Pesquisar
Close this search box.
/
/
A criatividade sistematizada e pronta para uso

A criatividade sistematizada e pronta para uso

Tomás Studernick, líder da Insane Ideas e criador da Fuckup Nights, traz ao Consumidor Moderno Experience Summit o genial método de solução inventiva de problemas de Genrich Altshuller

A criatividade pode ser ensinada e construída como disciplina que se aprende e se utiliza? É possível utilizar a criatividade como método para trazer soluções para problemas diversos? Pouca gente sabe, mas a criatividade foi exaustivamente estudada e enquadrada como método por Genrich Altshuller, um escritor e pesquisador da então União Soviética nos anos 40 do século XX. Altshuller é, talvez, um dos grandes gênios incompreendidos e ignorados da história. Talvez porque seu método foi considerado subversivo por Stálin. ele foi “convidado” a viver anos na Sibéria. Mas sua obra é um marco na compreensão e na aplicação de princípios lógicos para resolução de problemas de forma inventiva e inusitada.
Tomás Studenik, líder da Insane Ideas, fez uma apresentação no Consumidor Moderno Experience Summit, e compartilhou os ensinamentos de Altshuller. A tese central de Tomás é a mesma do cientista soviético: utilizar métodos para criar soluções criativas para problemas diversos. Altshuller estudou milhares de patentes e classificou as “invenções” em grupos, identificando padrões que fossem recorrentes a qualquer tipo de problema. Essa classificação gerou uma ferramenta denominada “Triz” ou “Método de resolução inventiva de problemas”.
Segundo Tomás, há duas balas de prata excepcionais para ajudar organizações a criar inovação relevante, segundo os princípios de Altshuller: deletar e dividir. A triz original concebida pelo soviético continha heurísticas – padrões – para resolução de problemas em todas as ciências e campos de conhecimento, na forma de 40 princípios inventivos. Deletar e dividir, assim como recombinar, rearranjar, e outras “técnicas” (princípios) compõem então um verdadeiro algoritmo para a criatividade aplicada. Estendendo a aplicação para negócios, temos então o uso da Triz para inovar sistematicamente.

criatividade
Foto Douglas Lucenna

A apresentação de Tomás trouxe exemplo de como é possível utilizar os princípios “deletar” e “dividir” para inovar. O Cirque du Soleil eliminou (“deletou”) os animais da equação do circo, para dar mais espaço aos acrobatas e às coreografias. A Toyota “dividiu” sua operação de carros de luxo na Lexus, a Netflix “deletou” a mídia física de seu negócio de transmissão de conteúdo – e fez do streaming o modelo por excelência de transmissão de entretenimento anytime, anywhere.
Ambos os princípios – “deletar” e “dividir” – são muito difíceis de serem utilizados nas empresas de maneira geral. Isso por que a mentalidade em torno das operações sempre se volta à acumulação e à coleção: mais produtos, mais features, mais modos de pagamento, mais receita, mais áreas operacionais, mais tecnologias, mais sistemas. Com o tempo, organizações vergam sob o peso do seu legado e confundem o que é essencial do que é simplesmente camada de complexidade.
criatividade
Foto Douglas Lucenna

Criatividade é um exercício constante de revisão da proposta de valor e das condições operacionais que impulsionam o sucesso da sua empresa. O uso dos métodos criativos não deve ser apenas um exercício de geração de novos produtos, mas antes de tudo, de reflexão sobre o potencial e o estágio atual do negócio diante da concorrência, da evolução do consumidor, do surgimento de disrupções e de novos padrões tecnológicos.
Finalmente, é perfeitamente possível que cada empresa desenvolva seu próprio método de geração de soluções – a leitura da obra “Innovatrix”de Clemente Nóbrega”, é bastante indicada. Empresas normalmente costumam ter uma abordagem reativa e estressante para resolver problemas. Com uma abordagem sistemática, a geração de soluções incorpora-se à rotina do dia a dia e torna a empresa mais produtiva, inteligente e eficiente.

Na última linha, o consumidor agradece.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]