Pesquisar
Close this search box.
/
/
Por que os canais de mensagem conquistaram a preferência dos consumidores

Por que os canais de mensagem conquistaram a preferência dos consumidores

Painel do Conarec 2020 debateu as transformações do varejo no setor de atendimento ao cliente

É fato que a pandemia trouxe consequências devastadora em todos os âmbitos, não há como relativizar. Por outro lado, a Covid-19 acelerou transformações e fez com que a sociedade se adaptasse às pressas. As empresas também precisaram caminharam juntas a essa adaptação, atualizando suas formas de atender os clientes para seguir obtendo bons resultados apesar da crise, cada uma à sua maneira; afinal, assim como não existe ainda uma vacina para o vírus, não existe também uma vacina para o mercado.

No painel A Experiência nos canais de mensagem: por que eles conquistaram a preferência dos consumidores?, do Conarec 2020, Edney “Interney” Souza, diretor acadêmico da Digital House, mediou um bate-papo sobre as mudanças nos canais de comunicação nas empresas de varejo com Paulo Godoy, CEO da Olos, Michel Rodrigues, diretor de atendimento do UOL e Edinelson Santos (Ted), Diretor de Gestão e Atendimento ao Cliente na Via Varejo. Confira os Highlights:

Caminhos do atendimento

“As palavras são codificações que expressam nossos pensamentos, vontades e emoções, além de nos fazer conhecer as coisas ao nosso redor”. Foi assim que Paulo Godoy, Ceo da Olos, iniciou o painel. O executivo versou sobre a evolução tecnologia da comunicação, desde a chegada do telefone até os dias atuais, com o uso disseminado do WhatsApp e de outras redes sociais. “O mantra hoje é ter as respostas de modo imediato. Nesse contexto, estamos vivendo um momento de inserir nossas empresas neste novo comportamento humano”, afirma.

Entrando na questão de como a pandemia trouxe mudanças na relação empresa-cliente, Edinelson Santos, da Via Varejo, explicou um pouco como foi essa mudança de rota:

“O mundo online já vinha crescendo e, desde a pandemia, as coisas se aceleraram muito e precisamos nos reinventar. Já tínhamos o canal de telefone, que era muito bom, tínhamos também o canal de chat no nosso site e as redes sociais. Começamos a olhar para quais novos caminhos o comportamento do cliente está indo. Precisamos nascer com dois canais: em parceria com o Facebook, desenvolvemos uma plataforma de fendas chamada Vendedor Online, com uma venda assistida através do WhatsApp, mesmo com a volta das atividades esse modelo segue a todo vapor; e, no canal de atendimento, também implementamos o WhatsApp, que já responde por quase 50% do tamanho da nossa central. O número de atendimentos passou de 120 mil por semana (de antes da pandemia) para mais de 400 mil por semana durante a crise”, conta.

Segundo Edinelson, ou Ted, como é conhecido, o canal ainda tem uma série de implantações a serem feitas, como a instalação de um bot um pouco mais inteligente, mas já mostra preferência entre os clientes.

Já Michel, diretor de atendimento do Uol, afirma que, por mais que a empresa tenha o canal por texto, o canal de voz é quem tem a preferência da maioria dos clientes. Desde o começo da pandemia, porém há uma disputa mais equilibrada.

“O chat aparece como uma boa alternativa. Temos os chats bots, o qual atende de forma automatizada grande parte do que o cliente precisa, mas temos o humano também na outra ponta. Começamos a buscar também o atendimento pelo WhatsApp, que será implementado até o final do ano. O WhatsApp facilita essa comunicação de lado a lado e de forma assíncrona, além de ser muito menos invasivo do que o telefone, que tem aquela exigência de atenção imediata. Evoluindo um pouco mais, já existem os assistentes virtuais, como o exemplo da Alexa, que é um sistema que já retoma a importância da voz. Queremos avançar também para isso”, diz Michel Rodrigues.

Construindo a boa jornada do consumidor

Segundo Paulo Godoy, daqui para frente as coisas são diferentes e a digitalização é fundamental. Mas pontua que a transformação digital não pode ser um replacement de uma comunicação que era feita por telefone.

“O mundo-texto precisa ter alguns cuidados. Ela tem muitas vantagens, entretanto, o cliente está mais ansioso, ele quer as respostas imediatas. Se ele compra um produto, quer saber quando vai chegar, em que estágio que está a entrega. Se no dia anterior ao recebimento ele não sabe se o produto vai chegar ou não, começa a ligar. Hoje, na Olos, temos uma suíte que envolve todos os canais de comunicação, que cria uma jornada e um encadeamento que se adapta a cada um dos negócios, porque os negócios são diferentes, têm suas particularidades de serviço e operação. O produto nosso foi criar uma suíte onde você pode configurar seu atendimento, criar a fluidez da comunicação, de forma que traga uma boa experiência, envolvendo voz e texto.”

Paulo complementa dizendo que apesar da preferência maior pelo texto, não os canais de voz e vídeo não podem ser subestimados. “Nunca foram tão primordiais como no momento que vivemos agora. Não é só um texto. Quantos hospitais hoje não estão fazendo telemedicina? Nós estamos tendo essa chance de mudar todos os aspectos das nossas vidas e das nossas empresas.”

Interney, mediador do debate, concorda. “Tom de voz também carece interpretação. Mas é insubstituível, cada formato tem seu momento de brilhar. Estamos vivendo um momento que temos que ser proativo, desde que com a permissão.”

Ted conta que a Via Varejo tem dado maior atenção ao autoatendimento. “Começamos a colocar botões que o cliente consegue resolver suas questões sozinho, não precisa ligar para ninguém. Consegue, por exemplo, cancelar compra, trocar produto sem falar com ninguém. Dentro do próprio e-mail, também consigo saber se o cliente recebeu a entrega ou não. Caso não, já podemos acionar o pessoal do transporte para verificar eventuais problemas. Ainda embrionário, estamos fazendo serviços preditivos, é uma plataforma imensa, então fazê-la se antecipar a tudo isso tivemos que mudar um monte de coisa e estamos tentando desenhar uma via que não tenha atrito para o cliente.”

Paulo Godoy fala sobre a importância de ser multicanal para proporcionar a melhor experiência ao cliente. “Uma das coisas que fizemos dentro da Olos é nosso omnichannel, que se chama oluschannel. Nós temos um action plan, que é um encadeador dos canais, mas ele trabalha como um work flow para que tenha essa medida de expandir a comunicação. Para que dê essa resposta automaticamente ao cliente.”

Conforme pontua o mediador do debate, o grande desafio das empresas atualmente é a integração entre os canais. “As grandes empresas têm que correr atrás disso para não perder a concorrência para as startups.”

Sobre as startups, o diretor de gestão e atendimento ao cliente da Via Varejo conta que a empresa buscou a startup Zaplog para melhorar a eficiência logística.

“Estamos no meio do caminho dessa transformação, o varejo ainda precisa caminhar bastante para chegar nessa plataforma simples, fluida, onde você esteja a um toque das coisas. Tem muito aprendizado pela frente. As integrações são gigantescas. O futuro não é tão distante, já está bem próximo”, finaliza.


+ CONAREC 2020 

Como grandes marcas estão repensando a experiência do cliente

Qual o grande motor de persuasão dos consumidores?

Conexão com cliente é a chave para a confiança, aponta especialista em psicologia do consumidor

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]