Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pop e controverso: a verdadeira história do boneco da Michelin

Pop e controverso: a verdadeira história do boneco da Michelin

De mascote boêmio a participações em quadrinhos, conheça a história de 116 anos de um dos personagens mais conhecidos da propaganda

O objetivo de toda a publicidade é primeiro criar reconhecimento de uma marca e, em seguida, de preferência, afeição e lealdade. Isto pode ser conseguido de diversas de maneiras, mas um dos melhores exemplos podem ser encontrados em um símbolo de 116 anos: o boneco da Michelin, ou Bibendum, como ele era conhecido formalmente.

O que pouca gente sabe é que essa figura tão carismática foi criada quase por acaso. Ele é uma figura incomum em design de logotipo, de caráter, o boneco da Michelin é mais do que um mascote para a marca,

Tudo começou em 1894, durante a exposição de automóveis “Universal de Lyon”, quando os irmãos Michelin organizavam seu estande. Edouard vislumbrou uma pessoa a partir de duas pilhas altas de pneus. Quatro anos mais tarde, ao bater os olhos em um cartaz do desenhista O’Galop em que um homem erguia uma taça, André Michelin se recordou da ideia do irmão: transformar a pilha de pneus em um boneco.

Nisso, ele é muito mais um produto de sua época, como o historiador de design e curador Alain Weill sugere: “Usar personagens específicos era a tendência – a menina para Menier, o Pierrot de Cointreau, e assim por diante. A grande coisa com o homem gordinho feito de pneus é que ele poderia ser representado em diversas situações, as diferentes versões possíveis é a minha coisa favorita sobre ele.”

Em 1898, o conceito foi pintado pela primeira vez pelo artista de cartazes O’Galop,  pseudônimo do cartunista Marius Rossillon. Mas o personagem não adquiriu o seu nome Bibendum até aquele ano. Pensa-se que o artista francês O’Galop primeiro mostrou um cartaz rejeitado que ele havia feito para uma cervejaria de Munique, que mostrava o rei Gambrinus, o santo padroeiro da cerveja. O rei foi mostrado anunciando “nunc est Bibendum” (agora é hora de beber), que foi escrito na parte superior do cartaz. Este texto permaneceu no trabalho artístico quando O’Galop substituiu a figura régia para o homem de pneus. Na corrida Paris-Amsterdam-Paris, em julho daquele ano, o motorista Léon Théry aparentemente gritou para André “voila Bibendum, vive Bibendum”, e na tomada de uma das palavras do cartaz “(Théry não sabia latim), inadvertidamente nomeou seu personagem. Em comparação com o mascote fofinho que o público contemporâneo está acostumado, iterações iniciais do mascote vem como uma surpresa.

Muitos dos cartazes do início do século 20 o descrevem como uma figura um tanto sinistra, grande e com óculos e sempre com um charuto na boca. Inicialmente, ele foi mostrado bebendo champanhe. O cartaz aparentemente levou o personagem a ser conhecido por um tempo como o “bêbado da estrada”, uma imagem que seria repugnante para qualquer empresa relacionada com carros nos dias de hoje.

Mas o mascote precisou mudar com os tempos. Na década de 1920 ele descartou os óculos e também o seu charuto (no alvorecer da era do motor esses isso ajudou-o a apelar para a parcela pequena e  rica da sociedade que tinha o poder de comprar um carro). Os pneus brancos mantiveram-se, no entanto, como algo que remetia visualmente às suas origens do século 19. Quando Bibendum foi esboçado originalmente para fora, os pneus eram de cor clara, e versões em preto só apareceu em 1912, quando um conservante foi acrescentado ao processo de fabricação.

Na década de 1950 ele se tornou uma figura mais rotunda e até foi retratado alegremente rolando um pneu ao longo da estrada; mais 20 anos no ele  se transformaria em um verdadeiro desenho animado, que dançaria euforicamente sob o slogan “Eu estou agarrado na chuva.” 

O boneco do século 21 emagreceu e ganhou até mesmo um toque de masculinidade, talvez em uma reação contra associação permanente da Bibendum com uma vida boêmia.

Tal é o calor do público para com o boneco que ele muitas vezes sai do reino da publicidade e entrou em outras formas de cultura popular. A empresa reconheceu isso no início e o colocou no centro de sua flagship Bibendum Building em Londres, construído em 1911. Tambpem apareceu em algumas versões dos quadrinhos de Goscinny e Uderzo, como Asterix na Suíça (incluindo a tradução em Inglês), uma aparição como um traficante de roda de carro; mais recentemente, desempenhou um papel fundamental no curta de animação vencedor do Oscar, Logorama, que tinha dois policiais Michelin caçando um vilão Ronald McDonald.

* Com informações da Fast Company

 

Leia mais:

Perfil: afinal, o que o consumidor quer das marcas?

Facebook permitirá pseudônimos

Empresa fatura com ?iscas? sedutoras na internet

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]