Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os impactos do consumo das classes C e D em 2021 no varejo brasileiro

Os impactos do consumo das classes C e D em 2021 no varejo brasileiro

Pesquisa apresenta gastos e preferências das classes C e D em todas as regiões do Brasil; números revelam alta de consumo impactado positivamente pelo 13° salário e festas de Natal e Ano Novo em 2021

Compreender os comportamentos dos consumidores das classes C e D é necessário para que o ramo varejista possa projetar suas ações e se relacionar com sucesso com essa camada social tão importante para o mercado de bens e serviços. Olhando em retrospecto, o final de 2021 – especificamente – trouxe um alívio para o varejo do ponto de vista do consumo dessas classes sociais.

“Foi um ano de recuperação para o varejo, que ainda sofreu muito por conta da pandemia, mas dezembro trouxe um alívio e ficou acima das expectativas”, essa é a avaliação de Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, fintech do Grupo Santander, focada em inclusão econômica sobre o desempenho do setor varejista em 2021.

Sua afirmação é baseada no estudo “Pesquisa de Hábitos de Consumo” realizado pela própria Superdigital, onde os dados revelaram uma alta de 31% em dezembro de 2021 no consumo das classes C e D no varejo brasileiro.

De acordo com o estudo, esse crescimento foi impactado positivamente pelo 13° salário e festas de Natal e Ano Novo, sendo o melhor resultado do ano de 2021 – apesar de ainda ter representado uma queda de 13% em relação a dezembro de 2020.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Setores e preferências

Na pesquisa, todas as regiões do Brasil mostraram alta no consumo dessas classes sociais, com destaque para o Sudeste, que impulsionou o resultado, com alta mensal de 33%. Nas demais regiões, Nordeste fechou com alta de 32%, seguida do Sul (26%), Norte (22%) e Centro-Oeste (22%).

Os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram Lojas de Roupas, com alta de 32%, Supermercado, com 24%, Lojas de Artigos Diversos (15%), Transporte (15%) e Restaurantes (13%). Já os setores que apresentam quedas no consumo foram Rede Online (-9%), Companhias Aéreas (-7%) e Diversão e Entretenimento (-3%).

classes
Fonte: Superdigital

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento foi no segmento Supermercado (36%), seguido de Restaurantes (11%), Lojas de Artigos Diversos (11%) e Transportes (8%).

Gasto presencial e ticket médio

Outro dado da pesquisa mostrou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa dois pontos percentuais a mais se comparado a novembro de 2021.

Compras online vs Compras físicas
Fonte: Superdigital
Infogram

Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores de Transporte (9%), Hotéis e Motéis (8%), Supermercado (8%) e Lojas de Roupas (7%). Entretanto, caíram os valores médios em cada compra com Rede Online (8%), Companhias Aéreas (5%) e Serviços (3%).

 

Leia mais: entenda como Pix está democratizando a jornada digital das classes C e D

Recortes regionais

SUDESTE

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o consumo seguiu os dados nacionais e subiu 40,6% em relação ao mês anterior. Os setores que mais cresceram foram Lojas de Roupas (45%), Supermercado (30%), Restaurante (16%), Drogarias e Farmácias (15%), Lojas de Artigos Diversos (15%), Transporte (15%), Prestadores de Serviços (12%) e Combustíveis (10%). Na contramão, os setores de Diversão e Entretenimento (-18%), Hotéis e Motéis (-14%) e Automóveis e Veículos (-2%) mostraram queda no consumo.

São Paulo

Em São Paulo, o aumento no consumo foi de 30% ante novembro. O resultado foi puxado, principalmente, por Lojas de Roupas (34%), Supermercado (28%), Lojas de Artigos Diversos (20%), Transportes (17%), Restaurantes (15%), Hotéis e Motéis (12%) e Drogaria e Farmácias (10%). No entanto, foram observadas quedas nos gastos com Companhias Aéreas (-25%) e Rede Online (-13%).

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o consumo em dezembro teve um aumento de 36,5% em comparação a novembro. Os setores que impulsionaram a alta foram Lojas de Roupas (35%), Supermercado (20%), Artigos Diversos (20%), Transporte (17%), Companhias Aéreas (17%), Restaurantes (16%), Drogaria e Farmácias (8%) e Combustível (5%). No entanto, houve queda em Hotéis e Motéis (25%) e Rede Online (24%).

Espírito Santo

No Espírito Santo, o consumo fechou o mês com alta de 26,5%. Os principais setores que apresentaram crescimento foram Lojas de Roupas (46%), Transportes (34%), Restaurantes (17%), Lojas de Artigos Diversos (16%), Supermercado (16%) e Automóveis e Veículos (15%). Em contrapartida, o setor de Hotéis e Motéis teve queda de 53%, seguido de Companhias Aéreas (-51%) e Serviços (-12%).

SUL

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, o crescimento no consumo em dezembro foi de 29% ante novembro. As maiores altas foram em Lojas de Roupas (39%), Rede Online (30%), Supermercado (26%), Hotéis e Motéis (24%), Combustíveis (14%), Automóveis e Veículos (14%), Restaurantes (11%), Drogarias e Farmácias (10%) e Transportes (10%). No entanto, houve uma queda considerável no setor de Companhias Aéreas (-40%), Diversão e Entretenimento (-16%) e Telecomunicações (-4%).

Paraná

No Paraná, dezembro apresentou aumento no consumo de 27,5% ante novembro, impulsionado pelos setores Hotéis e Motéis (35%), Lojas de Roupas (28%), Supermercado (22%), Lojas de Artigos Diversos (14%), Restaurantes (11%) e Combustíveis (10%). As quedas foram observadas nos setores de Serviços e Rede Online, ambos com queda de 8% no consumo.

NORTE

Amazonas

No Amazonas, o consumo apresentou alta de 20,9% em dezembro. Companhias Aéreas (150%), Hotéis e Motéis (42%), Lojas de Roupas (40%), Diversão e Entretenimento (21%), Transporte (17%), Combustíveis (16%), Drogaria e Farmácia (10%) e Supermercado (8%) registraram as maiores altas. Já as quedas foram observadas nos setores de Automóveis e Veículos (-24%) e Serviços (-4%).

Pará

No Pará, o mês de dezembro apresentou alta no consumo de 23,8% sobre o mês anterior. O movimento foi puxado pelos Companhias Aéreas (61%), Transportes (36%), Lojas de Roupas (30%), Supermercado (15%), Hotéis e Motéis (10%). Já as quedas foram vistas em Drogaria e Farmácia (-30%), Lojas de Artigos Diversos (-23%), Automóveis e Veículos (-12%), Telecomunicações (-7%) e Combustíveis (-6%).

NORDESTE

Bahia

O consumo na Bahia cresceu 41% em dezembro, acima da média nacional. Os setores que mais se destacaram foram Lojas de Roupas (32%), Lojas de Artigos Diversos (32%), Supermercado (30%), Automóveis e Veículos (29%), Companhias Aéreas (22%), Hotéis e Motéis (20%) e Transportes (18%). Recuaram os gastos com Serviços (-5%) e Rede Online (-3%).

Ceará

O Ceará teve um aumento de 30,5% no consumo em dezembro. No período, o setor de Companhias Aéreas teve alta de 47%, seguido por Serviços (23%), Automóveis e Veículos (23%), Supermercado (22%), Transporte (16%), Lojas de Artigos Diversos (9%), Prestadores de Serviços (9%) e Lojas de Roupas (9%). Entretanto, recuaram os gastos com Diversão e Entretenimento (-30%) e Telecomunicações (-1%).

Pernambuco

Em Pernambuco, o consumo teve uma alta de 30% em dezembro em comparação com novembro. Os setores que se destacaram foram Lojas de Roupas (23%), Supermercado (22%), Combustíveis (19%), Prestadores de Serviços (18%), Restaurantes (14%), Lojas de Artigos Diversos (11%) e Drogaria e Farmácia (7%). Por outro lado, as classes C e D em Pernambuco gastaram menos com Serviços (-12%), Diversão e Entretenimento (-9%) e Automóveis e Veículos (-8%).

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Mastercard divulga estudo sobre hábitos das empresas e do consumidor brasileiro

Como o perfil do consumidor influenciará as estratégias de marketing?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]