Pesquisar
Close this search box.
/
/
Content Marketing em um novo contexto de mundo

Content Marketing em um novo contexto de mundo

Fica evidente que não basta mais entregar conteúdo personalizado com criatividade

Você atua no setor de marketing digital ou e-commerce? Então, já deve estar familiarizado ou, ao menos, ter ouvido algo a respeito sobre content marketing.

As estratégias de content marketing – ou marketing de conteúdo – já fazem parte do planejamento de comunicação das marcas há algum tempo. Pelo menos daquelas mais antenadas ao que seu consumidor espera e às novas tendências.

Para o Content Marketing Institute, “marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica do marketing focada na criação e distribuição de conteúdos valiosos, relevantes e consistentes para atrair e reter um público claramente definido e, em última instância, impulsionar uma ação lucrativa do cliente”.

Hoje em dia, mais do que consumidores, as marcas têm criado uma consciência de que estão se relacionando com pessoas, com seres humanos. Isso significa que estamos falando sobre um comportamento fluido, dinâmico, que evolui e se transforma cada vez mais rápido.

E essas pessoas esperam ser surpreendidas pelos produtos, pelas marcas e pelas empresas. Afinal, marketing de conteúdo é muito mais sobre falar aquilo que o seu público precisa ouvir, não sobre o que você quer falar.

Leia mais: Entenda a evolução dos canais de marketing e sua importância na jornada phygital

Empresas produtoras de conteúdo

Quando uma companhia cria um plano realmente eficiente de content marketing, ela consegue posicionar sua marca e criar percepção de sua essência, uma relação emocional do consumidor com seus produtos.

E você sabe por que essa conexão é importante? Porque ao fortalecer essa experiência diferenciada com o público, você estará presente na experiência de consumo de seu público, ou seja, em todos os momentos de sua jornada de decisão de compra e relacionamento com a marca.

Para quem não é muito familiarizado com os jargões do setor, uma estratégia de content marketing, por exemplo, é quando a empresa faz uso das suas redes sociais para trazer informação interessante e útil ao invés de focar apenas no produto. Uma boa estratégia de content marketing entende que o foco está na interação e a conversão é uma consequência, e não ao contrário.

Um case interessante sobre o tema foi o lançamento de uma solução inédita no Brasil, de uma parceria entre o Twitter e a Mondelēz International para entregar experiências personalizadas entre a marca e consumidores na plataforma.

A ferramenta foi desenvolvida pelas duas empresas para entender as características que tornam o uso do Twitter único para cada pessoa e personalizar o conteúdo da marca de forma automatizada. Assim, trazendo uma interação mais empática, humanizada e contextualizada com o momento.

A marca entendeu a importância de se posicionar no mundo como ele é atualmente – evoluindo do modelo clássico de campanhas publicitárias para a criação de diálogos e conexões reais com as pessoas. Vale a pena conferir o perfil de BIS nas redes sociais.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Humanização e Propósito no Content Marketing

Em qualquer estratégia das marcas para impactar pessoas, principalmente no marketing de conteúdo, uma comunicação mais humanizada e com propósito nunca foi tão importante.

Ao fazerem suas escolhas de consumo por um produto ou serviço, as pessoas estão cada vez mais atentas a conceitos como autenticidade, inclusão, sustentabilidade e transformação social presentes na comunicação e propósito das marcas.

De acordo com o “Marketing With Purpose Playbook”, 72% das pessoas declaram estar mais propensas a apoiar marcas mais autênticas em suas campanhas e 85% consideram em sua decisão de compra apenas as marcas em que confiam.

Vimos esse movimento refletido nos resultados do Cannes Lions 2022, maior e mais importante festival do mundo que reconhece o talento e a criatividade de profissionais de agências e empresas anunciantes.

Compartilho aqui com vocês leitores, dois exemplos que ganharam Leões e que também cativaram meu coração:

“Don’t ever leave me”

Campanha grega da marca de chocolates Lacta vem falar sobre a violência doméstica, se tornou o número 1 do YouTube na Grécia em sua data de lançamento e ganhou o leão de ouro na categoria Glass que reconhece iniciativas de marcas promovem impacto e mudança na cultura.

“Liquid Billboard”

Campanha da marca Adidas nos Emirados Árabes que incentiva a prática de esportes aquáticos por mulheres, que em função de preceitos culturais muitas vezes não têm essa oportunidade. A marca fez um extraordinário trabalho, lançando uma série de roupas próprias para natação, adaptadas à realidade local, e transformou uma piscina gigante em um outdoor para transmitir a mensagem.

Fica evidente que não basta mais entregar conteúdo personalizado com criatividade. Marcas vencedoras mostraram como elas se adaptaram ao novo contexto de mundo, reforçando a questão de propósito, de estar próximo, de falar a linguagem das pessoas com mais humanização, relevância e impacto social.

Finalmente um novo marketing começa a se estabelecer!

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

* Por Tati Gracia, referência em comportamento de consumo e empatia no Brasil.


+ Artigos

Histórias reais que endossam o marketing humanizado

CMO, novo papel e novas habilidades

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]