O consumidor brasileiro prioriza tempo e gasto de energia em compras pela internet, segundo estudo da Kantar. De acordo com o levantamento, 74% dos brasileiros priorizam a economia de energia durante a experiência no processo de compra online.
Tempo consumido no ato de compra e o dinheiro gasto aparecem como segundo e terceiro aspecto da jornada, com 47% e 46% de respostas, respectivamente.
A análise feita em 14 países avaliou mais de 100 mil atos de compra de 27 mil compradores online para avaliar a importância dos aspectos:
Tempo: Quanto tempo o comprador tem para a compra?
Dinheiro: Quanto dinheiro o comprador vai gastar na compra?
Energia: Quanta energia física e emocional está envolvida na experiência? A energia pode ser negativa ou positiva
Resultados
Brasileiros, por exemplo, tendem a valorizar mais energia e tempo quando compram alimentos frescos pela internet. Já quando o assunto são remédios sem prescrição médica, o quanto gastam em tempo e dinheiro são determinantes.
Com aparelhos eletrônicos, economizar é essencial, enquanto para serviços financeiros os consumidores online não querem se estressar.
Essa nova perspectiva confirma que não há uma fórmula de sucesso única para crescer no comércio eletrônico e que a complexidade do comportamento do consumidor e essas três moedas devem guiar a ação de uma empresa.
“O estudo ressalta aos profissionais do e-commerce que aqueles que estão do outro lado da tela não são apenas compradores ou consumidores, mas sim pessoas preenchendo alguma necessidade. E que quando escolhem um canal de compra estão colocando na balança a necessidade de economizar, ganhar tempo ou não se estressar. Ou seja, elas são o coração do comércio eletrônico e, por isso, devem ser o centro de qualquer estratégia sólida por parte das marcas”, afirma Luciana Piedemonte, diretora e líder de commerce da Kantar Brasil.
JÁ VIU?
Internautas usam mais aplicativos e redes sociais para fazer compras