Fim de ano, hora de arrumar a vida: 5 aplicativos para organização pessoal

Precisa escanear documentos? Como controlar seus recibos? Confira essa lista de aplicativos que vão ajudar a começar 2021 de maneira bem mais organizada

Chegar ao ano esgotado mentalmente por causa do trabalho e dos compromissos sociais dos últimos meses é bem comum. Em 2020, então, o desafio de manter a saúde psíquica foi elevado a um nível inédito com a pandemia de Covid-19 e todas as mudanças que vieram com ela. Por isso, toda a ajuda para organizar a agenda e a vida profissional é bem-vinda. Organizar planilhas, melhorar o controle financeiro e até mesmo separar um tempo para escrever um diário sobre a própria vida são tarefas necessárias, ainda que nem sempre estejam na lista de prioridades.

Vale usar uma lista de aplicativos para organização pessoal para dar aquela forcinha e deixar as informações em dia para começar 2021 bem. Veja o que mais se encaixa no que você precisa e aproveite a pausa de fim de ano – ou os dias menos corridos – para colocar as pendências pessoais em ordem. Faz diferença pensar nos planos do futuro de forma mais organizada.

Gerencie os recibos

Recomendado por revistas como “Forbes” e o “The Wall Street Journal”, o aplicativo Shoeboxed funciona de maneira bem fácil. Basta fotografar o recibo que for importante e armazenar, que ele começa  a categorizar as informações mais importantes. Desta forma, o usuário não perde datas em que precisa pagar impostos, por exemplo. O app também cria relatórios e guarda na nuvem as informações: é possível acessá-las de qualquer computador. Ele está disponível para iOS e Android.

Escaneie os papéis e jogue o resto fora

Há diversos aplicativos mais básicos de escaneamento nos marketplaces online, mas o que tem melhores avaliações de recomendação é o Adobe Scan (disponível por Android, iOS). É fácil de usar e gratuito. Ele transforma os documentos que deseja guardar em PDF e, quando tudo estiver guardado, é possível jogar fora as pilhas de papel ou documentos que não precisam ser guardados em suas vias originais.

Leia também: Com dificuldade para organizar o tempo? Veja três dicas simples

Ter tudo organizado te ajudará a começar 2021 bem. Foto ilustrativa: Pexels.

Onde guardei mesmo?

Para acabar com essa pergunta chata toda vez que for precisa procurar algo, o aplicativo StuffKeeper (Android, iOS) pode ser uma ótima opção. Ele funciona da seguinte forma: é possível adicionar zonas ou cômodos da sua casa no app e fotografar os itens que guardou em cada um desses locais. Desta maneira, o app te lembra onde elas estão. Imagine nunca mais ficar procurando um documento no quarto ou no armário da sala, ou ainda ter disponível uma ferramenta que categoriza os amigos que pegaram alguma coisa emprestada com você, como livros. O aplicativo está em inglês. A versão paga não tem publicidade e permite sincronizar o conteúdo com outros dispositivos.

Faça o checklist

Fácil de usar e bastante intuitivo, o Google Keep tem a vantagem de ser personalizável e permitir vários tipos de interação, incluindo fotos e áudios. A ideia é fazer anotações de forma rápida e organizar a To Do List. É possível compartilhar ideias através dele com amigos ou familiares e ver quem está colaborando com as anotações em tempo real. Outra vantagem é a busca e a classificação de cores, que ajuda na organização. O Google Keep funciona tanto no celular quanto no desktop e pode ser usado como lembretes agendados para tarefas. Está disponível para iOS e Android.

Organize suas próprias tarefas

Aplicativos para serem usados em grupos de trabalho já são comuns, mas que tal ter um organizador para as suas próprias demandas pessoais não ficarem jogadas em um canto pouco visitado da agenda? O Habitica faz isso, com um diferencial: usa gamefication para manter o usuário comprometido com as tarefas que tem que organizar. Nesse raciocínio de jogo, quem completa os compromissos diários ganha pontos. O app também tem esse nome porque a ideia é ajudar a mudar o hábito de quem o usa. Hábitos negativos, por exemplo, fazem perder pontos, enquanto cumprir o schedule vai elevando os usuário-gamer dentro do app. Pode ser baixado para Android e iOS.


+ Notícias 

Tecnologia do sono: as novidades que podem te ajudar a dormir melhor 

Procura por cursos online dispara na pandemia 






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS