A mentalidade da jornada contra o estresse da pandemia

Mudar o foco e não encarar o momento como um destino favorece a continuidade

A pandemia do coronavírus alterou bruscamente o cotidiano das pessoas. Viver em uma realidade trágica e experienciar o distanciamento social trouxe aumento de estresse e ansiedade para muitos. Para driblar essa situação, a mentalidade da jornada, descrita no recente artigo de Szu-chi Huang e Aeker – publicado pela Universidade de Standfor e analisado pela Fast Company -, pode ser muito útil.

Tudo consiste em mudar o foco, ou seja, encarar o momento não como um destino, mas como uma jornada. Esse comportamento pode levar a percepções e comportamentos diferentes, ajudando a lidar com estresse pós-traumático. Como explica Aeker, a mentalidade do jornada é, basicamente, o crescimento pessoal em resposta aos desafios.

“As pessoas que experimentam níveis moderados a altos de estresse pós-traumático após uma crise também são as que mais crescem psicologicamente como resultado do trauma. Ouvimos com frequência sobre o estresse pós-traumático levar à síndrome, mas isso é apenas parte de história. Aqueles que cresceram foram os capazes de dar um sentido à tragédia”, afirma a pesquisadora.

CRIANDO A MENTALIDADE DE JORNADA

mentalidade de jornada

Escrever um diário é uma das formas de construir uma mentalidade de jornada. Foto: Pexels.

O primeiro passo é encontrar um significado no trauma. Mas como fazer isso? Hung e Aeker indicam praticar imaginação guiada, escrever um diário e praticar outros exercícios que permitam visualizar o progresso pessoal. Novas tecnologias, como inteligências artificiais que aprendem com o usuário e fornecem feedbacks e reforços úteis também podem ser usadas.

Na prática, o resultado seria evitar frustrações ao pensar no destino. A mentalidade de jornada ajuda na percepção dos conhecimentos acumulados ao longo do caminho. Você se aproximou da sua família? Aprendeu a ter mais foco por causa do home office? Começou a cozinhar (e bem)? É importante saber quais são os aprendizados que serão permanentes e úteis, mesmo no pós-Covid-19. A continuidade é o cerne da questão.

Manter a relação com pessoas, seja familiares ou amigos, também é muito importante. Dessa conexão pode surgir a motivação para seguir em frente. O compartilhar de incentivos também é capaz de ajudar a sustentar os objetivos e conquistar o sucesso da jornada.

Por fim, Huang e Aeker enfatizam a necessidade de reconhecer que a jornada da Covid-19 pode ser mais longa do que o previsto. Mesmo assim, as lições aprendidas e o progresso alcançado pela mentalidade podem ajudar as pessoas a enfrentar o que está por vir.

 

Empacou no trabalho? 5 dicas para acabar com a procrastinação

Por que respirar corretamente aumenta a concentração?

Aplicativos para aumentar a produtividade no trabalho

 






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS