Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 vantagens que o Pix traz para as empresas

5 vantagens que o Pix traz para as empresas

CMO da Transfeera comenta quais pontos são mais vantajosos para as empresas com o uso do Pix

Que o Pix tem ganhado fama entre as pessoas como forma de pagamento e transferências, a maior parte das pessoas já sabe. Agora, a vantagem dessa ferramenta, na verdade, não tem sido apenas para as pessoas físicas. Ela também tem feito muito sucesso para as empresas e pode revolucionar a jornada de compra e venda.

Ainda que haja uma cobrança nas transações, o Pix segue como um meio de pagamento muito vantajoso para as empresas. “Em 2021, os bancos passaram a cobrar taxas de transações quando feitas pelo PIX, com isso, hoje as tarifas já são realidade — e elas vêm evoluindo junto com as novas funcionalidades que o sistema de pagamentos instantâneo apresenta”, explica Fernando Nunes, cofundador e CMO na fintech Transfeera.

Ele destaca, ainda, cinco vantagens que o Pix trouxe para as empresas. Confira:

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  

O Pix trouxe comodidade

Um dos primeiros passos, destaca o CMO, é a comodidade que as empresas agora possuem com esse novo meio de pagamento, capaz acelerar processos e trazer mais tempo útil a outras operações mais complexas.

“Antes do Pix as transferências levavam um tempo até serem efetuadas com sucesso e, em muitos casos, era preciso se deslocar até o banco. Hoje existe a facilidade de que tudo pode ser realizado através do celular”, pontua Nunes. “Agilidade, eficiência e produtividade são as principais características que o novo modelo de pagamento instantâneo trouxe para as operações financeiras das empresas”.

E por falar em agilidade…

Ser ágil é só uma das vantagens. A diferença real do Pix está mesmo na velocidade com a qual as operações são feitas. “O tempo de cerca de 10 segundos que o valor é enviado e recebido torna o novo tipo de pagamento chamar mais atenção. Velocidade totalmente diferente de boletos bancários, por exemplo, que precisa de até três dias úteis para ter o pagamento reconhecido”, complementa o CMO da Transfeera.

Essa agilidade, vale destacar, tem feito com que as operações com Pix aumentem ano após ano. Segundo o Banco Central, mais de 8 milhões de pessoas jurídicas já realizaram pagamentos via Pix.

Leia mais: Pix e cartão virtual atendem público cada vez mais consciente

Controle do fluxo de caixa e volume de transações

Outro ponto em que o Pix tem ajudado (e muito) as empresas é no controle do fluxo de caixa, para ter mais conhecimento das entradas e saídas financeiras.

“Os empresários conseguem ter um melhor controle do fluxo de caixa, pois, com o extrato, é possível verificar quais valores de fato entraram e quais saíram. Além disso, também proporciona escala no volume de transações, pela comodidade e simplicidade da operação. Isso permite uma melhor organização devido a automação de processos”, argumenta Nunes.

Taxas baixas e retorno financeiro do Pix

Antes do Pix, as taxas de uso de outros meios de pagamento tinham um preço elevado e revertiam pouco valor em comparação ao serviço entregue. Com o Pix, como explica Fernando Nunes, esse cenário se transformou.

“Mesmo com as tarifas, o Pix não deixa de ser viável, pois as vantagens se sobrepõem. Ademais, a taxação é imposta apenas às transações realizadas, dispensando custos extras com aluguéis de maquininhas, por exemplo”, diz ele.

Conheça o Mundo do CX

O fim dos intermediários

Por fim, um último ponto que é destaque para as empresas no uso de Pix é trazer, de uma vez por todas, o fim dos intermediários nas operações bancárias, posto que o contato entre as partes acaba sendo mais próximo.

“O Pix conecta diretamente pagador e recebedor, eliminando intermediários, cortando consideravelmente custos de operação e barateando o valor cobrado do usuário. Vale ressaltar que o setor financeiro está crescendo cada vez mais e se desenvolvendo com novas tecnologias, além dos tradicionais bancos, que oferecem serviços já conhecidos incluindo o Pix, portanto, é imprescindível fazer uma pesquisa a fim de encontrar as melhores tarifas e condições de serviços dessas instituições”, finaliza ele.


+ Notícias

Varejo disruptivo: como o Open Banking e o PIX devem transformar o setor no futuro

Pix parcelado: como funciona e o que muda para o consumidor? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]