O início da noite desta terça-feira, 13/01, foi de discussões e debates sobre os aspectos mais relevantes da NRF 2015. As grandes tendências levantadas têm mais a ver com comportamento e decisões estratégicas do que com tecnologia (veja mais AQUI).
Para complementar as tendências e as visões de cada um dos quase 150 participantes da delegação BTR NOVAREJO, o jornalista Caio Blinder, um dos apresentadores do programa Manhattan Connection, participou de um talk show com Eduardo Terra, diretor da consultoria BTR ? Bridge to Results, e Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão. Na pauta, as impressões de quem convive diariamente com o varejo americano. Não como visitante, não como analista. Mas como consumidor, imerso neste ambiente.
?O varejo americano é muito dinâmico, e é possível aprender muito com ele?, comenta Blinder. Em uma conversa bastante informal com o grupo, o jornalista elencou algumas de suas lojas preferidas e, principalmente, suas manias na região de Nova York. ?Sou eu quem faz as compras em casa, o que para os americanos é muito esquisito?, brinca. ?E às vezes visito três ou quatro lojas, fazendo a compra aos poucos, alguns produtos em cada lugar?. Um comportamento que tem muito a ver com o tipo de categoria ou ocasião de compra: para itens mais básicos, nada como ir à Basics, uma loja de baixo preço multicategorias. Para queijos ou vinhos, a Whole Foods é sua escolha.
Em farmácias, a CVS é sua referência. ?É imbatível para mim. Adoro! Tem o que preciso, com um atendimento ultra-rápido. Quando há uma fila de 6 pessoas, de repente aparece alguém sabe-se lá de onde, abre outro caixa e a fila desaparece?. Eficiência, velocidade. Palavras de ordem no varejo americano.
Comentando sobre a política americana e as diferenças para o que vemos no Brasil, Blinder abordou um aspecto inusitado: a reação das pessoas à política. ?Aqui também existe esse desencanto com a política, mas tivemos o Watergate, que foi o Petrolão americano, há mais de 40 anos. A diferença é que isso não paralisa os negócios. Todo mundo continua indo para cima e não se apoia nisso para justificar falta de resultados?, diz. Uma postura que faz toda a diferença.
Acompanhe a cobertura exclusiva da NRF 2015 no portal NOVAREJO e fique por dentro de tudo o que acontece no maior evento de varejo do mundo!
Leia mais
6 drivers estratégicos para o futuro do seu negócio