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Consumo Consciente

Consumo Consciente

70% DOS VAREJISTAS PERCEBEM QUE SEUS CONSUMIDORES ESTÃO MAIS CONSCIENTES LOJA FEITA INTEIRAMENTE DE LIXO Inaugurada em Xangai, em agosto, a loja-conceito da Nike é toda construída a partir de lixo, incluindo latas de bebidas, garrafas de água e CDs e DVDs velhos. A construção não usa cola e tudo ali pode ser reutilizado.

TAXA DE DESPERDÍCIO?

Sabia que esta prática, estampada em cartazes por alguns restaurantes, não é legalizada? Não existe autorização legal para que o cliente seja cobrado por desperdício de comida. Isso é considerado prática abusiva, nos termos do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O consumidor que se negar a pagar essa taxa e for obrigado pelo comerciante pode formalizar sua reclamação no Procon, e o estabelecimento poderá ser multado. ?A cobrança da taxa de desperdício de comida confi gura vantagem manifestamente excessiva, nos termos do CDC. O consumidor que for cobrado terá direito à devolução em dobro do valor que foi pago. Mas é importante destacar que, apesar desse tipo de cobrança ser proibido, o consumo consciente deve prevalecer, evitando-se o desperdício de alimentos?, orienta Francisca Britto, chefe da Divisão de Fiscalização do Procon.

A ENTREGA DA ENTREGA

Em Manhattan, Nova York, a empresa Parcel se especializou em receber compras virtuais e entregar aos compradores na hora combinada ? ao final da tarde ou à noite. O serviço é ideal para quem compra on-line e trabalha o dia inteiro (e não tem quem receba as entregas, que ocorrem, justamente, em horário comercial). Assim que recebe o pacote, a Parcel envia uma confi rmação para o celular do consumidor, informando a hora em que fará a entrega. Bom também para as empresas de entrega, que não precisam mais fazer viagens à toa.

ECONOMIA DE 17% NA CONTA DE LUZ

Em um trabalho que envolvia o reposicionamento de marca ? com foco no público feminino 25 a 35 anos de classes B2 e C1 no segmento de cama, mesa, banho e decoração ? a Artex adotou um novo conceito arquitetônico em suas lojas. Conhecido como Box Concept ou Minimalista, grande parte do projeto feita pela Takano Arquitetura é baseado na iluminação.

O objetivo foi criar um espaço que gerasse uma experiência sensorial única aos consumidores, com foco na valorização dos produtos. Para isso, foi adotado um sistema misto de luminárias com lâmpadas de vapores metálicos, com focos difusos e focados, e luminárias de LED com fachos fechados.

O resultado mostrou um retorno sobre o investimento em tecnologia de iluminação em 18 meses, e uma redução do consumo de energia de 17%.

SEM FITA

Dois estudantes americanos criaram uma caixa que não precisa de fi ta adesiva e usa 15% menos papelão. Chamada de The Rapid Packing Container, é uma reinvenção da caixa tradicional, desenhada para gerar menos resíduo, ser mais fácil e rápida de fechar, abrir e reusar.

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SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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