Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quem é o dono dos dados? Governança é a chave para a eficiência

Quem é o dono dos dados? Governança é a chave para a eficiência

Painel do seminário Power Analytics discutiu a necessidade de ter uma governança para que os dados possam ser utilizados de maneira eficiente

É praticamente impossível, nos dias de hoje, desassociar inteligência corporativa de uma coleta robusta e refinada de dados digitais. Em maior ou menor proporção, todas as empresas se orientam através dessas informações, e a tendência é que, ao longo do tempo, a tomada de decisão seja cada vez mais tomada com base nessas métricas.

O painel Quem é o dono dos dados?, do Seminário Power Analytics, do Grupo Padrão, discutiu a necessidade analisar de forma refinada as informações digitais dos consumidores para obter sucesso. A conversa foi conduzida por Ana Weiss, Head de Conteúdo do Grupo Padrão, e contou com a participação de Victor Seca Head de Marketing – CLM & Data da OLX Brasil.

Governança de dados

Com um enorme volume de informações, o refinamento desses dados acaba sendo um desafio para as empresas. Segundo Victor Seca, Head de Marketing – CLM & Data da OLX Brasil, é preciso ter uma governança desses dados, que seja responsável pela acuracidade e modelagem dessas informações.

“A escolha do que você modela e não modela é bastante importante para que você consiga ter dados acionáveis no final das contas. Os dados não nos contam uma história sozinhos, é preciso criar uma hipótese, e aí você precisa entender o ambiente digital, a jornada do usuário, entender as alavancas. Então precisa ter uma governança que as áreas estejam em acordo sobre como mensurar mede cada um dos KPIs (Key Performance Indicator) do negócio”.

De acordo com Victor Seca, a OLX sempre viu muito valor nas informações do usuário, mas as metodologias foram se adequando de acordo com as demandas do tempo. Um exemplo disso é a implementação de pessoas que lidam com dados nas demais áreas da empresa.

“No início, as áreas tinham menos autonomia em relação a dados, existia uma área que centralizava toda a parte de inteligência – e isso é normal na grande maioria das empresas – e eu entrei na OLX como uma pessoa de dados dentro de uma área que até então era cliente de dados, dentro de uma área de marketing. Deu muito certo de lá para cá e isso foi se tornando cada vez mais recorrente na empresa”

Pandemia: mudança de rotas?

Segundo Victor Seca, a chegada da pandemia naturalmente trouxe a necessidade de analisar novos comportamentos dos consumidores. Pensando nas consequências econômicas da crise, a empresa buscou uma postura com foco em ajudar o cliente.

“Vimos uma alta na demanda, mas não necessariamente uma alta nas ofertas. E, sabendo que a OLX é uma ótima ferramenta para conseguir o sustento, começamos a ressaltar isso para os usuários. Exemplo: ‘Na sua região, está tendo uma alta procura por celulares. Então talvez fosse uma boa oportunidade para você que teve um celular e está precisando de um dinheiro, desapegar desse celular e conseguir um dinheirinho para conseguir o sustento'”, explica.

Durante o período, a empresa adotou também OLX Pay, uma solução para o intermédio do pagamento entre o consumidor e o vendedor, com uma opção também de entrega.

“Uma boa alternativa principalmente para as pessoas que estão receosas e não querem se encontrar. Dessa forma, conseguem efetuar a venda com uma determinada segurança com a entrega por correios, sem precisar do encontro cara a cara”, continua.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no último dia 18, depois de quase 10 anos de discussões entre Congresso Nacional e sociedade. A nova lei fez com que muitas empresas corressem contra o tempo para entrar nas exigências da Lei nº 13.709/2018.

De acordo com o Head de Marketing, não foi uma grande questão para a OLX, que já vinha se preparando há um bom tempo. “Desde o ano passado nós temos uma consultoria para trabalhar junto a todas as áreas que trabalham com dados, fazendo com que as áreas se aprofundem e entendam mais o que precisa mudar. Esse mapeamento foi crucial.”

Sobre o fato da lei supostamente limitar os testes da empresa no que diz respeito a novas formas de coleta de dados, o Seca afirma não preocupar a empresa.

“Não acho que limitam os testes, mais requer mais cuidados e pedidos de consentimento, a gente nunca faria algo que não fosse de consentimento do usuário, mas, agora, com a LGPD, precisamos deixar mais claro que o cliente tem o poder da escolha”, completa.


+ NOTÍCIAS

Empresas buscam novos modelos de projeção de vendas em tempos de pandemia

Analytics: desafios de utilizar dados no mapeamento dos clientes


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]