Pesquisar
Close this search box.
/
/
A criatividade sistematizada e pronta para uso

A criatividade sistematizada e pronta para uso

Tomás Studernick, líder da Insane Ideas e criador da Fuckup Nights, traz ao Consumidor Moderno Experience Summit o genial método de solução inventiva de problemas de Genrich Altshuller

A criatividade pode ser ensinada e construída como disciplina que se aprende e se utiliza? É possível utilizar a criatividade como método para trazer soluções para problemas diversos? Pouca gente sabe, mas a criatividade foi exaustivamente estudada e enquadrada como método por Genrich Altshuller, um escritor e pesquisador da então União Soviética nos anos 40 do século XX. Altshuller é, talvez, um dos grandes gênios incompreendidos e ignorados da história. Talvez porque seu método foi considerado subversivo por Stálin. ele foi “convidado” a viver anos na Sibéria. Mas sua obra é um marco na compreensão e na aplicação de princípios lógicos para resolução de problemas de forma inventiva e inusitada.
Tomás Studenik, líder da Insane Ideas, fez uma apresentação no Consumidor Moderno Experience Summit, e compartilhou os ensinamentos de Altshuller. A tese central de Tomás é a mesma do cientista soviético: utilizar métodos para criar soluções criativas para problemas diversos. Altshuller estudou milhares de patentes e classificou as “invenções” em grupos, identificando padrões que fossem recorrentes a qualquer tipo de problema. Essa classificação gerou uma ferramenta denominada “Triz” ou “Método de resolução inventiva de problemas”.
Segundo Tomás, há duas balas de prata excepcionais para ajudar organizações a criar inovação relevante, segundo os princípios de Altshuller: deletar e dividir. A triz original concebida pelo soviético continha heurísticas – padrões – para resolução de problemas em todas as ciências e campos de conhecimento, na forma de 40 princípios inventivos. Deletar e dividir, assim como recombinar, rearranjar, e outras “técnicas” (princípios) compõem então um verdadeiro algoritmo para a criatividade aplicada. Estendendo a aplicação para negócios, temos então o uso da Triz para inovar sistematicamente.

criatividade
Foto Douglas Lucenna

A apresentação de Tomás trouxe exemplo de como é possível utilizar os princípios “deletar” e “dividir” para inovar. O Cirque du Soleil eliminou (“deletou”) os animais da equação do circo, para dar mais espaço aos acrobatas e às coreografias. A Toyota “dividiu” sua operação de carros de luxo na Lexus, a Netflix “deletou” a mídia física de seu negócio de transmissão de conteúdo – e fez do streaming o modelo por excelência de transmissão de entretenimento anytime, anywhere.
Ambos os princípios – “deletar” e “dividir” – são muito difíceis de serem utilizados nas empresas de maneira geral. Isso por que a mentalidade em torno das operações sempre se volta à acumulação e à coleção: mais produtos, mais features, mais modos de pagamento, mais receita, mais áreas operacionais, mais tecnologias, mais sistemas. Com o tempo, organizações vergam sob o peso do seu legado e confundem o que é essencial do que é simplesmente camada de complexidade.
criatividade
Foto Douglas Lucenna

Criatividade é um exercício constante de revisão da proposta de valor e das condições operacionais que impulsionam o sucesso da sua empresa. O uso dos métodos criativos não deve ser apenas um exercício de geração de novos produtos, mas antes de tudo, de reflexão sobre o potencial e o estágio atual do negócio diante da concorrência, da evolução do consumidor, do surgimento de disrupções e de novos padrões tecnológicos.
Finalmente, é perfeitamente possível que cada empresa desenvolva seu próprio método de geração de soluções – a leitura da obra “Innovatrix”de Clemente Nóbrega”, é bastante indicada. Empresas normalmente costumam ter uma abordagem reativa e estressante para resolver problemas. Com uma abordagem sistemática, a geração de soluções incorpora-se à rotina do dia a dia e torna a empresa mais produtiva, inteligente e eficiente.

Na última linha, o consumidor agradece.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]