Pesquisar
Close this search box.
/
/
As prioridades da operação da Home Depot, uma das maiores do varejo mundial

As prioridades da operação da Home Depot, uma das maiores do varejo mundial

A empresa acredita que empoderar os colaboradores que trabalham nas lojas e ouvir os consumidores são os pilares de uma boa experiência em suas unidades

Para atrair clientes para as lojas físicas em tempos de grandes transformações no varejo, os lojistas precisam criar experiências, estratégias de comunicação e até novas métricas para medir a saúde do negócio.
É isso que uma das maiores varejistas do planeta, a Home Depot, de materiais de construção e artigos para casa, fez. A empresa calcula a eficiência de suas lojas medindo a propensão dos clientes a voltar às suas unidades para fazer compras.
Quando a varejista começou a perguntar se os clientes gostariam de comentar sua experiência nas lojas, a expectativa era receber alguns depoimentos. Hoje, porém, os clientes produzem mais de dois mil relatos por trimestre.
A Home Depot é a quarta maior varejista dos Estados Unidos em faturamento. Em valor de mercado, a empresa perde apenas para Amazon e Walmart. A empresa é líder mundial no segmento de materiais de construção.
Durante o CONAREC, Brendan Baby, head of Customer Intelligence da Home Depot, falou sobre como uma das maiores varejistas do planeta faz para atender com excelência seu consumidor.
Na Home Depot, duas coisas são necessárias para fazer isso: empoderar os colaboradores e ouvir o consumidor. A combinação dessas ações fez a varejista retomar o crescimento depois de uma queda no faturamento entre 2006 e 2012.

Mais poder aos funcionários

O headquarter da Home Depot se chama “Centro de apoio à loja”. Este detalhe já dá ideia de como empoderar quem atua na ponta é importante para a empresa. Lá, “os executivos trabalham para que os funcionários tomem conta dos clientes”, conta Baby.
A empresa tomou algumas iniciativas para encorajar seus funcionários a terem iniciativas empreendedoras. Uma delas é uma recompensa de US$ 50 a um atendente toda vez que um cliente reconheça que foi ajudado por alguém que foi além do protocolar.
Os gerentes das lojas ainda podem ganhar bônus toda vez que têm ideias que podem ser úteis em outras unidades. A iniciativa é chamada de Success Sharing.

Toda ouvidos para o consumidor

Para Brendan Baby, um dos maiores perigos para as empresas é “não ver para onde o consumidor está indo”. Ele citou a Blockbuster como exemplo de companhia que não conseguiu interpretar o movimento dos consumidores e Netflix como outra que teve sucesso nisso.
Para estar do lado da Netflix, a Home Depot investe em pesquisas e faz parceria com outras organizações. Uma delas é a Worthix, especialista em pesquisas.

Brendan Baby durante o CONAREC 2019 / Foto: Rafael Canuto

A empresa usa depoimentos dos consumidores para sugerir aos seus clientes as perguntas que devem fazer. Ou seja, a Worthix diz à Home Depot quais são os temas sobre o que os consumidores querem falar.
Baby conta que a empresa passou por um momento difícil por ter perdido o foco no cliente.


“Pensamos em fazer a melhor coisa para os números. Antes, o cliente chegava na loja e gostava de perguntar onde os produtos estavam dispostos, depois focamos apenas em colocar os itens de maneira que o cliente não precisasse ter contato com os atendentes”


Agora, se o cliente faz uma reclamação, os gerentes têm uma semana para consertar o problema. A empresa também oferece o “Call me Back” para consumidores insatisfeitos que querem registrar reclamações.
Sobre a parceria com a Worthix, que dá poder analítico à gigante, Baby diz que esta é uma das inovações que permitem que a empresa seja líder no seu segmento.

“Quando você é grande, você perde a habilidade de inovar e questionar o status quo, porque você é o status quo”

Por isso, a Home Depot é humilde o suficiente para reconhecer que outras empresas podem ajudá-la em coisas que não tem estrutura para fazer e reconhecer e também que é o cliente quem determina para onde a empresa deve ir.


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]