Pesquisar
Close this search box.
/
/
O gênio da experiência: como atender os desejos do consumidor?

O gênio da experiência: como atender os desejos do consumidor?

Webinar da Consumidor Moderno debate com especialistas do mercado a relação entre expectativa e realidade das jornadas de consumo e do próprio cliente

Ao passo que a tecnologia avança e o consumidor se moderniza, atender suas expectativas fica ainda mais difícil para as empresas. Isso porque muitas vezes entender o que o cliente precisa e espera de um produto ou serviço não é uma comunicação clara: é necessário investir em uma série de estratégias para entender seus anseios — e nem sempre conseguir compreendê-los em sua totalidade e, por consequência, atendê-los. Toda essa discussão acaba, indiscutivelmente, esbarrando na avaliação da experiência do cliente.

Quando um consumidor não é compreendido em suas necessidades e desejos, a experiência passa a ser falha ou não atinge seu principal objetivo para garantir a permanência da empresa na corrida da concorrência do mercado: o fator surpresa do encantamento. Na prática, significa entregar uma experiência que não é marcante e não ficará no imaginário do consumidor. E as consequências de não ser marcante em um mundo coberto por tecnologia e opções à distância de um clique acabam avassaladoras a qualquer negócio. Dessa forma, como equilibrar a balança entre a experiência que o cliente busca e a jornada que a empresa oferece?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 

A questão foi o fio condutor do webinar “O cliente busca a experiência surpreendente. A empresa oferece a experiência protocolar. Como alinhar essas expectativas?”, da Consumidor Moderno, que ocorreu nesta quarta-feira (23). O evento contou com a presença de Anna Moreira Bianchi, CEO da NeoAssist; Alan Barsi, COO da Privalia e Amanda Carvalho, gerente de inteligência de cliente da Magazine Luiza, sob mediação de Melissa Lulio, Head de Branded Content do Grupo Padrão.

“Até antes da pandemia, o consumidor teve o desenvolvimento de uma exigência que está cada vez maior por experiência. Bem, o consumidor mudou muito, sobretudo com as mudanças digitais, e hoje ele espera muitas coisas das empresas, o que dificulta todo o processo”, iniciou Melissa Lulio no debate.

A balança desigual entre expectativa e realidade nos negócios

experiência
Foto: Webinar Consumidor Moderno

Com a pandemia, ficou ainda mais evidente o quanto o consumidor se transformou. A presença de um cliente mais informado e exigente fez com que, no mundo dos negócios, atender as expectativas também se tornasse um sinônimo de tecnologia e expertise — que é mais um alinhamento entre maquinário e planejamento do que apenas um amontoado de dados.

“Para atender a expectativa é preciso entender a dor e conseguir compreender o que o consumidor quer. E isso não é tão fácil assim. É preciso entender a proposta, o que você consegue atingir e entregar quanto à dor do cliente. E isso pode, inclusive, começar com a formulação de uma persona, mas o ponto crucial é quando você consegue identificar na sua base de cliente a personalização. Uma vez que você consegue trabalhar nos detalhes da base, aí sim é possível agregar valor”, argumenta Alan Barsi.

Em linhas gerais, as estratégias hoje são inúmeras, cada uma depende do estilo de negócio e do objetivo das corporações. A tática de personas funciona bem para atingir um grau de personalização, mas também não garante que todos os clientes sejam contemplados dentro de um único perfil. E lidar com isso também pode ser desafiador.

“Para uma empresa que ainda não tem uma clareza sobre o que o cliente deseja, é preciso ir em outra estratégia mais profunda para compreendê-lo. Um dos principais achados das empresas ao fazer pesquisas é descobrir que existem vários tipos de clientes, então, não é fácil bolar uma estratégia para atender a expectativa de todo mundo. A solução muitas vezes é mirar na expectativa de grupos que são interessantes para as empresas”, complementa Anna Bianchi.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 

E vale destacar que atingir esse grau de personalização pode ser uma tarefa mais simples quando todos os ambientes são digitais. Nas lojas físicas, como comenta Amanda Carvalho, esse processo é dificultado — mas não impossível.

“Antigamente era muito fácil coletar o dado do cliente só em um canal, hoje é preciso fazer uma integração de canais, entender onde começa a jornada e onde ela termina, pode ser no digital e no físico juntos. O cliente hoje, principalmente pós-pandemia, ele sabe como usar ambos os canais — físico e digital — e faz isso, ele olha no digital e compra no físico, ou mesmo vai no físico já com o celular na mão para comparar os preços”, complementa a gerente de inteligência de cliente da Magazine Luiza.

A era reveladora dos dados, mas nem tanto

experiência
Foto: Webinar Consumidor Moderno

Outro ponto que permeou o debate foi justamente a busca para compreender os anseios do consumidor por meio dos dados. Isso porque é inquestionável dizer que o mundo corporativo surfa a era dos dados, mas muitas vezes também se vê sufocado por eles e se vê perdido em um mar de informações.

“Dados são cruciais para entender melhor o cliente e qual caminho a empresa deve andar. Tem muitos nomes para tratá-los — Business Intelligence, Machine Learning, a lista é grande —, mas precisa entender muito bem como interpretar essas informações, extrair os dados e mandar para a área que realmente fará um bom uso. Hoje, quem não faz a captura de dados e nem sabe como tratá-los acaba ficando atrasado”, acrescenta Alan Barsi.

Leia mais: Como a tecnologia e a análise de dados podem efetivamente beneficiar a experiência

Além de uma equipe capacitada, vale destacar que a interpretação dos dados também depende da linha que as empresas traçam como estratégia. É saber o que procurar entre a coleta e para qual fim usar aquelas informações.

Assim, especificamente na hora de usar os dados para traçar uma persona, Anna sugere que o trabalho seja pensado como uma grande investigação. “É legal criar uma hipótese de persona. É investigar o que aquela persona que você descobriu quer, capturar o máximo de detalhes, mas ir num sentido investigativo mesmo. No entanto, muitas vezes essa investigação precisa ser cautelosa, porque é fácil interpretar dados de forma errada. Então, ter esse chapéu de imaginar que estamos em uma investigação acaba sendo um caminho que vemos que funciona bastante”, sugere a especialista.

Entender a expectativa da experiência também significa entender o consumidor moderno

experiência
Foto: Webinar Consumidor Moderno

Ao final do debate, Melissa Lulio fez um questionamento importante: para entender a expectativa do cliente — e, portanto, proporcionar uma experiência surpreendente —, o primeiro passo é entender como pensa o consumidor moderno.

Na visão de Amanda, o consumidor moderno é a pessoa que busca uma jornada livre de atritos. “O que o consumidor moderno quer é ter uma resolução muito eficiente, mas também rápida, dos problemas. Porque a compra é sempre um processo fluido, mas qualquer problema já gera uma fricção bem maior, isso acaba quebrando a expectativa do cliente. É um caminho desigual. No fim, ele quer uma resolução simples, fácil e onde e quando ele quiser”, pontua a executiva.

Leia mais: Experiência do cliente deve garantir simplicidade e personalização

Já para Alan, o consumidor moderno é uma pessoa muito mais informada. E a informação abre muitas portas. “O que ele quer é que todos os seus desejos e vontades entrem naturalmente no seu dia. O grande desafio mesmo é como entrar nesse dia a dia dele sem ser percebido, sem ser incômodo. E quem descobrir isso mais rápido vai ter uma grande vantagem competitiva”, argumenta.

Por fim, Anna acredita que o consumidor moderno está em uma jornada mais rápida do que é possível acompanhar — e, assim, é preciso estender os esforços para que as empresas andem no mesmo ritmo que ele. “O cliente é omnicanal, ele é instantâneo e demanda uma clareza, porque ele não quer ter que repetir o que ele precisa. É um consumidor muito exigente, que puxa a barra das empresas e isso é desafiador, mas também desenvolve e evolui bem o processo de atendimento”, conclui.


+ Notícias

O encantamento do cliente passa por uma jornada fluida e tecnológica

Para entregar hiper-personalização, é preciso ser data driven 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]