Pesquisar
Close this search box.
/
/
Petlove e o exemplo de varejo moderno

Petlove e o exemplo de varejo moderno

Talita Lacerda, CEO da PetLove, comenta os planos de abertura da primeira loja física da marca que terá investimento em experiência phygital

Enquanto muitas empresas físicas inauguraram seus e-commerces nos últimos dois anos por causa da digitalização do varejo, acelerada pela pandemia de covid-19, a Petlove fez o caminho inverso. Uma das maiores lojas virtuais de produtos para pets do Brasil, a empresa vai inaugurar lojas físicas. A primeira delas será em Moema, na cidade de São Paulo, com previsão para junho.

O objetivo é oferecer uma experiência completa para os tutores de cães, gatos e outros animais de estimação, com presença em todos os pontos de contato. Abrir uma loja física neste momento vai ao encontro de uma tendência de modelo de negócios: o phygital, em que a experiência digital complementa a física e vice-versa.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Novidades do mercado pet: do site para a loja

Em 2021, a Petlove faturou R$ 800 milhões e projeta chegar a R$ 1,1 bilhão neste ano. Hoje, a companhia é considerada o terceiro maior player do setor no país. A intenção agora é se adaptar aos novos hábitos de consumo, não só unindo o físico e digital, mas também promovendo praticidade e novas experiências ao consumidor.

“Acreditamos nessa tendência phygital. Nesse projeto, vamos trabalhar com o conceito de integração entre as compras presenciais e online, com foco na experiência omnichannel”, destaca a CEO da Petlove&Co, Talita Lacerda. A omnicalidade, portanto, se une ao phygital, proporcionando um atendimento integrado em qualquer ambiente.

Com essa experiência, o consumidor poderá comprar os produtos disponíveis nas prateleiras da loja, mas também comprar pelo site e buscar na loja física. “As lojas contarão com especialistas em atendimento, que possuirão tablets e máquinas de cartão de crédito autônomas, fazendo com que o pagamento possa ocorrer em qualquer lugar da loja, provendo uma venda consultiva e fluida, sem balcões e sem distanciamento entre quem atende e quem compra”, diz Talita Lacerda.

Ou seja, a finalidade de construir lojas físicas é aproximar o cliente da marca por meio de um atendimento diferenciado, próximo, como uma conversa. “A intenção não é nos distanciarmos usando a tecnologia, mas estarmos cada vez mais próximos”. Em relação às inovações que já estão sendo adotadas no mercado pet, a Petlove já se prepara para um futuro breve, com sistema de self check-out, compras físicas e online no mesmo fluxo e a função de clique e retire.

Aposta na diversificação de produtos

É buscando essa proximidade com o consumidor que as lojas terão uma característica diferente dos estabelecimentos físicos de grandes marcas do mercado pet, que possuem unidades de 1.000m² a 10 mil m², como Cobasi e Petz. “Vamos investir num formato mais intimista, com área em torno de 300m², e a pegada de loja de bairro. Oferecendo um mix de produtos e serviços de acordo com a cara da região onde está localizada”, descreve a CEO da empresa.

Além da venda de produtos, o consumidor poderá usufruir de novos serviços oferecidos, como banho e tosa. A marca vem apostando na diversificação de produtos e sua última aquisição, em março, foi a empresa de planos de saúde para pets Nofaro, tornando a Petlove líder nesse mercado.

Outros exemplos de marcas que pertencem à empresa são o aplicativo DogHero, que une profissionais a tutores para adquirir serviços de passeio e hospedagem, e a Vet Smart, plataforma de educação para profissionais do ramo. “A Petlove já possui diversos produtos, plano de saúde, serviços e agora está focando, ainda mais, na experiência do cliente e do pet. Com a loja física, teremos esse olhar 360º”, completa Talita Lacerda.

Tutor e pet usufruindo da experiência do cliente

As lojas da Petlove terão a cara da região onde estarão localizadas e um atendimento mais próximo. Mas, apesar de serem menores do que os estabelecimentos da concorrência, a empresa vai apostar em variedade de produtos com a possibilidade de encontrá-los no site e a entrega ser feita em até 4 horas por meio do serviço Petlove Já.

Além de trabalhar a experiência do cliente, os estabelecimentos físicos vão ser preparados para receber aqueles que vão realmente usufruir dos produtos: os próprios pets. “Teremos um projeto voltado 100% para os pets. As lojas serão focadas na experiência pet e todo o projeto foi pensado em seu bem-estar: estrutura, pisos, sortimento dos produtos, cores, uniformes”, explica Talita Lacerda.

A CEO da Petlove acrescenta que a intenção é ampliar cada vez mais o conceito de One Stop Shop, disponibilizando tudo de que o tutor precisa em um único lugar. O One Stop Shop é um modelo de negócios que surgiu nos Estados Unidos, com estabelecimentos onde era possível encontrar produtos diversificados, que vão desde alimentos até medicamentos. A intenção é promover praticidade e comodidade ao consumidor, especialmente em cidades grandes, uma vez que o cliente precisa fazer “apenas uma parada” para conseguir todos os produtos que está procurando.

Cenário atual do mercado pet no Brasil e no mundo

Mesmo em tempos de instabilidade econômica, os dados mostram que o mercado pet não tem se abalado. Pelo contrário: dados da Euromonitor estimam para 2026 uma alta de 70% sobre o volume de vendas atual. A expectativa é que o faturamento no Brasil atinja os 11 bilhões de dólares. Nesse ranking, o Brasil se encontra na 6ª posição, atrás dos Estados Unidos, China, Alemanha, Reino Unido e Japão, nessa ordem. Atualmente, são 83,4 mil negócios ligados ao setor, segundo levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Durante a pandemia de covid-19, foram as vendas online que mais fizeram sucesso no setor. O segmento pet foi o que mais cresceu em vendas digitais, contando com um aumento de 10%. A procura não é só por produtos comuns de petshop, como ração e brinquedos. Planos de saúde, banho e tosa e até padaria pet são alguns dos serviços buscados pelos tutores.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

O que podemos aprender sobre o atendimento ao cliente com o setor pet?

BRF compra Mogiana e avança no mercado de ração para pets

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]