileiros estão mais preocupados com a relação custo-benefício nas compras, pesquisando mais e dando preferência a locais de compra mais econômicos.

A pesquisa também revela que o consumidor mais antenado, que utiliza o smartphone como ponto de partida para pesquisa e, muitas vezes, para concluir a compra, pode ser denominado “Smart Consumer”. Segundo o levantamento, esse comportamento está bastante disseminado em diversos países, faixas etárias e classes sociais, e sua expectativa futura é que o varejo seja uma extensão do seu braço, simbolizado pelo celular.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Onde e como latino-americanos preferem comprar

De acordo com o estudo, no Brasil, o formato de varejo com maior atratividade para o consumo futuro é o online, com 65% considerando que esse canal de compra estará mais presente em suas próximas compras, seguido de supermercados, com uma preferência de 43%.

Entretanto, vale destacar que o canal que apresenta o maior crescimento é o Atacarejo, que passou de 37% de preferência futura em 2022 para 40% em 2023. O comércio de proximidade também é relevante, com 39% dos latino-americanos e 36% dos brasileiros declarando que estão comprando mais em locais próximos de casa, no bairro.

Quanto aos aplicativos de entrega, o estudo também mostra uma forte preferência de compra futura, com 44% dos brasileiros e 39% dos latino-americanos declarando que esse canal estará mais presente em suas compras no futuro. Há uma busca por canais onde a compra seja rápida e fácil.

                                                                        LATAM     Brasil     Argentina     Chile     Colômbia     México     Peru     Outros Latam

Estou valorizando locais de compra                                             43%          45%            40%            46%            42%             39%           43%            46%
onde a compra é rápida e fácil

Leia mais: Retrato do cliente do e-commerce no Brasil

O levantamento aponta que os formatos mais modernos, como lojas autônomas, têm atratividade para 19% dos latino-americanos e 16% dos brasileiros. Entre os brasileiros early adopters, perfil de pessoas que gostam de experimentar novidades, esse percentual cresce de 16% para 23%, mostrando potencial de crescimento.

 

O receio em relação às crises econômicas no país e no mundo preocupa os latino-americanos, principalmente na Argentina e no Chile..

Temas que preocupam muito a população                                      LATAM     Brasil     Argentina     Chile     Colômbia     México     Peru     Outros Latam

Crises financeiras econômicas no meu país                                                 46%             45%             62%              56%           46%              42%       45%           50%
Crises financeiras econômicas globais, recessão econômica                 40%             41%             40%              44%           37%               40%      38%           43%
Aumento de gastos fixos/ custo de vida                                                      40%            38%             46%              52%           39%               39%      36%           43%
(moradia, energia elétrica, saneamento, mobilidade…)

O aumento nos gastos com o custo de vida impacta no potencial de consumo atual da região; essa é uma preocupação para 40% dos latino-americanos, segundo a pesquisa. Paralelamente a isso, há a preocupação com a renda disponível. Menos da metade das pessoas acredita que seus rendimentos aumentaram no último ano, mas muitos dos latino-americanos (77%) acreditam que o rendimento familiar irá melhorar nos próximos 5 a 10 anos.

Conheça o Mundo do CX

Os brasileiros são os mais otimistas, com 82% acreditando que seu rendimento irá aumentar. Os mais céticos são os argentinos e chilenos, ambos com 63% das pessoas compartilhando essa opinião.

Percepção sobre a renda                                                                      LATAM     Brasil     Argentina     Chile     Colômbia     México     Peru     Outros Latam

Rendimento familiar aumentou no último ano                                          45%           49%               40%              27%          44%             45%          44%             38%
Rendimento familiar deve aumentar nos próximos 5 a 10 anos           77%           82%                63%              63%          78%             77%          75%              74%

O que os consumidores inteligentes preferem

A pesquisa também apresenta a percepção dos consumidores inteligentes. De acordo com o estudo, várias tecnologias passaram a ser questionadas, não apenas por não atenderem algumas demandas, mas também por estarem distantes da maioria da população. Segundo o levantamento, o consumidor brasileiro tinha fortes expectativas que, ao longo do tempo, foram se transformando em frustrações.

Entre as soluções tecnológicas relatadas na pesquisa do ano passado e mencionadas agora, a que mais sofreu queda foi o uso de etiquetas escaneáveis e QR Codes, que passaram de 48% em 2022 para 30% neste ano. Em segundo lugar, ficou a vitrine virtual interativa, que registrou uma queda de 41% para 29% agora. Outra tecnologia que foi menos mencionada é o atendimento personalizado via inteligência artificial, que diminuiu de 41% para 29%.

“Essas tecnologias em si têm um potencial enorme, mas a percepção geral é que a maioria das aplicações não é interessante, há um problema forte de execução e não entregam claramente o que prometem, o que resulta em decepção por parte dos consumidores, tendo assim uma percepção mais crítica sobre certas tecnologias como QR code, VR, vitrine virtual.”, explica Karen Cavalcanti, fundadora da Mosaiclab.



+ NOTÍCIAS
O poder e os desafios do ominichannel no Brasil
Speech Analytics: como se basear na voz dos clientes para melhorar relacionamento

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]