Pesquisar
Close this search box.
/
/
Lista de profissões emergentes em 2020 reflete mercado de dados aquecido

Lista de profissões emergentes em 2020 reflete mercado de dados aquecido

LinkedIn analisou a movimentação no mercado de trabalho de 2015 a 2019 para chegar ao ranking com 15 profissões em alta para este ano

O LinkedIn divulgou nesta quarta-feira (8) a lista de profissões emergentes em 2020. O ranking anual é baseado em dados de todos os usuários da plataforma com um perfil público e que tenham ocupado uma ou mais posições em tempo integral no Brasil de 2015 a 2019.

Entre as 15 posições com maior média de crescimento anual entre 2015 e 2019, nove estão ligadas ao setor de Tecnologia da Informação, o que mostra a força dos dados no mercado de trabalho.

Além de listar as profissões emergentes, o LinkedIn mostrou a taxa de crescimento anual dos cargos, as competências exigidas para os profissionais da área e quais setores mais demandam a contratação deles. Veja, nesta ordem, os detalhes de cada profissão em alta para 2020:

1. Gestor(a) de Mídias Sociais

• 122% de crescimento anual
• Marketing digital, redes sociais, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e marketing
• Publicidade e marketing, mídia online e internet

2. Engenheira(o) de cibersegurança

• 115% de crescimento anual
• Docker Products, Ansible, DevOps, Amazon Web Services (AWS) e Kubernetes
• Tecnologia da Informação e serviços; software de computares; serviços financeiros

3. Representante de vendas

• 109% de crescimento anual
• Outbound Marketing, inbound marketing, pré-venda, vendas internas e prospecção
• Softwares de computares, Tecnologia da Informação e serviços e internet

4. Especialista em sucesso do cliente

• 79% de crescimento anual
•  Inbound marketing, Helping Clients Succeed, relações com o cliente, marketing digital e experiência do cliente
• Tecnologia da Informação e serviços, software de computadores e internet

5. Cientista de dados

• 78% de crescimento anual
• Machine Learning, ciência de dados, linguagem Python, linguagem R e ciência de dados
• Tecnologia da Informação e serviços, bancos e softwares de computadores

6. Engenheiro(a) de dados

• 75% de crescimento anual
• Apache Spark, Apache Hadoop, grandes bancos de dados, Apache Hive e linguagem de programação Python
• Tecnologia da Informação e serviços, bancos e serviços financeiros

7. Especialista em Inteligência Artificial

• 73% de crescimento anual
• Machine Learning, deep learning, linguagem de programação Python, ciência de dados, Inteligência Artificial
• Tecnologia da Informação e serviços, softwares de computadores e instituições de ensino superior

8. Programador(a) de JavaScript

• 72% de crescimento anual
• React.js, Node.js, AngularJS, Git e MongoDB
• Tecnologia da Informação e serviços, softwares de computadores e internet

9. Investidor(a) Day Trader

• 69% de crescimento anual
• Bolsa de valores, Technical Analysis, investimentos, mercado de capitais e investimento de curto prazo Trading
• Serviços financeiro, mercados de capitais e gestoras de fundos de investimentos

10. Motorista

• 68% de crescimento anual
• Serviço ao cliente, Microsft Word, liderança, Microsft Excel e vendas
• Internet, transportes terrestres e ferroviários, e serviços e facilidade ao cliente

11. Consultor(a) de investimentos

• 61% de crescimento anual
• Investimentos, mercado de capitais, mercado financeiro, renda fixa e análise financeira
• Serviços financeiros, mercado de capitais e bancos

12. Assistente de mídias sociais

•  60% de crescimento anual
•  Redes sociais, marketing digital, Adobe Photoshop, Instagram e publicidade
•  Publicidade e marketing, internet e Tecnologia da Informação e serviços

13. Desenvolvedor(a) para Salesforce

• 58% de crescimento anual
• Desenvolvimento de Salesforce.com, linguagem de programação Apex, recursos do Salesforce.com, administração de Salesforce.com e Visualforce
• Softwares de computadores, Tecnologia da Informação e Serviços e consultoria em gestão

14. Recrutador(a) especialista no setor de Tecnologia da Informação

• 56% de crescimento anual
• Recrutamento em TI, recrutamento, entrevista, pesquisa de executivos e técnicas de recrutamento
• Tecnologia da Informação e serviços, recrutamento e seleção e Recursos Humanos

15. Coach de metodologia Agile

• 53% de crescimento anual
• Kanban, metodologia Agile, Scrum, gestão de projetos em Agile e agilidade para os negócios
• Tecnologia da Informação e serviços, softwares de computadores e internet


LEIA MAIS

5 passos simples para se manter saudável e no controle como líder
Cresce o interesse de Baby Boomers por fundar o próprio negócio

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]