Pesquisar
Close this search box.
/
/
Ouvir, analisar e reagir: hiperpersonalização leva a sucesso dos negócios

Ouvir, analisar e reagir: hiperpersonalização leva a sucesso dos negócios

Hiperpersonalização é investimento que retorna às empresas em novos negócios e fidelização dos clientes, como prova a experiência da MRV

Um estudo da Salesforce de 2020 – “State of the Connected Customer” – revelou que 76% dos consumidores esperam que as empresas entendam suas necessidades e expectativas. Além disso, 84% pontuaram que ser tratado como uma pessoa, não como um número, é muito importante para serem conquistados. A hiperpersonalização é a técnica que as empresas têm investido para adaptar as vendas e o marketing aos clientes. Tudo isso com o uso de dados, análises, IA e automação.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Existe a melhor forma de personalizar o atendimento?

Seja qual for a estratégia, para começar, a melhor forma é ouvir o cliente. Na MRV&CO a opção é pela escuta ativa, em todas as etapas do processo, através de pesquisas direcionadas, mas também é enriquecida de maneira determinante pelo uso dos dados gerados nas diferentes etapas da jornada do cliente dentro do grupo.

“Durante a compra do terreno e a concepção do produto, projetamos empreendimentos mais aderentes às demandas dos futuros usuários. Quando o cliente compra o imóvel oferecemos diversos itens para personalização e preparação para a mudança”, explica Eduardo Fischer, CEO da MRV.

Esse segundo passo da hiperpersonalização é realizado por meio de uma plataforma digital de compras e serviços. A partir daí, permeia toda a jornada do cliente, e inclusive oferece soluções de serviços e produtos para o lar após a compra.

Leia Mais: Como a nuvem potencializa a experiência do cliente

Antigamente, sem a utilização maciça de dados, era um diferencial muito maior ter “feeling” para tentar encontrar as pessoas certas para uma determinada proposta. Mas todo o arsenal tecnológico disponível hoje só funciona se as ferramentas forem bem implementadas. O primeiro desafio é coletar e armazenar de maneira estruturada os dados gerados nas diferentes etapas da jornada do cliente.

O segundo, a capacitação de profissionais para transformarem dados em informação consistente. O próximo passo na MRV foi criar o mindset de organização orientada a dados, o que ajudou os times a usarem e confiarem nos insights, previsões e scores gerados por modelos estatísticos.

A implantação da hiperpersonalização trouxe mudanças que não se restringiram à operação, elas impactaram o modelo de gestão e até a própria estratégia. Fischer revela que “o processo de venda, por exemplo, passou a considerar o score do cliente para oferecer produtos e gerar propostas mais aderentes. A precificação passou a conciliar os diferentes fatores para maximizar experiência de compra, performance de vendas e margem”.

Leia Mais: Tríade para encantar o cliente gera uma experiência excelente; conheça

Com o monitoramento de processos em tempo real, os comportamentos dos possíveis e atuais clientes, assim como da equipe de vendas, passaram a ser verificados . Com isso foi possível estabelecer um sistema de alertas que facilitaram a tomada de decisão rápida.

“Utilizamos modelos preditivos e prescritivos para rever a estratégia como um todo e revisar o planejamento de vendas e operações de forma melhor fundamentadas”, revela Fischer.

Tecnologia como ferramenta para hiperpersonalização

A tecnologia se tornou indispensável para estabelecer um sistema eficiente de atendimento ao cliente. Mas ela por si só não é a solução de uma empresa. Para Fischer, o essencial é focar no negócio. “Identificar primeiro o problema a ser resolvido, ou seja, o que se espera do modelo e para que ele será utilizado”, explica o CEO da MRV, que deu mais dicas para as empresas que ainda engatinham no conhecimento de seu cliente:

Encontre soluções que parem de pé

Integrar a solução aos processos e sistemas, para entender como a solução será utilizada, em quais jornadas ela estará inserida e como modificará os processos atuais. Definir os critérios de sucesso a serem medidos e as respectivas metas (OKRs).

Desenvova times multifuncionais

Tecnologia e negócio devem trabalhar juntos, sempre. O objetivo deve ser bem definido e revisar a jornada ajuda a desenvolver soluções que trazem resultados

Não esqueça da cultura dentro da empresa

Entender as dores e crenças do time envolvido na utilização da solução, atuar na capacitação desse time, criando a confiança necessária na solução e o entendimento correto da sua abrangência.

Conheça o Mundo do CX

Saber ouvir e reagir às mudanças

Para manter o favoritismo dos clientes em uma era em que uma solução disruptiva pode aparecer a qualquer momento, a aposta da MRV é em processos e ferramentas de hiperpersonalização para manter o nível de satisfação (NPS) dos clientes. Mas sem esquecer de ouvi-los e ter agilidade para rever produtos e serviços e continuar alinhado ao contexto do momento.

A adoção de soluções voltadas à hiperpersonalização se refletiu na melhora dos índices de satisfação dos clientes. Diferentes produtos e serviços são continuamente testados nos empreendimentos. A partir da percepção dos clientes e na mensuração das grandes necessidades a empresa é capaz de fazer a adequação dos produtos.

O investimento para isso não foi baixo. A MRV construiu a primeira plataforma habitacional digital do mercado, transformando a jornada completa dos nossos clientes. Foram mais de R$ 50 milhões investidos nos últimos 3 anos. Segundo Fischer, o retorno foi praticamente imediato, não só pelo aumento das vendas, mas pela queda na inadimplência e ganho de lucratividade. “Foi perceptível seu crescimento de acordo com a evolução da maturidade do uso, uma das maneiras de perceber o sucesso dessa estratégia”, finaliza.

*Colaborou Nayara de Deus.


+ Notícias

Dark kitchen: como funcionam os restaurantes sem salão

Metaverso não é (só) realidade virtual

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]