Pesquisar
Close this search box.
/
/
Metaverso não é (só) realidade virtual

Metaverso não é (só) realidade virtual

A realidade virtual é umas das ferramentas de imersão no metaverso, mas a web 3.0 vai muito além do uso daqueles óculos enormes

Muito tem se falado em metaverso e das possibilidades que essa nova forma de viver e consumir a internet vai trazer. A primeira associação é com a realidade virtual. Mas nem só dessa tecnologia imersiva vive o metaverso, muito pelo contrário. A mistura de realidades acontece sim em um espaço digital interativo, mas está mais perto do que você imagina.

De uma certa forma, usar filtros no Instagram ou no Zoom, fazer transações contactless, usar apps com sistemas de satélites, são uma “provinha” do que pode ser a experiência no metaverso ao misturar realidades. Para Giovanna Graziozi Casimiro, produtora sênior de eventos e conteúdo da Decentraland, o futuro é híbrido.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Realidade virtual é uma ferramenta

A tecnologia de realidade virtual é uma das ferramentas dentro das possibilidades do metaverso. No entanto, Giovanna não acredita que a RV será a interface do nosso cotidiano. “É uma tecnologia específica, acho que ela vai ser usada para treinamentos, em caráter educacional, alguns entretenimentos como videogame, shows e filmes imersivos”, pontua.

A aposta da produtora é em devices que trabalham com tecnologias mistas, como realidade aumentada e lentes de contato. A expectativa é que daqui a cinco anos, talvez dez, estejam disponíveis no mercado e sejam aos poucos ser absorvido na vida cotidiana. Enquanto isso não acontece, a realidade virtual (RV) deve continuar a ser uma espécie de intermediário entre a evolução das outras tecnologias.

“As experiências que considero bem-sucedidas são híbridas. Também acho que o que vai ser muito importante é conectar o antigo papo de Internet das Coisas com o blockchain”, avalia Giovanna.

Leia Mais: Segurança e acessibilidade ainda são desafios metaverso

Potencial de crescimento do metaverso

Uma pesquisa desenvolvida pela Globant aponta que o metaverso deve atingir US$800 bilhões até 2024 e gerar 10 mil empregos em cinco anos.

O estudo relata que, embora 73% das pessoas acreditem que o metaverso é acessível a elas, apenas 26% o experimentaram. Os dados mostram o grande potencial dessa ferramenta.

Além disso, o levantamento concluiu que o metaverso quebrará as barreiras físicas e digitais ao ampliar a presença virtual das empresas e maximizar o engajamento com clientes e colaboradores. Isso vai transformar também a forma como as pessoas se identificam em relação à nova cultura digital, à economia e ao e-commerce.

A pesquisa concluiu que 75% não acreditam que o metaverso seja voltado apenas para uma geração jovem. Já 69% dos entrevistados acreditam que o metaverso desempenha um papel crucial no trabalho remoto.

“Embora esteja em seus estágios iniciais, o metaverso está desafiando as organizações a preparar seus negócios para este novo mundo”, avalia Diego Tártara, diretor de tecnologia da Globant.

Afinal, o que é metaverso

A pergunta que não quer calar é para quem está ligado é: o que é o metaverso? Por enquanto a referência mais comum quando se fala de metaverso são os jogos de realidade virtual, mas ele vai muito além disso.

O conceito de metaverso pode ser resumido como uma internet imersiva. Onde há muito mais interação em um universo descentralizado. Onde o processo é participativo e o usuário também está no controle. Diferente da nossa experiência de consumo hoje, que está dividida entre o físico e o digital, em que gente conhece e segue marcas nas redes sociais, mas esse processo não é participativo.

Leia Mais: Metaverso e a avatarização da influência

“No metaverso, será possível no caso de moda criar coleções ou produtos com esses consumidores. Estou criando uma história em que você consegue votar, em quais cores você gosta mais para a próxima coleção. E aí você tem o showcase de diferentes novos designers, uma competição de novos designers que estão sendo apresentados para votação pública. E isso pode expandir a história da marca, tanto no ambiente digital quanto levar essa experiência para o físico”, exemplifica Giovanna.

A produtora sênior da Decentraland destaca que metaverso e criptomoedas não são a mesma coisa. Apesar de serem do mesmo ambiente, criptomoedas são um instrumento para facilitar as transações naqueles mundos virtuais Giovanna pondera que o valor do metaverso não está na moeda de troca usada dentro dele, “o que é valioso nesses projetos é o projeto em si. O que é poderoso no metaverso central é ter uma economia criativa própria daquele ecossistema, que você está sendo pioneiro em criar experiências para marcas”.

As mudanças da web

Até chegar no metaverso muito se caminhou na internet. A web 1.0 que se popularizou nos anos 90 era basicamente leitura, o começo da internet na nossa vida. Pouca gente produzia conteúdo e era preciso saber programação para conseguir criar nesse ambiente.

Social. A web 2.0 é mais ou menos onde estamos, onde a profecia de Andy Wahrol se realizou. Hoje todo mundo pode ser famoso por 15 minutos, produzir conteúdo em áudio e vídeo, e onde há aplicativos para praticamente tudo. Mas as informações, as estruturas ainda são proprietárias de quem desenvolveu os sistemas.

Já a web 3.0 é espacial. Os usuários têm controle sobre suas criações, em experiências tridimensionaisUsuários tem propriedades sobre suas criações as exploram diretamente, onde as ferramentas são construídas pelos usuários para os usuários, verdadeiramente em uma experiência tridimensional.

Conheça o Mundo do CX

Giovanna mais uma vez esclarece como pode ser vivência no metaverso na prática. “A experiência que antes era só 2D, ir num site ficar fazendo o scroll pra baixo, ad eternum. Agora, na 3.0 vai ter uma loja tridimensional que ela meio, que é mais geográfica, mais cartográfica, mais parecido com o mundo que a gente habita no espaço físico”.


+ Notícias

Dark kitchen: como funcionam os restaurantes sem salão

Banco Inter dá dicas de como alcançar excelência no atendimento ao cliente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]