Magazine Luiza anuncia compra da plataforma geek Jovem Nerd

De acordo com os criadores, a Magazine Luiza não interferirá nos conteúdos produzidos pela plataforma

Foto: Pexels

Nesta quarta-feira (14), uma notícia movimentou o mundo geek: a Magazine Luiza anunciou a compra da plataforma Jovem Nerd, uma das maiores do Brasil voltada para o público de cultura pop. De acordo com a companhia, a aquisição do portal compõe a gama de investimentos para a estratégia de ecossistema digital da corporação, em especial para a MagaluAds e o Magalu as a Service, parte da vertical de soluções de publicidade digital da empresa.

A compra do Jovem Nerd trará à Magazine Luiza uma ampla estratégia de publicidade. Isso porque a plataforma geek é uma das mais influentes, sobretudo pelo NerdCast — podcast pioneiro no país, criado em 2006. 15 anos após sua criação, o podcast está em primeiro lugar na audiência no Brasil e é o terceiro mais ouvido em todo o mundo. Para se ter ideia da dimensão do alcance, o NerdCast alcançou a marca de 1 bilhão de downloads em 2019.

O anúncio de compra foi feito no dia em que o Jovem Nerd completa 19 anos de existência, um marco significativo para a plataforma. “Jovem Nerd é uma empresa que cresceu muito nesses 19 anos. Isso significa a potencialização do que fazemos de melhor”, comenta Alexandre Ottoni, conhecido como Jovem Nerd, no vídeo que explica o anúncio da Magazine Luiza.

O significado da compra da plataforma geek para a Magazine Luiza

Embora a aquisição da marca pela Magazine Luiza esteja bastante focada na publicidade e no alcance da plataforma, o contrato vai além apenas do interesse no NerdCast. Ainda que o Jovem Nerd seja mais conhecido pelo podcast, a plataforma toda conta com outros programas, varejo e produtos. Há, por exemplo, o NerdOffice, NerdPlayer, NerdBunker, Nerdologia e inúmeros outros produtos que também serão impactados pela entrada da Magazine Luiza.

O Jovem Nerd foi criado em 2002 por Alexandre Ottoni (Jovem Nerd) e Deive Pazos (Azaghal). Desde então, a plataforma foi crescendo progressivamente até se consolidar como uma das mais populares do Brasil. E a aquisição da Magazine Luiza vem também para que a plataforma possa se expandir ainda mais.

A empresa fará uma aposta em conteúdo autoral, tudo em conjunto com ambos os criadores do Jovem Nerd. No anúncio feito pela Magazine Luiza, há um destaque para o SuperApp da empresa, que integrará o conteúdo do canal geek.

Os valores da transação não foram informados por nenhuma das companhias e a compra do Jovem Nerd consagra a 17ª aquisição da Magazine Luiza desde 2020. Somente em 2021, a empresa já realizou seis.

O que está por vir

Entre as mudanças mais visíveis logo no início, estão a criação de um novo podcast, comandado por Agatha Ottoni e Andreia Pazos (Portuguesa) e a produção de três novos espisódios do NerdCast RPG. De acordo com as informações divulgadas no portal do Jovem Nerd, a escolha do nome do programa novo será feita por votação do público.

Ambas as empresas destacam que essa nova aquisição vem para complementar o conteúdo do Jovem Nerd, deixar os criadores da plataforma mais abertos e focados na criação de material e a parte administrativa para a Magazine Luiza.

Outra mudança para o público do Jovem Nerd será a criação de novos jogos. “Nós vamos desenvolver jogos indies das nossas propriedades intelectuais. Estamos falando de videogames, de boardgames (jogos de tabuleiro), é muita coisa”, explica Alexandre Ottoni.

No site, os criadores destacam que a plataforma manterá sua independência editorial, ponto de destaque tanto para os produtores quanto para o público geek que os acompanham: “Vamos continuar focados 100% no conteúdo. Inclusive, temos total controle criativo dentro do Jovem Nerd. Foi algo que o pessoal da Magazine Luiza frisou muito: eles não vão interferir no nosso material, nem nos nossos programas”, explica Deive Pazos. “A Magalu não interfere no conteúdo do Jovem Nerd, os únicos que interferem no nosso conteúdo são vocês”, complementa Alexandre Ottoni no vídeo destinado ao público da plataforma.


+ Notícias

O que a cultura geek pode ensinar durante o isolamento social?

Saiba quais são os hábitos de consumo do público geek brasileiro






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS