Pesquisar
Close this search box.
/
/
Estudo mostra o perfil de reclamações nos chatbots

Estudo mostra o perfil de reclamações nos chatbots

O estudo analisou as queixas de contratantes para um fornecedor de chatbot inteligente. Um dos problemas é o chamado de usabilidade. Entenda

Uma das regras de ouro do uso de chatbots com inteligência artificial é a necessidade constante da empresa acompanhar e aprimorar a tecnologia – de preferência diariamente. Entre outros motivos, a ideia é verificar se uma automação simplesmente responde a uma determinada pergunta ou se ela foi informada de uma maneira clara para o cliente. Além disso, verifica-se ainda a experiência do cliente em contato com o robô – e que vai além da resposta correta.

Em um mundo em transformação digital, os ajustes para o aprimoramento da tecnologia é essencial, porém essa rotina nem sempre é conhecida pelo consumidor final. Isso até agora.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Às vésperas de mais uma Black Friday, a Consumidor Moderno mostra com exclusividade um levantamento inédito sobre as reclamações mais comuns das empresas que lidam com o consumidor final para o fornecedor do chatbot inteligente. Os dados, embora sejam de uma única empresa, ajudam a entender o momento em que vivemos na transformação digital por meio da análise desse canal digital.

O ranking

O estudo foi feito pela Take Blip, empresa que desenvolve chatbots e levou em conta os clientes da companhia.

De acordo com a empresa, a queixa mais comum é o chamado problema de usabilidade, ou seja, necessidade de suporte na adaptação da operação do cliente à tecnologia da empresa. Entre janeiro e novembro, a companhia recebeu 2.455 chamados.

Em segundo lugar está o erro de configuração ou quando há um problema na construção de um contato inteligente (chatbot), que contabilizou 2.253 reclamações.

Há ainda demanda relacionada ao documento existente, ou seja, quando há uma documentação (ou informação) dentro da solução, mas o cliente não consegue implementar sozinho (1721).

Por fim, existem questões mais técnicas, tais como infraestrutura ou necessidade de ajuda em desenvolvimentos que exigem integração com a infraestrutura da Take Blip (1.463) e problemas no API, ou seja, quando há necessidade de uma ajuda no desenvolvimento de um conjunto de definições e protocolos na integração de softwares (262).

“A maior parte dos contatos que recebemos de nossos clientes são relacionados a dúvidas sobre como utilizar a nossa tecnologia para melhorar o relacionamento com os seus consumidores, gerar retenção e reduzir o custo operacional com atendimento. Isso é reflexo do cenário que vivemos atualmente no Brasil de empresas de todos os tamanhos, setores e faturamento estarem priorizando o investimento em inteligência artificial e chatbots para melhorar a experiência de seus clientes e aumentar receita. No entanto, ainda há pouca maturidade digital nessas empresas (sobretudo as pequenas que muitas vezes não têm times de tecnologia para ajudar nisso)”, explica Larissa Souza, Coordenadora de Customer Experience & General Support em Take Blip.

Setores

Outro trecho do levantamento mostra o ranking de grupos de setores da economia que mais abrem chamado para suporte do chatbot inteligente.

O líder é o grupo “automóveis, saúde e outros”, com 1.310 chamados. Em segundo, está o grupo de varejo, bens de consumo (CPG) e serviços (861). Já terceiro grupo, formado por empresas de telecomunicações, tecnologia, utilities e de mídia, somam 715. Em quarto estão os serviços financeiros com 393 casos.

“Nós tivemos um aumento de 6% do volume de contatos dos nossos clientes sobre a necessidade de consultoria no uso da nossa tecnologia  para melhorar o relacionamento com os seus consumidores do terceiro para o quarto trimestre desse ano. A projeção é que esse número siga aumentando com a maior quantidade de empresas investindo em inteligência artificial e chatbots para melhorar o seu atendimento e reduzir custos operacionais.  Os segmentos que mais temos demandas são os de Auto & Health. Vemos uma crescente também de empresas de serviços financeiros e de varejo – o que demonstra o aumento de empresas desses setores adotando automações em seus negócios”, explica Larissa.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]